terça-feira, 17 de março de 2009

Criciúma Construções premiada pelo ITCNet como a maior do Sul do Brasil

Criciúma Construções, sediada em Criciúma, Santa Catarina, foi a empresa do setor do Sul do Brasil que mais construiu na região em 2008. A confirmação ocorreu paralela a divulgação do ranking das 100 maiores da construção civil no país, levantamento feito com cerca de 300 empresas do segmento pela paulista ITCnet. Na classificação nacional, a Criciúma Construções aparece em 52º lugar e é a empresa catarinense mais bem colocada. A posição é indicada pelo número de metros quadrados construídos durante o ano. Em 2008, a construtora catarinense ergueu 230.983,76 metros quadrados.

O presidente do ITCnet, Guilherme Guirao Vidal, explicou que o levantamento é feito com base na metragem quadrada construída porque este também é o indicador do consumo de materiais de construção e de geração de empregos, informações que eles utilizam em outras pesquisas. Vidal lembrou que as obras computadas no ranking são as concluídas no ano da pesquisa, as em andamento e aquelas com previsão de início até dezembro do mesmo ano. Incorporações e lançamentos não são computados na pesquisa, esclarece Vidal.

O ranking das 100 maiores construtoras do país é feito há cinco anos pela ITCnet, mas esta é a primeira vez que eles realizam um evento para premiar algumas delas. Foram 11 homenageadas seguindo os critérios de maior área residencial construída em metros quadrados por região ou estado (SP, RJ, MG/ES, Centro-Oeste, Sul, Norte/Nordeste); maior área industrial, maior área comercial, e Hour-concour, que é a primeira no ranking. O presidente do ITCnet explicou que há empresas de maior porte do que a Criciúma Construções empreendendo em Santa Catarina, mas não são do Estado. "Nós queríamos dar destaque às empresas que são mesmo de cada região", afirmou. Na premiação em São Paulo, estavam ao lado da Criciúma Construções as empresas Gafisa, Racional, Matec, WTorre, Hochtief, Even, Cyrela Brazil Realty, MRV, Borges Landeiro e Grupo Capuche.

Para o presidente da Criciúma Construções, Rogério Cizeski, a empresa ser a maior empreendedora no Sul do Brasil representa a consolidação da construtora. "Nosso crescimento contínuo vem de estratégias comerciais ousadas, administração eficaz e um comprometimento forte e ético com os clientes, colaboradores e, principalmente, com as instituições".

O ranking do ITCnet mostrou ainda que, em 2008, foram construídos 44.476.000 de metros quadrados pelas 100 empresas que mais empreenderam. O volume construído pelas empresas que aparecem no ranking representa 60% do volume total de obras realizadas em 2008 pelas quase 300 empresas pesquisadas.

Balanço 2008

Os números apurados pela Criciúma Construções revelam que a empresa obteve excelentes resultados em 2008. Em relação ao ano anterior, a construtora apresentou crescimento de 30,15%. Comparado ao resultado de 2006, o saldo é ainda mais positivo: crescimento de 69,20%.

Somando os imóveis localizados nos cinco loteamentos e três residenciais entregues, foram 1.001 unidades. De acordo com o presidente da Criciúma Construções, Rogério Cizeski, a crise econômica mundial que afetou diretamente o segundo semestre não alterou as projeções feitas pela empresa no início do ano. "Ficamos dentro da expectativa em relação ao desempenho comercial, pois planejamos, desenvolvemos e fortalecemos novas divisões de negócios na Construtora como a de condomínios industriais, loteamentos e condomínios residenciais", revela.

A aposta na venda de loteamentos, criando possibilidades para que o público que ganha até três salários mínimos pudesse investir no imóvel próprio, e a implantação de áreas industriais consolidou a Criciúma Construções como uma das maiores do setor no Estado. A iniciativa refletiu também na geração de empregos diretos e indiretos na região, movimentando a economia local. O Cecomtur Executive Hotel, empreendimento da construtora em Florianópolis, também acompanhou o crescimento da empresa, encerrando o ano com o maior índice de ocupação da categoria na região central da capital.

Perspectivas para 2009

Para 2009, as perspectivas da Criciúma Construções são ainda mais animadoras. A construtora expandirá as atividades para novas cidades, entre elas Canoas, no Rio Grande do Sul, e as catarinenses Orleans e Joinville. Novos empreendimentos estão projetados ainda para as cidades de Criciúma, Içara, Araranguá, Torres, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Cocal do Sul, Siderópolis, Forquilhinha, Laguna e Morro da Fumaça.

Durante o ano serão iniciadas as construções de 17 empreendimentos, seis deles nos próximos 90 dias. Três destes empreendimentos são condomínios fechados com casas geminadas, um novo segmento que vem sendo explorado pela construtora. Somando os loteamentos residenciais e industriais, edifícios, condomínios fechados e salas comerciais, serão entregues 1.379 novas unidades neste ano, localizadas em nove prédios, cinco loteamentos residenciais e dois parques industriais nas cidades de São Joaquim, Siderópolis, Cocal do Sul, Içara, Criciúma e Torres.

De acordo com o empresário Rogério Cizeski, a construção destes empreendimentos acaba mexendo significativamente com a economia de cada cidade. "Movimentamos dinheiro nos município nos quais construímos porque ofertando imóveis dentro do padrão e perfil procurado pelos investidores locais, eles não precisam buscar outras opções fora de sua região para aplicar suas economias", avalia ele. "E como a mão-de-obra contratada é sempre da própria cidade, geramos cerca de 60 empregos diretos em cada obra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário