quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Hospital Dona Helena promove palestra sobre tomografia e ressonância magnética

Por: Felipe Silveira

Aplicação da tomografia Multi-Slice e da Ressonância Magnética em Cardiologia é o tema da palestra que abre, no dia 3 de março, o Fórum de Ciência e Tecnologia Hospitalar 2009, uma iniciativa do Hospital Dona Helena, de Joinville/SC. O radiologista Amarino Oliveira Jr., responsável pelo Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Pró Cardíaco, do Rio de Janeiro, vai abordar a tecnologia de radiologia computadorizada com uso de múltiplos canais detectores. “Qualquer investigação diagnóstica com tomografia computadorizada, seja em cardiologia, neurologia, oncologia, ortopedia, gastroenterologia, entre outras, se beneficia da tecnologia, que é especialmente útil na sala de emergência, pela agilidade e precisão em diagnósticos”, explica o médico.

A conferência “Aplicações Clínicas da Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada do Coração” terá início às 19h30, no auditório do Dona Helena. Esse será o primeiro da série de eventos mensais que compõem o fórum, com o objetivo de incorporar o público interno e externo do hospital às discussões sobre a vanguarda técnico-científica.

Amarino Oliveira Jr. trabalha desde 1984 com tomografia e ressonância magnética, desenvolvendo técnicas de estudo do coração em tomografia (angioTC de coronárias) e em ressonância (RM do coração). Para ele, o Brasil é muito desenvolvido em diagnóstico por imagem. “Temos centros de excelência em quase todas capitais e em diversas cidades do interior que não devem nada aos melhores centros do mundo. O problema que enfrentamos é o uso de tecnologia importada, a preços de Primeiro Mundo”, ressalta o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário