quinta-feira, 19 de março de 2009

Orientação e prevenção são armas no combate à tuberculose

Por: Mirian Coelho

Na próxima terça-feira (24), a Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, através do Programa Municipal de Combate a Tuberculose realizará ações de prevenção para combater a doença. A iniciativa visa chamar a atenção da comunidade para o Dia Mundial da Tuberculose (24 de março).

Na terça-feira, os profissionais da saúde farão orientações e entrega de materiais educativos em todas as salas de espera das unidades básicas de saúde. O objetivo desse trabalho é a prevenção da tuberculose e ao mesmo tempo buscar os sintomáticos respiratórios, ou seja, pessoas que apresentam sintomas, como tosse excessiva e catarro. Além disso, a Secretaria da Saúde mantém um centro de referência do Programa Municipal de Combate à Tuberculose – localizado na rua 916, s/nº - anexo ao Posto de Saúde Central – Centro, que atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, no ano de 2008, foram detectados 64 casos de tuberculose, desses 20 são co-infectados com o vírus do HIV. Hoje, um dos principais problemas no combate a doença é a dificuldade de conclusão do tratamento, que tem duração de seis meses. Os pacientes que interrompem ou abandonam o tratamento se tornam multi-resistentes aos remédios, modificando completamente o novo tratamento, que passa para 18 meses.

Tuberculose:

- A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo conhecido como bacilo de Koch e é transmitida de pessoa a pessoa através da tosse e espirro;

Principais sintomas:

- Tosse com escarro por mais de três semanas;
- Falta de apetite;
- Emagrecimento;
- Suores noturnos;
- Dor no peito;
- Cansaço fácil;
- Febre baixa no final da tarde.

Diagnóstico:

- O diagnóstico é simples e consiste no exame do escarro para a identificação do bacilo. Devem ser coletadas duas amostras de escarro: uma durante a primeira consulta médica ou quando da suspeita por profissional ou agente de saúde. A outra amostra deverá ser colhida na manhã seguinte em jejum e encaminhada à unidade de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário