terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Curso Teórico e Prático de Reprodução Assistida: inscrições abertas em São Paulo

Ginecologistas de todo o País podem participar do processo seletivo até o dia 15 de março

As razões sociais são muitas e variadas: a busca pela estabilidade profissional, a espera por um relacionamento estável, o desejo de atingir segurança financeira antes de ter um filho... Todos estes fatores provocaram o adiamento da maternidade em todo o mundo. Com isso, os casais se deparam, hoje, muito mais freqüentemente com problemas de fertilidade. É esta demanda social crescente que vem consolidando a Medicina Reprodutiva como um dos campos mais relevantes da atuação médica nos últimos anos.

Os estudos revelam que, após um ano de tentativas, entre 10% e 20% dos casais não conseguem engravidar. Esta taxa chega a 33% aos 40 anos, aumentado ainda mais após esta idade. E nem sempre a dificuldade é do sexo feminino. Em 40% dos casos, o problema de fertilidade é do homem. Em outros 40%, da mulher. Para 10%, há empecilhos de ambas as partes e nos 10% restantes as causas não são identificadas. “Diante deste cenário é preciso formar e habilitar médicos ginecologistas na área de Medicina Reprodutiva, oferecendo embasamento teórico, prático e metodologia científica relevante para o desempenho amplo e profissional neste campo”, afirma o Prof° Dr. Joji Ueno, ginecologista, diretor da Clínica Gera e Coordenador do Curso Teórico e Prático de Reprodução Assistida, promovido anualmente, em São Paulo.

Neste ano, a Clínica Gera formará a sua terceira turma de aperfeiçoamento em Reprodução Humana Assistida. Ao todo, 32 ginecologistas já fizeram o curso e integram uma rede de médicos focados em restauração da fertilidade. “Após o término de cada Curso Teórico e Prático de Reprodução Assistida, cultivamos o elo entre os profissionais que participaram das aulas. Formamos, hoje, uma grande rede de reprodução humana, que atua integradamente”, explica o Prof. Dr. Joji Ueno.

Com aulas teóricas e práticas nos finais de semana, uma vez por mês, na capital de São Paulo, o curso é voltado para o ginecologista já experiente, que em função da prática é o primeiro a ter contato com os casos de infertilidade conjugal. “Chega um momento em que este profissional se sente desafiado: como resolver o caso em sua própria localidade? Adquirindo conhecimentos que agreguem valor à prática médica. Um conhecimento mais profundo sobre as causas e os tratamentos da infertilidade complementa o atendimento ginecológico usual”, defende o Prof. Ueno.

Neste contexto é importante destacar que o Brasil é um dos centros de excelência em reprodução humana assistida do mundo. Atualmente, as crianças nascidas por fertilização assistida são milhares no mundo inteiro. As estatísticas apontam algo em torno de 3,5 milhões de crianças saudáveis nascidas. Os resultados obtidos, aqui, são idênticos aos dos melhores centros do mundo. Tanto é que o Brasil já se tornou o mais importante centro de fertilização da América Latina. 15 mil bebês gerados por fertilização já nasceram no Brasil.

“Contamos com cerca de 190 clínicas de reprodução humana, onde são realizados quase 15.000 ciclos de fertilização, o que resulta em algo em torno de 4.000 nascimentos por ano. E esse número vem crescendo, graças à tecnologia que se desenvolve a cada dia. Mas precisamos treinar mais ginecologistas para atender essa demanda. Já acumulamos conhecimento suficiente para formar bons especialistas em reprodução assistida aqui mesmo, no Brasil, sem a necessidade de ir para o exterior, como acontecia no passado”, defende Joji Ueno, referindo-se à sua própria formação na área, no The Jones Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos.

Objetivo do curso:

O objetivo do curso é formar e habilitar médicos ginecologistas na área de Medicina Reprodutiva, oferecendo embasamento teórico, prático e metodologia científica relevante para o desempenho amplo e profissional neste campo.

Inscrições:

Até 15 de março, a Clínica GERA recebe o curriculum dos ginecologistas interessados. Para efetivação das inscrições serão considerados o curriculum do candidato e a entrevista por telefone, que será realizada pelo Coordenador do Curso, Prof. Dr. Joji Ueno.

Investimento:

O valor total do curso é de R$ 17.000,00 (dezessete mil reais), que podem ser pagos em 10 parcelas de R$ 1.700,00.

Corpo docente:

Além dos profissionais relacionados abaixo, há professores convidados em cada um dos módulos, inclusive especialistas em Reprodução Humana Assistida de outros países.

Prof. Dr. Joji Ueno

Coordenador do Curso Teórico e Prático de Reprodução Assistida;
Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP;
Fellow do The Jones Institute for Reproductive Medicine - Norfolk – USA;
Orientador da Pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP (2000-2005);
Histeroscopista do Setor de Vídeo-histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês.

Prof. Dr. Carlos Henrique Fontana Vieira

Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (Ginecologia);
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (Ginecologia).

Prof. Dr. Fábio Ikeda

Mestre em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP;
Histeroscopista do Setor de Vídeo- histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês.

Profa. Dra. Marise Samama

Doutora em Medicina pela EPM-UNIFESP e pela Université de Paris-França;
Mestre em Ginecologia pela EPM-UNIFESP;
Pós-graduação em Reprodução Humana - Hôpital Antoine Béclère-Université de Paris;
Diploma Europeu Especialista em Reprodução Humana e Histeroscopia.

Prof. Philip Wolff

Doutor em Ciências Biomédicas pela USP;
Chefe do Laboratório de Embriologia da Clinica GERA

Contato com a Secretaria Acadêmica:

Telefone: (11) 3266 7974
Homepage: www.clinicagera.com.br
E-mail: atendimento@clinicagera.com.br
clinicagera@clinicagera.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário