quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Especialização em Odontologia: CETAO oferece 8 cursos no primeiro semestre de 2009

Ortodontia, Implantodontia e Odontopediatria são alguns dos cursos oferecidos

Curso de Especialização em Ortodontia

Dentes desalinhados, demasiadamente protruídos (dentes para frente) ou retraídos (dentes para trás) podem, além de prejudicar a auto-estima do paciente, favorecer o aparecimento de diversos problemas, como cáries, doenças gengivais ou dificuldades de mastigar. “Na maioria das vezes, pacientes que procuram o tratamento ortodôntico se queixam de dentes tortos e desalinhados. Entretanto é importante saber que essas alterações podem, além de prejudicar a estética facial, provocar problemas que muitas vezes não são perceptíveis, até que seja tarde demais e aconteça a perda óssea ao redor dos dentes, dores musculares ou mesmo articulares”, afirma o Prof. Milton Missaka, coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia do Cetao.

O tratamento ortodôntico conduzido por um especialista bem formado pode resolver todos esses problemas, estabelecendo um melhor equilíbrio entre dentes, lábios e face, restabelecendo a função normal dos dentes em movimento. “Considerando a velocidade com que se processam as informações na área odontológica e a necessidade de preparação adequada do profissional da saúde para acompanhar estes avanços científicos e tecnológicos, procuramos oferecer aos nossos alunos a melhor orientação acadêmica”, reforça o coordenador do Curso.

A prática da ortodontia requer que o profissional tenha grande conhecimento sobre o desenvolvimento e crescimento do ser humano, assim como habilidade e técnica apuradas para controlar os dispositivos aplicados na correção das maloclusões e das irregularidades faciais, pois são através desses dispositivos - aparelhos ortodônticos - que o ortodontista conseguirá estabelecer a melhor relação entre a face, os lábios e os dentes. “O estudo da oclusão dentária normal, a manutenção da integridade desta oclusão, bem como sua obtenção naqueles casos que apresentam desvios da normalidade, pressupõem um conhecimento básico comprovado do crescimento e desenvolvimento crânio-facial, da evolução da oclusão dentária nas suas diversas fases, bem como um conhecimento profundo dos fatores etiológicos que possam alterar esta oclusão normal, ou seja, provocar maloclusões”, destaca Missaka.

Curso de Especialização em Implantodontia

Até três décadas atrás, a Odontologia não conseguia apresentar soluções efetivas para os pacientes quando o assunto envolvia um implante dentário. O melhor tratamento para o edentado total eram as dentaduras convencionais, já para o edentado parcial eram oferecidas próteses parciais removíveis, pontes fixas, ou, muito mais recentemente, próteses adesivas. “Hoje, já acumulamos conhecimento e experiência suficientes sobre a Implantodontia, já podemos contar com altos índices de previsibilidade do tratamento feito com implantes. Novos conceitos de avaliação de sucesso têm sido propostos para alcançarmos parâmetros seguros de medição”, informa o coordenador do Curso de Especialização em Implantodontia do Cetao, o Prof° Dr. Alênio Calil Mathias.

A literatura odontológica também já registra a aceitação por parte do maior beneficiado por estes avanços, o próprio paciente, demonstrando o alto nível de satisfação com a melhora do desempenho mastigatório e estético. “Outro avanço proporcionado pela Implantodontia é a manutenção dos ossos do paciente, pois após a remoção do elemento dentário, no primeiro ano, ocorre uma perda óssea de 25% em largura e, em média de 4mm de altura. Essa perda óssea é progressiva. Com a instalação dos implantes, a perda óssea cai para 1,5mm no primeiro ano”, destaca Prof. Dr. Marcelo Abla, que também coordena o curso do Cetao.

A instalação de implantes também melhora a estabilidade da prótese, oferecendo mais segurança psicológica e uma sensação de bem estar para o paciente. Com o envelhecimento da população brasileira, hoje, uma pessoa com 65 anos de idade pode viver mais 15 anos. Trabalhos científicos têm mostrado que os idosos querem manter seus dentes ou ter alternativas mais retentivas do que próteses totais convencionais. “Os implantes melhoram a retenção das próteses. Isto permite que se façam preenchimentos necessários nas flanges, corrigindo perdas horizontais de ossos, sem prejuízo da retenção. A manutenção dos músculos da mastigação e da expressão facial também são vantagens associadas às próteses totais apoiadas em implantes”, explica o Prof° Dr. Alênio Calil Mathias.

“Para este ano, vamos ampliar as atividades concentradas em cirurgias e próteses do curso, atendendo às principais exigências do mercado de trabalho e dos nossos alunos. As técnicas que abordaremos são as mais avançadas encontradas em toda a Implantodontia mundial”, diz Abla.

Curso de Especialização em Odontopediatria

O dentista que decide se especializar em Odontopediatria irá trabalhar essencialmente com informação, conscientização e prevenção do aparecimento da doença bucal. Geralmente, os odontopediatras identificam os hábitos não saudáveis dos pacientes infantis e fazem a orientação educativa para que estas crianças possam adquirir hábitos de vida mais saudáveis. Atualmente, a Odontopediatria tem trabalhado muito a questão da promoção da saúde geral do paciente. Não adianta apenas tratar as lesões de cárie do paciente se ele não possui condições básicas de vida, como acesso à água encanada, saneamento básico e uma alimentação adequada. Para prevenir efetivamente a aparecimento da doença cárie, do traumatismo dentário, dos problemas de periodontia e de má oclusão, a grande aposta é informar o paciente e sua família, conscientizando-os para uma mudança de comportamento. Este trabalho se inicia com o atendimento à gestante e se estende após o nascimento do bebê, abrangendo a infância e a adolescência.

A Odontopediatria vem se beneficiando muito com os recentes avanços tecnológicos da área de imagem e com o emprego do laser. “Os recursos atuais de imagem auxiliam e facilitam muito o diagnóstico, propiciando o emprego de tratamentos menos invasivos em gestantes e crianças. O laser vem sendo empregado para o diagnóstico das lesões cárie, selamento de fóssulas e fissuras, preparos cavitários e procedimentos cirúrgicos”, informa a Profª Drª Sandra Kalil Bussadori, Doutora em Odontopediatria, coordenadora do Curso de Especialização em Odontopediatria do Cetao.

Dentre os muitos avanços neste campo, é importante destacar que a Odontopediatria brasileira é uma das poucas no mundo que faz um trabalho de alta qualidade e não utiliza sedação e anestesia geral de forma rotineira. “Na área da cariologia, os profissionais brasileiros já desenvolvem pesquisas laboratoriais e clínicas relacionados a técnicas restauradoras atraumáticas, materiais dentários, epidemiologia e promoção da saúde. Vejo com bons olhos o aumento crescente de profissionais interessados em se especializarem nesta área. As possibilidades para os que realmente se identificam e se dedicam com esta área de atuação são muitas”, destaca Bussadori.

Mais informações e inscrições

Para obter mais informações sobre os cursos de especialização do CETAO é só entrar em contato pelos telefones (11) 5051 2370/ 5051 6209, ou pelo e-mail: cetao@cetao.com.br. O conteúdo programático completo dos cursos está disponível no site www.cetao.com.br

SERVIÇO

O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 10 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.

Cetao - Centro de Estudos Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia.
Avenida Indianópolis, 153, Moema. São Paulo.
Tel: (11) 5051 2370/ 5051 6209.
Site: www.cetao.com.br
E-mail: cetao@cetao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário