terça-feira, 24 de março de 2009

Pedágio ambiental movimenta centro de Balneário

Foto: Haydée Assanti/Semam

O Programa Terra Limpa de educação ambiental, com a parceria da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), desenvolve desde o último dia 16 uma ação ecológica que visa reduzir o uso de sacolas plásticas pela comunidade. Às 15h desta segunda-feira, 23, as educadoras Carla Cravo e Mara Becker Lins falam aos alunos do Projeto Oficinas sobre recursos hídricos. Na sexta-feira, 20, coordenadores do programa, o secretário do meio Ambiente, André Ritzmann e funcionários da secretaria promoveram um pedágio de conscientização ambiental na avenida Brasil, em frente ao Atlântico Shopping. Foram distribuídos cerca de 600 adesivos da campanha e sorteadas sacolas retornáveis.

Com a ajuda de faixas e banners, a secretaria do Meio Ambiente buscou sensibilizar a comunidade local e turistas sobre a importância de se reduzir o uso de sacolas plásticas no cotidiano. Esta Eco Ação foi lançada em 16 de março e segue até 16 de maio com palestras, distribuição de adesivos, informativos e, principalmente, com a mobilização de alunos e educadores das escolas de Balneário Camboriú.

O porquê da Eco Ação

Ambientalistas calculam que em todo o mundo sejam usados mais de 500 bilhões de sacolas plásticas por ano. Cada sacola leva em média 200 anos para se decompor na natureza e enquanto não desaparece, este material descartável vai poluindo rios e mares, entupindo bocas de lobo e provocando as temidas enchentes. Para buscar mudar este hábito, para o bem de todos, as técnicas do Programa Terra Limpa de educação ambiental prepararam a campanha educativa Eco-Ação: Utilize sacolas retornáveis. O Terra Limpa é um programa das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação de Balneário Camboriú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário