sexta-feira, 20 de março de 2009

Jornalista lança documentário sobre empregadas domésticas


O jornalista Paulo Henrique de Moura lança na próxima quarta-feira (25), o documentário “Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro”, no Café e Cultura que fica no Centro de Cultura Popular (Mercado Velho). O documentário mostra o dia-a-dia de três empregadas domésticas de Itajaí, suas dificuldades, sonhos e realizações. Serão duas exibições: às 20 horas e as 20h30. A entrada é gratuita.

Em 2007 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontou a existência de mais de 06 milhões de empregadas domésticas em todo o país. Este índice representa 20% de toda a força de trabalho ativa do setor feminino no Brasil. As pesquisas revelaram ainda que as empregadas domésticas formam no país, um exército de quase cinco milhões de mulheres – apenas 6,84% são homens. Segundo a pesquisa, 61% delas não têm o ensino fundamental completo, estudam pouco, são de famílias pobres e costumam migrar para as grandes cidades em busca de uma vida melhor.

“Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro” é sobre três mulheres que moram a menos de 20 minutos de distância uma da outra. Apesar de trajetórias diferentes, elas têm em comum a profissão: são empregadas domésticas. Um trabalho que não é visto como uma carreira a ser seguida, mas uma sina, algo que o destino reserva para algumas pessoas. “Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro” não retrata as empregadas como vítimas, e sim como pessoas que exercem essa atividade porque precisam e outras porque gostam dela. Mostra ainda, que merecem reconhecimento pelo trabalho que desempenham.

No documentário (trabalho de conclusão de curso do jornalista) as empregadas domésticas são as protagonistas da história. É para elas que as câmeras e a nossa atenção se voltam. Por meio das personagens Solange, Rose e Lourdes, o espectador entra no universo do trabalho doméstico para conhecer a luta, os preconceitos e as dificuldades que enfrentam no dia a dia para terem seus direitos reconhecidos.

Para Cláudia Mesquita, doutora em comunicação e estética do audiovisual pela USP e autora do livro “Filmar o Real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo”, “Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro”, “trata-se de um filme que parte de um critério temático para a partir dele, selecionar as pessoas que serão filmadas e se transformarão em personagens. Isso permite uma certa concentração espaço-temporal (a chamada “cena”, a unidade de espaço e tempo) o que nos faz aprender não apenas a fala de cada personagem, mas o seu ambiente, o seu modo de se vestir, seus gestos, a atuação em casa e no trabalho. Cada uma é uma; cada uma corresponde a um bloco dentro do filme e cabe a nós, se pudermos e quisermos, estabelecer comparações entre elas”.

Ficha técnica:

Produção, Roteiro e Direção: Paulo Henrique de Moura
Direção de Fotografia: Paulo Henrique de Moura
Assistente de Direção: Ilana Coelho
Assistente de Produção: Herivelto Dias Correa Jr.
Imagens: José Fernando dos Santos e Pedro dos Santos
Som: Herivelto Dias Correa Jr. e Ilana Coelho
Edição e Finalização: Marlon Gamba
Projeto Gráfico: Júlio Castelain
Trilha: Paulo Henrique de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário