terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Projeto quer estimular formação profissional na dança

Estimular o movimento artístico e contribuir para a formação de profissionais da dança em Jaraguá do Sul é o objetivo de uma nova iniciativa que surge no Norte de Santa Catarina. O Projeto Dentro da Dança, idealizado pela coreógrafa e produtora cultural Lisa Jaworski, tem entre as suas metas dar oportunidades a crianças e adolescentes de participar de espetáculos e buscar a profissionalização na dança.

Aprovado pela Lei Rouanet, o projeto conta com o patrocínio das empresas Duas Rodas e WEG, e o apoio do Núcleo de Dança da SCAR – Sociedade Cultura Artística. Na primeira edição, pretende envolver 150 crianças e adolescentes das redes de ensino público municipal e estadual de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba. Os participantes receberão bolsas de estudo para as aulas de balé clássico, acrobacia aérea e de solo, jazz e dança de rua. As aulas vão acontecer no Centro Cultural da SCAR durante os meses de abril a novembro. Informações pelos telefones (47) 3273-0989 e 9104-8959

Conforme Lisa Jaworski, as audições para a seleção dos participantes acontecerão nas escolas Luiz Gonzaga Ayroso (bairro Jaraguá 84, no dia 6 de março), Vítor Meirelles (bairro Três Rios do Norte, dia 13 de março), e no Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente – Procad (bairro Tifa Martins, dia 20 de março).

As audições serão feitas conforme faixa etária e terão horários diferenciados. De oito a dez anos, às 14 horas, 11 a 13 anos, às 15 horas, 14 a 16 anos, às 16 horas. Crianças com idade entre seis e sete anos não precisam participar da pré-seleção, e os pais podem fazer a inscrição diretamente na escola. No dia 27 de março, haverá audições no Centro Cultural da SCAR para os alunos das outras escolas.

Lisa Jaworski conta que o projeto surgiu a partir da necessidade de encontrar novos profissionais de dança com a finalidade de dar suporte técnico aos futuros bailarinos. “Nosso objetivo não é oferecer a dança apenas como lazer, mas sim mostrar que há possibilidades de contarmos com profissionais na região e de que é possível viver da cultura”.

Natural de São José dos Pinhais (PR), Lisa Jaworski possui formação em Educação Física, especialização em Dança Cênica pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina e pós–graduação em Desenvolvimento Gerencial – Gestão de Pessoas. Está em Jaraguá do Sul desde 1995, atuando como coreógrafa, além de também possuir experiência como atriz. Até 2008 foi coordenadora de dança da SCAR. Como produtora independente, é a responsável pelo Festival Nacional de Dança, evento que acontece todos os anos em Jaraguá do Sul. No ano passado foi indicada pela Aprodança - Associação de Dança no Estado, para integrar o corpo de jurados do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário