quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

2009 - Bicentenário de nascimento de Louis Braille

Nas pontas dos dedos, a construção de uma história de independência e cidadania

Leitura e Conhecimento para os deficientes visuais

O prazer dos livros e da literatura está ao alcance de crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual graças ao sistema de escrita e leitura, por pontos em relevo, criado em 1825 pelo francês Louis Braille.

Natural de Coupvray, pequena aldeia a leste de Paris, Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809. Ficou cego em 1812, aos três anos, após se acidentar na oficina do pai. Ao tentar perfurar um pedaço de couro com uma sovela, aproximou-a do rosto, e acabou por ferir o olho esquerdo. A infecção se expandiu e atingiu o outro olho, deixando-o completamente cego.

Para desenvolver um sistema de leitura e escrita para pessoas cegas, ele utilizou como base o sistema de Barbier, utilizado para a comunicação noturna entre os soldados do exército francês. Em 1837, Louis Braille apresentou a versão final do sistema que, embora tenha levado algumas décadas para ser aceito na França, antes do final do século XIX já havia se difundido pela Europa e por outras partes do mundo.

Baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos o Sistema Braille permite a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, musicografia e, recentemente, da informática. Esse sistema se adapta a leitura tátil, pois os pontos em relevos devem obedecer à medida padrão, e a dimensão da cela braille deve corresponder à unidade de percepção da ponta dos dedos.

200 anos de Braille

Em comemoração ao Bicentenário de Louis Braille (1809-1853) a Comissão Brasileira para o Bicentenário de Louis Braille (CBBLB), presidida por Dorina de Gouvêa Nowill realizará diversos eventos para celebrar os 200 anos do nascimento do criador do Sistema Braille.

O grupo comemora o decreto municipal 49.756 de 15/07/2008, pelo qual a Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo passou a se chamar Biblioteca Louis Braille. Está em tramitação na Câmara Municipal, a criação do Dia Municipal do Braille, a ser comemorado em todo dia 3 de setembro, data que em 1953 foi assinada a lei que instituiu a primeira classe braille no estado de São Paulo.

Entre as ações destacam-se também a emissão de um selo dos Correios comemorativo ao bicentenário para até 2012; a criação do Dia Nacional do Braille, a ser comemorado todo dia 8 de abril, data do nascimento de José Álvares de Azevedo, patrono da educação dos cegos no Brasil; a instituição da Semana Nacional do Braille em 2009, a ser comemorada de 23 a 29 de agosto, entre outras.

Fazem parte da Comissão Paulistana a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (ABEDEVI), a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (ADEVA), Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (AVAPE), a Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural São Paulo, o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADEVI), o Centro de Apoio Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação (CAP-SP), O Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos (CESEC), a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), a Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, o Instituto de Cegos Padre Chico, a Sociedade Bíblica do Brasil, e a Unidade para a Reabilitação de Deficientes Visuais da Associação Cívica Feminina (URDV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário