sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Prefeitura de Joinville terá assessoria do TCE para fechar balanços

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) prestará a assessoria necessária para que a Prefeitura de Joinville consiga fechar o balanço consolidado de 2008 (as contas das secretarias, fundações e autarquias) e atualizar os dados contábeis de 2009.

A consultoria do TCE foi confirmada nesta quinta-feira à tarde (12/02) durante reunião de técnicos do órgão com o prefeito Carlito Merss e secretários municipais. "A visita será rápida, mas o contato permanente", disse o diretor geral de Controle de Municípios do TCE, Geraldo José Gomes. Ele acrescentou que apesar da situação de Joinville exigir uma atenção maior do órgão, não há possibilidade de uma consultoria direta na Prefeitura.

A visita nem foi tão rápida, demorou quase três horas. No encontro no gabinete do prefeito, Carlito Merss falou da angústia provocada pela falta de dados concretos da contabilidade neste início de mandato. "Estamos no dia 12 de fevereiro e ainda não conseguimos uma realidade clara sobre os números da Prefeitura", observou.

O secretário da Fazenda, Marcio Florêncio, considerou bastante proveitosa a visita da equipe do TCE. "Conseguimos elucidar algumas dúvidas e tivemos a garantia da assessoria constante por parte do Tribunal", reforçou. As principais dúvidas, segundo Florêncio, estavam relacionadas ao cancelamento de empenhos.

Florêncio está otimista com o novo ritmo de trabalho no setor de Contabilidade da Secretaria da Fazenda. Uma equipe com mais de 20 servidores trabalham oito horas por dia no fechamento das contas com o apoio de 20 técnicos da Aporte, empresa responsável pelo sistema que está fechando as contas. O fechamento do balanço consolidado, segundo previsão de Florêncio, deve ocorrer no máximo até a próxima quarta-feira (18/02).

Além do balanço consolidado, a Prefeitura também precisa concluir os relatórios contábeis fiscais do 5º. e 6º. bimestres de 2008, que são encaminhados ao TCE pelo sistema e-Sfinge. O prazo para a entrega destes relatórios é até 31 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário