sexta-feira, 20 de março de 2009

Costureiras vinculadas a projeto da Assistência Social recebem doações

Por: Ariadna Straliotto

A secretaria de Assistência Social conquistou apoio junto à Fundação 12 de outubro, de Joinville, através de um projeto vinculado à Gerência de Unidade de Gestão e Fomento à Geração de Renda, que visa a formação de um grupo de mulheres em torno do ofício da costura. A Fundação entregou na quarta-feira (18) quatro caixas com felpas que serão usadas como matéria-prima pelas mulheres no projeto, além de também contribuir com a doação de duas máquinas de costura industriais.

Segundo Viviane Schumacker Bail, gerente da unidade responsável pelo projeto, "cerca de 40 mulheres terão a oportunidade de produzir peças de roupas e vendê-las". A doação das felpas será sistematizada mensalmente pela fundação. Além desse material,três toneladas de uniformes dos carteiros já haviam sido doadas pelos Correios. A primeira etapa do projeto foi realizada em parceria com o curso de Design da Univille. Os acadêmicos desenharam os moldes que serão usados para a costura das roupas.

Dos três grupos de costureiras, dois se organizam no bairro Boa Vista e um do Paranaguamirim. Durante a produção, elas serão assistidas por duas educadoras da Secretaria de Assistência Social que vão orientar e auxiliar as integrantes, visando oportunizar a independência de trabalho delas. A ideia é envolver as mulheres em todo processo e, ao final dele, promover um desfile para lançamento dos produtos têxteis. De acordo com Viviane, "a precificação e a comercialização são muito importantes, já que é nessas fases que elas aprendem a valorizar o próprio trabalho", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário