O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Joinville mudou a sede, que ficava anexo ao Hospital Infantil Hans Dieter Schmidit, para a rua Dona Francisca, no Saguaçu. "O novo prédio oferece melhores condições aos funcionários e o ambiente físico é melhor adaptado para guardar o equipamento", disse o enfermeiro Carlos Alexandre da Silva, supervisor do Samu.
A Central conta com a equipe de 42 profissionais divididos em uma Unidade de Suporte Avançado e seis Unidades de Suporte Básico, com atendimento pediátrico, odontológico, cirúrgico e de enfermagem. O serviço é desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Joinville em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado.
O objetivo da unidade é assegurar a escuta médica permanente para urgência através da Central de Regulação, com número exclusivo e gratuito (192), além da distribuição da demanda de urgência para proporcionar respostas rápidas e adequadas às necessidades de cada paciente.
Dados do Samu na região
Informações da rede integrada do Samu no norte e nordeste do Estado demonstram a eficácia no atendimento. Somente em 2008, foram 64.256 chamadas ao todo. Deste número, 20.380 eram casos clínicos para adultos e 3.291 relacionados aos traumas externos. A média mensal registrou 5.355, sendo o atendimento diurno, responsável por 70% da demanda, e o volume diário de 124,94 casos. O intervalo de cada chamada era em média de 11,53 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário