quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

“Música Na Escola” é tema de palestra na FURB

Evento ocorre com o apoio da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, FURB e Secretaria de Educação de Gaspar

Amanhã, 19 de fevereiro, Blumenau recebe o Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, professor da UDESC e presidente da Associação Brasileira de Educação Musical para proferir a palestra “MÚSICA NA ESCOLA”. O evento é aberto a professores de Artes, professores e estudantes de Música, diretores de escolas, gestores de ensino público e privado e público em geral e demais interessados no tema.

A palestra acontecerá no Auditório do Bloco T no campus 1 da FURB e tem início previsto para as 19 horas e encerramento às 22 horas. O evento realiza-se com o apoio da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, Departamento de Artes do Centro de Ciências da Educação da FURB e Departamento de Cultura da Secretaria de Educação de Gaspar.

Na palestra, Figueiredo falará sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica e a lei 11.769/2008. Serão abordados diversos aspectos referentes à educação musical no Brasil, com ênfase na educação básica.

A lei 11.769/2008, que trata da obrigatoriedade da música na educação básica, trouxe uma série de reflexões e exigências que deverão ser articuladas em todos os contextos educacionais brasileiros. A recente aprovação da lei é o resultado de uma série de ações que foram empreendidas junto ao Congresso Nacional, com a participação ativa da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM.

Durante a palestra, a ABEM também será apresentada, evidenciando as ações desta associação no cenário brasileiro e internacional. Conhecidos os aspectos da legislação e as ações que estão sendo realizadas pela ABEM e por outras instituições, serão discutidas diversas questões que se referem à implantação da lei em todos os sistemas educacionais brasileiros.

Os obstáculos são muitos, mas, ao mesmo tempo, a educação musical já faz parte de diversos contextos educacionais, de maneira diversificada. Conhecer algumas destas realidades educacionais pode ser importante para que se encontrem caminhos para que outros contextos possam implementar também a música em seus currículos. Professores de música, profissionais da educação, administradores e a sociedade em geral podem contribuir para que se estabeleça este ensino de música, contribuindo para o desenvolvimento da educação brasileira. Este é o grande desafio.

Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo é Bacharel em Composição e Regência (FAAM – São Paulo), Mestre em Música – Educação Musical (UFRGS – Porto Alegre), Doutor em Música (PhD) – Educação Musical (Royal Melbourne Institute of Technology - RMIT University, Melbourne, Austrália). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, atuando nas áreas de Coral, Regência e Educação Musical.

É Coordenador do Curso de Mestrado em Música da UDESC. Desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão universitária, envolvendo formação inicial e continuada de professores. Possui diversos trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

É consultor do Ministério da Educação atuando como coordenador da Comissão de Música do ENADE junto ao INEP, para questões de avaliação. É representante da América Latina e Caribe junto à Comissão de Pesquisa da ISME – International Society for Music Education. Atualmente é presidente da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical.

SERVIÇO:

PALESTRA: “Música na Escola” – A obrigatoriedade do ensino da Música na educação básica e a lei 11.769/2008.
PALESTRANTE: Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo ( UDESC – ABEM )
DATA: AMANHÃ |19 de fevereiro de 2009, quinta- feira
HORA: Início 19:00 horas | Encerramento – 22: 00 horas
LOCAL: FURB, Auditório do Bloco T no campus 1

REALIZAÇÃO: Centro de Ciências da Educação da FURB / Centro de Ciências da Educação da FURB / Secretaria de Educação - Departamento de Cultura de Gaspar

Nenhum comentário:

Postar um comentário