segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Carnaval de Rua de Joinville 2009 foi considerado um sucesso pelos organizadores

O Carnaval de Rua de Joinville 2009, realizado na sexta-feira, dia 20, e sábado, 21, foi considerado um sucesso pela comissão organizadora. Segundo estimativas, o público que passou pelo Mercado Municipal nos dois dias ficou em torno das 20 mil pessoas, repetindo a marca de 2008.

Na sexta-feira, ocorreu a eleição da corte de Momo tendo como Rei Cleverson Pereira Conrado, do Bloco Fusão do Samba. O grupo Fusão do Samba levou mais uma coroa: a da rainha Ruahna Mayra Ferreira. A primeira princesa eleita foi Sabrina Costa Lima e a segunda Juliane Bonato. A noite contou com apresentações de Paulão e Banda, seguido de show nacional de Marcelinho Moreira.

No sábado, os festejos foram abertos à tarde, por volta das 16 horas com as inscrições para o concurso de fantasias do Carnaval Infantil. As famílias acreditaram no Carnaval de Rua de Joinville 2009 e levaram suas crianças, inclusive com torcidas organizadas.

O concurso deste ano superou expectativas, tendo 48 inscritos e outros 15 participantes não concorrentes no desfile. Uma marca três vezes maior que a do ano anterior. A corte de Momo também se fez presente no Carnaval Infantil para incentivar os pequenos foliões.

A tarde quente foi animada por DJ no baile infantil e depois por Bera Samba que abriu a festa à noite. Apesar da chuva que caiu por volta das 20 horas, o público manteve-se no Mercado para assistir a apresentação dos blocos e escolas de samba de Joinville que começou por volta das 21h30.

O desfile ocorreu na Avenida Procópio Gomes no sentido do Mercado e mostrou alegria, descontração, beleza e o quanto o Carnaval pode crescer na cidade. Passaram pela avenida o grupo de Afoxé Olorum, de São José, na grande Florianópolis, seguido por União Tricolor (com bateria e alas), Bloco dos Artistas e Amigos + Rodopio + Diversidade + KG Laboratórios (com alas), Bloco Box 4 (com bateria), Bloco Fusão do Samba (com bateria e alas), Bloco Manda Brasa, Bloco Grefaloucos e a Escola de Samba Acadêmicos do Serrinha. Fusão do Samba e Serrinha trouxeram baterias afinadas e lindas fantasias, incluindo mestre-sala e porta-bandeira ricamente adornados.

Fechando o desfile o povo entrou na avenida junto ao Prefeito Carlito Merss, a primeira Dama Marinete Merss, o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira e demais secretários e autoridades que acompanhavam o desfile ao longo da Procópio Gomes. "Foi uma festa maravilhosa. Tudo correu bem, apesar da chuva no sábado. No ano que vem, já com a participação das escolas de samba, teremos uma festa ainda melhor", disse o prefeito.

A festa continuou no palco principal, instalado no mercado, até às 3 horas da manhã com show de Marquinho Diniz, da Portela, no Rio de Janeiro, e Reinaldo - o Príncipe do Pagode, de São Paulo. O prefeito Carlito Merss também recebeu o abraço de Rodrigo Bornholdt - vice-prefeito de Joinville e ex-presidente da Fundação Cultural que participou do evento no palco principal.

De acordo com o gerente de Difusão Cultural da FCJ, Cristóvão Petry, o evento foi um marco para esta equipe e mostrou que é possível fazer um Carnaval sério e bonito na cidade, reunindo experiência para aperfeiçoar ainda mais o evento na edição de 2010. A idéia é que a Liga das Entidades Carnavalescas ganhe ainda mais força e que os trabalhos iniciem mais cedo para aprimorar a festa. O presidente da FCJ, Silvestre Ferreira disse estar emocionado com o resultado: "a resposta dos joinvillenses foi excelente e mostra que Joinville tem direito à alegria, que Joinville tem samba".

O Carnaval de Rua de Joinville 2009 foi realizado pela Prefeitura de Joinville e pela Fundação Cultural da cidade, com o apoio do Ministério do Turismo, Cria Brasil, Promotur, Secom, Felej, Liga as Entidades Carnavalescas de Joinville. Contou também com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário