segunda-feira, 23 de março de 2009

IPPUJ acompanha comitiva em visita a PUC/PR

A Fundação IPPUJ participou na sexta-feira (20/03), da comitiva com representantes do poder executivo, legislativo e empresarial na visita à PUC - Pontifícia Universidade Católica em Curitiba/PR. A iniciativa partiu da Câmara de Vereadores de Joinville, por intermédio do Vereador Osmari Fritz (PMDB), que está articulando em parceria com a Mitra Diocesana, a vinda de uma unidade da PUC para Joinville.

Depois de visitar o Campus, a comitiva joinvilense se deslocou até o HUC - Hospital Universitário Cajurú - que compõe o grupo por intermédio da Aliança Saúde. O HUC dispõe de 18 mil metros quadrados de área construída, em terreno de 27 mil metros quadrados. Atualmente, realiza cerca de 297 mil atendimentos de emergência e ambulatoriais, 16,5 mil internamentos e 13 mil cirurgia por ano. É o hospital de referência em trauma e emergência da região metropolitana de Curitiba e atende 100% dos casos pelo SUS.

A qualidade das instalações, a qualificação dos profissionais e, principalmente, o modelo de gestão do HUC chamaram a atenção dos visitantes. O estabelecimento tem parceria entre o poder público e privado que deu certo. A PUC utiliza as instalações do hospital como laboratório e residência aos alunos de medicina e enfermagem, além de administrar a instituição com base nos princípios éticos e cristãos dos maristas.

Entre as autoridades políticas e empresárias que participaram da visita, destaque para o Bispo de Joinville, Dom Irineu Scherer; o presidente da ACIJ, Udo Dohler, presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Silva; e do Secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Francesc Boehm, representando o Prefeito de Joinville Carlito Merss.

PUC/PR

Em 2009, a PUC/PR completará 50 anos de existência. É uma instituição de educação consolidada e reconhecida como uma das melhores do país e a maior universidade particular do Paraná. Possui um corpo docente qualificado, formado por mais de 70% de mestres e doutores. A PUC/PR oferece aos universitários 14 programas de mestrado e 8 de doutorado e mais de 150 curso de especialização. É a universidade privada que mais investe em pesquisa no Paraná, com mais de 2 mil projetos desenvolvidos por 464 pesquisadores, 269 Doutores e 632 estudantes.

Além do Campus de Curitiba, a PUC possui unidades em outras 4 cidades paranaenses:São José dos Pinhais, Toledo, Maringá e Londrina, que são mantidas pela APC - Associação Paranaense de Cultura, proporcionando a geração de emprego a mais de 6 mil colaboradores.Uma associação sem fins lucrativos e filantrópica, ligada à Província Marista do Brasil Centro Sul e matem outras unidades, além da PUC/PR, como a Aliança Saúde, o Grupo Lúmen de Comunicação e diversos negócios suplementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário