quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Petrobras e Schlumberger firmam acordo de cooperação tecnológica

A Petrobras e a Schlumberger - empresa franco-americana da área de suprimentos em tecnologia e soluções para a indústria de petróleo e gás - assinaram acordo de cooperação tecnológica voltado para pesquisa e desenvolvimento dos reservatórios no pré-sal. Foram negociados quatro projetos de pesquisa: tecnologias eletromagnéticas para melhorias na caracterização de reservatórios profundos; tecnologias de análises de dados sísmicos, também para melhorar a caracterização de reservatórios; tecnologias de ressonância magnética nuclear, destinadas à caracterização de reservatórios complexos; e sensores eletroquímicos de H2S. Além disso, há, ainda, outros seis projetos sendo negociados. O acordo tem duração de três anos, podendo ser renovado por igual período. A Petrobras prevê investir cerca de US$ 10 milhões nos projetos.

A carteira de projetos estabelecida a partir do acordo de cooperação tecnológica entre as duas empresas resultará na implantação, em 2010, do centro de pesquisas da Schlumberger no Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão. Esse centro fará parte da rede de excelência tecnológica da empresa e é o primeiro a ser implantado no hemisfério sul. A rede de excelência é composta por 13 centros espalhados pelos mais diversos países, tais como Noruega, Estados Unidos, Arábia Saudita, Canadá e Cingapura. De acordo com o diretor executivo da Schlumberger, Antônio Ferreira, o centro tecnológico deverá abrir aproximadamente 300 vagas para técnicos brasileiros.

Segundo o diretor de E&P, Guilherme Estrella, é muito importante para a Petrobras firmar alianças estratégicas com empresas reconhecidas, como a Schlumberger, principalmente tendo em vista os desafios que se apresentarão com o início das atividades da companhia no pré-sal. "O dia de hoje representa muito para nós e para a Schlumberger. Em cinco ou dez anos perceberemos como esse dia foi importante para nós", disse o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário