Joinville ganha o primeiro Telecentro Comunitário nesta sexta-feira (27). O local será inaugurado às 10h30 no prédio da Fundamas/Cesita, no bairro Itaum, a qual também será responsável por administrar o projeto. A sala estará à disposição da comunidade a partir de segunda-feira (02/03) e funcionará como uma lan house comunitária onde as pessoas vão poder ter acesso à internet para pesquisas e elaboração de trabalhos, além da impressão de currículos e guias de pagamento, sempre com o auxílio de um monitor.
No local, estará à disposição do público 10 estações de computadores, com internet através do sistema wireless, impressora laser, projetores multimídia e um servidor, tudo disponibilizado gratuitamente. O projeto é do Governo Federal, por intermédio do Ministério das Comunicações, e conta com a parceria da Prefeitura de Joinville e da Fundamas que busca a inclusão digital das comunidades carentes
O que é um Telecentro?
Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço.
É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.
(fonte: portal Idbrasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário