quinta-feira, 19 de março de 2009

Prefeitura de Joinville vai encaminhar Balanço ao TCE

A Prefeitura de Joinville decidiu encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o Balanço Geral Consolidado de 2008 mesmo que o documento não tenha as assinaturas do ex-prefeito Marco Tebaldi e do ex-secretário da Fazenda Nelson Corona. A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (18/3) pelo secretário da Fazenda Márcio Florêncio.

O prazo para a Prefeitura entregar o Balanço venceu no dia 2 de março. Toda a documentação foi encaminhada para Corona e Tebaldi na terça-feira pela manhã (17). Nesta quarta-feira pela manhã (18), o ex-secretário Nelson Corona apresentou um pedido para que a Prefeitura detalhe a lista dos credores e o valor dos créditos de todos os empenhos de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2008.

Para atender este pedido, a Contabilidade da Prefeitura necessitaria de pelo menos 30 dias de prazo. "São diligências que não alteram os resultados dos números apresentados. São informações meramente discriminativas", observou Florêncio.

Ele encaminhou ofício para Nelson Corona explicando a impossibilidade da Prefeitura de atender o pedido em menos de 30 dias. E solicitando a devolução da documentação para que seja encaminhada ao TCE com ou sem assinaturas.

Florêncio lembrou que Corona tinha amplo conhecimento dos problemas decorrentes do sistema contábil da Prefeitura. Em correspondência datada de 01 de janeiro de 2009, Corona informava o registro de contratempos para a Secretaria da Fazenda em função da transição dos sistemas de informática.

"Houve progresso nos últimos três meses. Todavia, ainda não foi possível a geração dos relatórios gerenciais necessário para o acompanhamento do dia a dia da Secretaria. Acreditamos na qualidade dos novos sistemas que estão sofrendo, ainda, alguns ajustes e deverão estar estabilizados nos próximos cento e vinte dias", disse Corona na correspondência.

O secretário da Fazenda estranhou os freqüentes pedidos de informação apresentados pelo ex-secretário, principalmente porque o ex-prefeito Marco Tebaldi entrou na Justiça pedindo o apressamento do fechamento do balanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário