terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ONG Horizontes capacitará 8 mil jovens em Santa Catarina

O programa Projovem Urbano, que acontece em 14 cidades de Santa Catarina, oferece possibilidade de conclusão do Ensino Fundamental e curso de capacitação profissional. A entidade sem fins lucrativos Horizontes, que visa promover a geração de trabalho e renda por meio da educação, vai capacitar 8 mil jovens em 14 cidades de Santa Catarina.

O projeto de inclusão faz parte do Programa do Governo Federal Projovem Urbano e é promovido pela secretaria de Planejamento do Estado, através da Coordenadoria da Juventude. Receberão cursos os municípios de Palhoça, Itapema, Brusque, Balneário Camboriú, Biguaçú, Araquari, Tijucas, Timbó, Barra Velha, São João Batista, Gaspar, Itajaí, Navegantes e Camboriú. Os cursos de qualificação profissional são voltados para jovens de 18 a 29 anos, que não tenham concluído o Ensino Fundamental, mas saibam ler e escrever.

"Além de possibilitar a conclusão do Ensino Fundamental, vamos também qualificar esses jovens para o exercício de uma profissão. Eles vão sair da sala de aula com capacitação para conseguir emprego no mercado de trabalho", informa Marcelo Rocha, presidente da Horizontes. Não obstante a conclusão formal dos estudos e do aprendizado de uma nova profissão, os jovens, dependendo da frequência e do aproveitamento, receberão uma bolsa-auxílio de R$ 100 mensais.

Haverá formação profissionalizante em Administração, Telemática e Turismo e Hospitalidade. As aulas terão início em 6 de abril e durarão 18 meses consecutivos. A carga horária total será de 2 mil horas. Trata-se de um programa que busca a inserção social e profissional, utilizando como instrumento a educação e a integração do jovem.

"Outro ponto importante, que será trabalhado, é o desenvolvimento da cidadania. Queremos que esses jovens se percebam cidadãos e sujeitos de direitos, sobretudo o direito ao trabalho e a um futuro digno", avalia o presidente da Horizontes. As inscrições terminam em março. Os jovens que quiserem se inscrever no Programa podem obter informações sobre as escolas municipais Amigas do Projovem Urbano em Santa Catarina do telefone 0800-722-7777.

Para que a informação sobre os cursos chegue aos jovens, a Horizontes programou uma agenda de visitas, que seguirá o seguinte cronograma: Lançamento do Projovem no município, com o prefeito e o secretário municipal de Educação (20 minutos); apresentação aos diretores das escolas (1 hora); e treinamento dos agentes de matrícula (1 hora).

Agenda:

16/fev
13h
Prefeitura Municipal de Araquari - Auditório Marli Maria de Souza
Araquari

16/fev
18h
Secretaria de Educação
Tijucas

17/fev
8h
Secretaria de Educação
Timbó

17/fev
15h
EJA (ao lado da Prefeitura)
Gaspar

18/fev
9h
C.E.M. Presidente Médici - Rua Paraguai, 1005 - Bairro das Nações
Balneário Camboriú

18/fev
15h
Salão nobre da Prefeitura
Brusque

19/fev
8h30
Secretaria de Educação
Barra Velha

19/fev (a confirmar)
à tarde
Auditório da Secretaria de Educação
Itajaí

20/fev
10h
Secretaria de Educação
Palhoça

20/fev
14h
Auditório da Biblioteca Pública
Biguaçú

Nenhum comentário:

Postar um comentário