sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cirurgiões realizaram no HSC Blumenau procedimento com tecnologia inédita no Estado

A equipe cirúrgica, formada por Dr. Rinaldo Danesi Pinto, Dr. Felipe José Koleski, Dr. Roland Dagnoni, Dr. Fernando Kleis e pelos cirurgiões Dr. José Artur Sampaio e Dr. Fábio Luiz Waecther, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, realizaram quinta-feira (12/02) no Hospital Santa Catarina de Blumenau (HSC Blumenau), uma cirurgia para retirada de tumor de cólon, com múltiplas metástases no fígado, através de radiofrequência.

Segundo o médico Dr. Rinaldo Danesi Pinto, uma cirurgia deste porte ainda não havia sido realizada em Santa Catarina. O procedimento durou cerca de oito horas e a paciente, de 37 anos, portadora de Adenocarcinoma de Cólon com Múltiplas Metástases Hepáticas, ou seja, um tumor com comprometimento do fígado, passa bem. Ela saiu do CTI – Centro de Terapia Intensiva no domingo (15/02) e ao ir para o quarto, começou a se alimentar normalmente. Na quarta, a paciente já pôde caminhar e apresentou sinais de boa função no fígado. No entanto, por ser um procedimento de grande porte, ela ainda precisa de cuidados.

A cirurgia

Até pouco tempo, não existia chances de tratamento para tumores desse porte e essa tecnologia fez com que seja possível aumentar a sobrevida dos pacientes. “Sem este aparelho de radiofrequência, não seria possível tratar doenças como esta, em estágio avançado”, explica Dr. Rinaldo Danesi Pinto.

Com a ajuda do aparelho de radiofrequência, a cirurgia foi feita em duas etapas. O primeiro passo foi a retirada do tumor do cólon. No segundo momento, foram feitos três tipos de procedimentos no fígado, com a tecnologia de radiofrequência, para remover as metástases (raízes): Hepatectomia – corte de partes do fígado; Tumorectomia – cortes apenas de algumas lesões, com uma margem de 1cm em torno das raízes e Ablação dos Tumores que não forem possíveis ressecar – ou seja, queima ou destruição das metástases com a radiofrequência.

O aparelho de radiofrequência tem origem na Inglaterra e foi trazido ao HSC Blumenau pelos médicos Dr. José Artur Sampaio e Fábio Luiz Waecther, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Esta tecnologia é nova no Estado e vai contribuir para o aumento da expectativa e qualidade de vida de pacientes com câncer. A radiofrequência também pode ser usada em procedimentos específicos no fígado, pulmão e rim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário