sexta-feira, 20 de março de 2009

I Encontro de Responsabilidade com a Mulher: bons resultados, grandes impactos sociais.

Evento, gratuito, aconteceu dia 7 (sábado) na Concha Acústica de Santos

A Setor3 Consultoria, empresa pioneira nos serviços de consultoria especializada no Terceiro Setor e em desenvolvimento de projetos de Responsabilidade Socioambiental em parceria com a Vila de Idéias- Marketing e Produções Culturais, realizaram no sábado 7 de março, o “I Encontro de Responsabilidade Social com a Mulher”. O evento aconteceu na Concha Acústica de Santos e teve como objetivo celebrar o dia internacional da Mulher.

De acordo com a Presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Maria Costa Francisco passaram pela tenda do Instituto, uma das organizações sem fins lucrativos parceiras do encontro, mais de 300 pessoas. “O evento foi muito produtivo. Foram feitas 180 orientações sobre a prevenção do câncer de mama e distribuídos mais de 250 folhetos explicativos. O que foi fortalecido com todas as ações reunidas em um só evento, trazer mais informações e alertar sobre as doenças que podem ser prevenidas, com a criação de mais canais de conhecimento a população, principalmente as mulheres”, alega.

Segundo a Associação de Diabetes Doces Amigos da Baixada Santista, entidade não governamental, fundada por um grupo de pais de crianças e adolescentes, também consorte no evento, somente no período da manhã, realizou 200 testes de glicemia no qual foram encontradas 21 pessoas diabéticas, sendo que 10 não sabiam que tinham a doença.

Os fisioterapeutas Luiz Felipe Perez da Guarda e Jefferson Santos, fizeram terapia manual em 80 mulheres e em 44 auriculopuntura, além de medirem a pressão de 250 pessoas.

Ariani Galeano, diretora de projetos da Vila de Idéias comenta que o posicionamento foi simpático. “A sustentabilidade das empresas envolvidas no evento, foi evidente quando demonstraram através de ações concretas um real comprometimento com o meio ambiente, a cultura e a sociedade”, declara.

Janaina Muller e Josi Lopes, diretoras da Setor3 explicam que a idéia foi difundir entre empresas, sociedade e governo alguns conceitos relacionados à Responsabilidade Social e a importância do compromisso com as Metas do Milênio. “Conseguimos na mesma ação a união de empresas, sociedade civil organizada e governo, ou seja, os três setores, provando a sinergia estabelecida com objetivos sociais convergentes. Acreditamos que acendemos lampejos de esperança para um futuro menos sombrio para a sociedade. Esta é a tendência do novo milênio, os resultados poderão vir a longo prazo, desde que cada agente da sociedade cumpra razoavelmente o seu papel”, afirmam.

Todas as atividades estavam baseadas na terceira das oitos metas do milênio que é “A igualdade entre os sexos e a valorização da mulher”, que foi firmado pelo expresso declaratório na ONU, do comprometimento das 147 chefes de Estado presentes na ocasião, e posteriormente, referendo por 191 países, em consenso, incluindo o Brasil, estabelecendo o compromisso de enfrentar os graves e atuais problemas mundiais a serem alcançados até o ano de 2015.

Além das atividades, quem conferiu de perto as atrações, pode ver também uma tenda solidária onde era dada orientação sobre os direitos da mulher e violência doméstica, distribuição de rosas, brindes, degustação de bolos Nita e apresentação de dança flamenca da Athos Núcleo Artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário