sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Prefeito de Joinville recepciona ex-deputado suíço

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, recebeu na tarde desta quinta-feira (26) a visita do ex-deputado de Cantão de Schaffhausen (Suíça), Charles Gysel. O ex-parlamentar pediu ao novo prefeito eleito a continuidade de projetos e a ampliação do intercâmbio com Schaffhausen, que desde novembro de 2007 é cidade-irmã de Joinville.

A reunião foi marcada pela troca de presentes e descontração. Gysel é membro e um dos fundadores da associação de parceira Joinville/Schaffhausen, e visita a cidade pela quarta vez. O acordo entre as cidades possibilita a troca de conhecimento e experiências em três áreas prioritárias: meio ambiente, economia e cultura.

Joinville foi convidada a participar da Feira de Outono, em Schaffhausen, para divulgar o acordo de cidades irmãs. Em novembro, um grupo da cidade suíça deve participar da abertura da Festa das Flores.

O programa de cidades-irmãs viabilizou a vinda do mestre confeiteiro Tobias Ematinger a Joinville, que ministrou o workshop sobre chocolates. O curso de gastronomia da Universidade da Região de Joinville (Univille) recebeu o mestre suíço em oficina para os acadêmicos, em debates e práticas na elaboração de chocolates.

Um dos projetos em andamento é a troca de correspondência entre alunos das duas cidades. Nesta sexta-feira (27), Gysel visita a escola municipal Pastor Hans Muller. As crianças desta unidade escolar estão trocando cartas em alemão com alunos de Schaffhausen.

Durante o encontro, o prefeito também conheceu o projeto de produção do documentário "Suíços Brasileiros - Uma história esquecida". O filme será gravado no Brasil e na Suíça, e tem como maior objetivo preservar a memória histórica.

O diretor do filme, Calixto Hakim, e o escritor Dilney Cunha, autor do livro "Suíços em Joinville - O Duplo Desterro", no qual o documentário é baseado, pediram apoio ao prefeito na sensibilização de empresários para que invistam no documentário por intermédio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. "Temos que manter a nossa história", disse Carlito, se referindo à importância de um documentário como esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário