sexta-feira, 20 de março de 2009

Emasa vai produzir água com recuperação ambiental


Por: Alexandre Velame / foto: Alexandre Velame

O mundo sofre com catástrofes motivadas pela degradação do meio ambiente e estuda medidas para evitar no futuro a escassez de água. A EMASA – Empresa Municipal de Água e Saneamento apresentou uma alternativa às preocupações mundiais na última quinta-feira (19), na sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. O projeto “Produtor de Água” visa a recuperação das áreas de preservação permanente às margens do Rio Camboriú com benefício a agricultores e conseqüente ampliação dos níveis de produção de água para dois municípios.

Em até quatro anos, a equipe responsável pelo “Produtor de Água” pretende a recuperação de 180 hectares de mata ciliar em torno do Rio Camboriú, sendo o hectare equivalente a 10 mil/m². As margens do rio são habitadas atualmente por agricultores que, em sua maioria, trabalham com a produção de arroz. A EMASA pretende repassar dinheiro aos rizicultores para que eles sejam os próprios fiscalizadores da recuperação ambiental.

Em cada propriedade será instalada cerca e uma placa de reconhecimento ao trabalho de fiscalização de cada agricultor. Cada trabalhador será visto como agente ambiental e receberá cerca de 2 mil anuais – valor equivalente ao que este teria de benefício em sua produção anual. Também seria evitado o uso de 6 milhões/m³ de água retirados do rio para irrigação das lavouras de arroz, nos meses de agosto e setembro.

O “Produtor de Água” foi desenvolvido para proteção dos mananciais do Rio Camboriú e adequação das propriedades rurais ao Código Florestal, previsto na Lei Federal nº 4771/65 e que delimita as áreas de preservação permanente. Um estudo do manancial da bacia hidrográfica aponta que hoje a área total cultivada com arroz irrigado nas margens do Rio Camboriú chega a 1200 hectares.

Projeto semelhante de recuperação da mata ciliar foi desenvolvido na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e ficou conhecido no Brasil através de reportagem exibida pelo programa Globo Rural, da TV Globo. Como modelo brasileiro desta envergadura é pioneiro o projeto a ser aplicado em Camboriú e Balneário Camboriú. A Agência Nacional de Água (ANA) prevê investimentos para propostas denominadas “Produtor de Água” com medidas para recuperação de vegetação ao longo de bacias hidrográficas.

Apresentação na Câmara

Na véspera do Dia Mundial da Água, o prefeito Edson Renato Dias determinou à equipe da EMASA a apresentação do “Produtor de Água” e viajou à Brasília para garantir recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a serem investidos em projetos de drenagem pluvial.

Coube ao Diretor Geral da EMASA, engenheiro Ney Emílio Clivati, uma explicação aos vereadores sobre uma primeira etapa da proposta, que prevê a recuperação de 180 hectares de mata ciliar em até quatro anos.

Os parlamentares receberam com entusiasmo a iniciativa da autarquia em financiar a revitalização das áreas degradadas, sobretudo pelo aumento da capacidade hídrica do Rio Camboriú com o armazenamento de água pela vegetação conservada, no período da estiagem. “Isso vai garantir o aumento da produção de água”, disse Ney Clivati.

A prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, confirmou a parceria do município para elaboração do projeto “Produtor de Água” quando recebeu a equipe da EMASA nessa segunda-feira (16).

Além dos dois municípios e da ANA, outros parceiros do projeto são a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e as ONGs The Nature Conservancy – TNG e IDEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário