quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Check Up no Ar Condicionado


Durante o Verão, manutenção em aparelhos evita quebras e proporcionam menor consumo de energia

Ao mesmo tempo em que o Verão registra aumento nas vendas de ar condicionado, a época também apresenta recorde de pedidos de manutenção de aparelhos. O mau uso e a sujeira nos filtros - problemas que poderiam ser resolvidos pelo próprio consumidor, vêm à tona quando os condicionadores são utilizados com mais freqüência.

Os primeiros cuidados devem ser tomados logo na compra do aparelho. Esta é a primeira dica de Ricardo Freitas, responsável pelo departamento de manutenção da rede autorizada SPRINGER CARRIER – subsidiária da Carrier Corp., líder mundial no setor de ar condicionado, pertencente ao grupo UTC - United Technologies Company. “A escolha do local de instalação na residência é essencial, visto que o equipamento não pode ser exposto a temperaturas externas elevadas”, explica. É aconselhado manter - dentro do possível, as persianas ou cortinas fechadas. Isto evita que a luz do sol incida diretamente no ambiente a ser refrigerado e cause diminuição no tempo de vida do ar condicionado. O procedimento também evite desperdícios de energia elétrica e problemas futuros com o aparelho.

Outra dica é saber a capacidade do aparelho (em BTU’s) para que a compra seja realizada com critério, isto é, levando em conta o número de pessoas que freqüentam ou habitam o espaço. Verificar e comparar o consumo de energia também deve ser levado em consideração. Atualmente os aparelhos com o Selo Procel são os mais econômicos.

Limpeza dos filtros

Outro elemento indispensável é a limpeza. Manter os aparelhos limpos evita concentração de ácaros, fungos, mofos e bactérias, provenientes do meio ambiente, nas áreas internas do aparelho. “A limpeza dos filtros deve ser realizada regularmente. Se o ar condicionado é ligado todos os dias, é recomendável limpar duas vezes por semana”, explica Freitas. Algumas vezes, ao ligar o aparelho nota-se um cheiro desagradável, conseqüência direta de partes sujas do aparelho. O filtro pode ser limpo em casa mesmo, mas caso a sujeira tenha origem na própria máquina, é mais recomendável a consulta de um técnico habilitado.

É recomendado que o aparelho deva ser limpo internamente pelo menos uma vez ao ano pelo técnico. Para os casos em que o produto é instalado em local empoeirado ou que trabalha muitas horas por dia, a limpeza interna deve ser feita com mais freqüência.

Sobre Carrier Corp.

Carrier Corp. sede em Farmington, Conn, é o maior fabricante de aquecedores, ar condicionado e soluções para refrigeração, que atua em mais de 170 paises. A Carrier é subsidiária do United Technologies Corp., a Hartford, Connecticut – fornecedor de uma larga escala de produtos de alta tecnologia e de serviços de assistência às indústrias aéreo-espacial e de sistemas para edifícios no mundo inteiro. Para mais informações sobre produtos e serviços Carrier, visite www.carrier.com

Serviço

SAC Springer Carrier
www.springer.com.br
Nas Capitais – 4003 6707
Demais localidades 0800 887 6707

Nenhum comentário:

Postar um comentário