quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Porto Belo projeta receptivo especial de cruzeiros com o apoio do Governo do Estado



Por: Oficina das Palavras Comunicação

O governo do Estado sinalizou positivamente e investirá R$ 200 mil na concepção do projeto que prevê melhorias no receptivo de transatlânticos em Porto Belo, município da Costa Verde & Mar que responde pela chegada de 70% dos passageiros de cruzeiros marítimos de Santa Catarina. A proposta é revitalizar o centro histórico da cidade, na região da Praça do Pescador e quadras vizinhas, no intuito de dar condições ainda mais adequadas aos visitantes que desembarcam aos milhares durante a temporada de navios, entre outubro e abril. A confirmação do apoio partiu do governador Luís Henrique da Silveira em jantar promovido na noite desta quinta-feira (19/2), no Iate Clube Porto Belo.

A proposta apresentada pela administração municipal prevê melhorias pós-obras do píer turístico, construção que iniciará em abril e deverá estar concluída até novembro, para atender aos transatlânticos já na próxima temporada. A verba que partirá do governo do Estado será para a conclusão do projeto e estudos necessários à viabilização dos serviços de revitalização do Centro, onde os turistas desembarcam.

“Nossa proposta é ter um espaço bonito, com características açorianas, para bem servir ao visitante. A idéia ter uma bela praça, agências bancárias, cafés, lojas de souvenires... Nosso desejo é qualificar o receptivo”, afirma o secretário de Turismo de Porto Belo, Marcos Jaques. O projeto prevê ainda espaço adequado para que ônibus, vans e táxis tenham condições de atender aos turistas. “Também estamos vislumbrando uma área de Vigilância Sanitária e de alfandegamento”, avisa o prefeito Alberto Stadler. Ele acredita que a estrutura poderia movimentar este tipo de turismo inclusive no inverno.

Para o governador, as iniciativas que buscam enaltecer a atividade turística em Santa Catarina são sempre bem-vindas. Principalmente quando focam um mercado em ascensão como é o turismo náutico. “Nosso Estado é um roteiro de passagem, na rota de grandes transatlânticos. Com a nova estrutura, poderemos até pensar em aumentar o tempo de estada dos navios, com possíveis pernoites”, reforça Luís Henrique.

Dados do órgão oficial de turismo de Santa Catarina (Santur) indicam que o turista dos cruzeiros marítimos deixa U$ 100 por dia no Estado. A cada parada de embarcações de grande porte, desembarcam na Costa Verde & Mar de 1,5 mil a 3,5 mil visitantes. Levando em conta dias em que até três navios chegam juntos em Porto Belo, são cerca de 6,5 mil pessoas numa única data.

Porque Porto Belo se destaca na recepção de transatlânticos

Em 1703, na primeira tentativa de ocupação do município catarinense, os colonizadores logo perceberam que além de belo, o porto era seguro, local ideal para o refúgio de embarcações. A percepção inicial se manteve e anos depois Porto Belo foi mantido como nome mais adequado àquela região de Santa Catarina. Desde os primórdios, a atividade náutica foi bastante forte, mas o turismo de luxo, com transatlânticos, só foi descoberto em 1998. Nos últimos quatro anos, no entanto, ocorreu o boom da atividade. Neste período, a quantidade de passageiros triplicou.

O empreendedor Alexandre Stodieck, que comanda a Ilha de Porto Belo, salienta o índice de pessoas que permanece na cidade, incentivando a economia local. Pelo menos 75% optam por permanecer curtindo as atrações naturais, a simplicidade e o jeito ainda rústico e colonial do simpático município. “Somos privilegiados ainda por termos tão próximo ao nosso entorno grandes destinos turísticos de Santa Catarina. Em poucos minutos estamos em Florianópolis, Blumenau, Bombinhas, Balneário Camboriú, Penha ou Itajaí”, ressalta.

Durante a visita do governador Luís Henrique da Silveira, os representantes da administração municipal solicitaram outros investimentos para aquecer o turismo em Porto Belo. O chefe do executivo estadual garantiu que contribuirá com recursos para a construção de um centro de eventos multiuso e para a conclusão do asfalto na Estrada de Santa Luzia, que liga Porto Belo a Tijucas, em via alternativa à BR-101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário