quarta-feira, 18 de março de 2009

Festa das Flores comemora os 180 anos da colonização alemã

A 71ª Festa das Flores, em novembro deste ano, vai encerrar as comemorações dos 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina que começaram no dia 1º de março, em São Pedro de Alcântara. A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, está sendo convidada pelo Governo do Estado a participar. O prefeito Carlito Merss também vai convidar o presidente Lula para ser o patrono da festa.

O projeto da 71ª edição do evento foi discutido pelo prefeito nesta terça-feira (17) durante reunião com a presidente da Promotur, Maria Ivonete Peixer da Silva, o presidente da Associação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao), Wilson Eugênio Quandt, e o coordenador de exposições da Ajao, Beto Amaral.

No encontro, foi sugerido que o prefeito reconheça, por meio de decreto, o referido evento como a festa oficial da cidade pela importância e reconhecimento em todo o Brasil. Carlito concordou com a solicitação. "Nos 36 anos que estou aqui, essa é a maior festa da cidade", disse.

A decoração desta edição vai remeter à colonização alemã. A culinária também terá um incremento com a criação de uma ala gastronômica, composta por um restaurante oficial, que oferecerá comida típica alemã. Os estandes com alimentação variada seguirão o formato de casinhas em estilo enxaimel. Outra novidade é a criação de um comitê de recepção indicando aos turistas onde ficam as exposições e feiras que integram o evento.

A abertura da 71ª Festa das Flores será às 19h30 do dia 17 de novembro com a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. A visitação será entre os dias 18 e 22 de novembro. Para realizar a festa, a Promotur está pleiteando recursos na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e no Ministério do Turismo. A Prefeitura também repassa, por meio de subvenção social, recursos para a Ajao organizar a exposição de orquídeas. Em contrapartida, a entrada na festa é gratuita. Desde o ano passado, a festa tornou-se internacional, com a participação de expositores do Havaí, Tailândia, Estados Unidos e Alemanha. O objetivo é mantê-la internacional. No ano passado, 193 mil pessoas visitaram o evento. Para esta edição, o presidente da Ajao espera 250 mil visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário