quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Trabalho que se encaixa com a vida


Durante algum tempo em sua vida, Vanessa Garcia Palácio acompanhou a carreira de jogador de futebol de seu marido. Hoje, ela mora em Jaraguá do Sul e administra o hotel Vale das Pedras no bairro Ribeirão Grande do Norte.

Por: Renato César Ribeiro
Foto: Daniel Luís Bachmann

Em uma paisagem paradisíaca, Vanessa Garcia Palácio é a mulher que administra o hotel Vale das Pedras. “No começo foi difícil. É um ramo novo para nós e para Jaraguá do Sul”, conta. Ela avalia que a cidade não tem tradição turística e não é considerada um destino. “Por isso, o Vale das Pedras foi um bebê nascendo para a cidade e para a empresa”, diz. Mas Vanessa não é só trabalho. Ela é mãe e esposa. Ocupa o seu tempo livre ao máximo com sua família.

Ela explica que o maior público do empreendimento não vem de Jaraguá do Sul. Da mesma forma, as pessoas que procuram o hotel não estão em busca da cidade, mas vão ao Vale das Pedras. Isso é devido aos 20 quilômetros que separam o hotel do centro jaraguaense, distância em parte coberta de asfalto e em parte na terra mesmo.

“A distância é um problema para quem vem trabalhar todo dia. Para quem vem passear não é problema”, ela diz se referindo a fato de que o caminho a percorrer até o hotel é bem conhecido por quem se interessa pelo local. Como administradora, Vanessa percorre os 20 km todo dia pela manhã e à noite. Ela passa o dia trabalhando e não almoça com sua família. É por isso, que suas noites são reservadas ao marido e à filha.

“No começo, era mais complicado. Hoje só fico nos finais de semana que tem muito movimento, um evento maior ou quando um coordenador está de férias”, aponta. Os meses de maior movimentação são novembro, dezembro, janeiro e julho.

O marido de Vanessa, Alaor Palácio Jr., foi jogador de futebol e, durante esse tempo, ela o acompanhou pelas 11 cidades em que atuou. “Morei no interior de São Paulo, em Natal, em Belém, em Londrina, em Criciúma e até na Coréia”, conta. Quando acabou a carreira de esportista, foi a vez da esposa se dedicar ao trabalho.

Morar na Coréia foi uma oportunidade diferente. “Foi uma experiência de vida muito boa. Conhecer os costumes e a comida... Para se virar lá, só no inglês e a pronúncia deles é bem dificultosa. Mas é um povo acolhedor”, lembra.

O Vale das Pedras é um sonho de seu pai, Hamilton, transformado em realidade. Ele também trabalha no local. “Eu acabei abraçando o sonho do meu pai e acabou sendo o meu também”, afirma. Vanessa admite ter um pouco de “cigana”, por isso, levou com naturalidade suas mudanças ao lado do marido. “Gosto de viajar sempre que posso. Tem um hotel diferente, vou conhecer”, revela.

Seu empreendimento tem apenas cinco anos, mas já demonstra uma evolução. Começou com 12 apartamentos, aumentou para 24 e agora está com 44. Os planos são de subir esse número para 64 em até dois anos. Vanessa também ampliou as opções de recreação com quadriciclo, paintball, além dos atrativos que já existiam, como arvorismo e cavalos. Neste mês de outubro, a sala de jogos é que estava em obras.

Ela aproveita suas viagens de férias para pensar no trabalho e faz isso naturalmente. “A ideia dos quadriciclos veio de um passeio nos lençóis maranhenses. A gente vai no hotel e fica imaginando os bastidores”, cita.

O segredo de ser uma mulher empreendedora e manter a vida em dia é saber separar o tempo para cada coisa segundo Vanessa. “Isso as pessoas que estão comigo conseguem entender”, fala. “Naquela época, acabei deixando um pouco da vida profissional de lado para viver a vida dele. Isso fortaleceu a nossa relação. É um casamento sólido. Ele entende que preciso trabalhar no final de semana porque já passou por isso”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário