quinta-feira, 19 de março de 2009

Região Leste lota salão de igreja para discutir PPA

A população ia chegando a pé, de bicicleta, de carro. Aos poucos o Centro da Pastoral Padre Fausto Schmitz, da Igreja Católica São Paulo Apóstolo, foi ficando cheio até lotar. Era hora de discutir as prioridades da região Leste da cidade. A reunião do PPA (Plano Plurianual) já foi realizada no Aventureiro, no dia 16/03, abrangendo a região Norte, depois no dia 17/03, no Paranaguamirim, para a região Sul e amanhã (19/03) será no Vila Nova, abrangendo a região Oeste.

No Comasa, o autônomo Jaison Roberto Maciel, compareceu acompanhado do pai. "É sinal de que estão se preocupando com o povo, eles querem ver o que a gente pensa", disse Jaison. Todo mundo recebia na entrada uma ficha de avaliação para escrever sugestões e comentários.

"É importante que a população saiba que nem uma obra que a gente possa executar poderá ser feita se não estiver incluída no PPA. Essa é uma experiência nova, nunca feita em Joinville, mas acreditamos que é a melhor forma de se fazer política", disse o prefeito Carlito Merss.

O prefeito explicou que a discussão será incluída no plano e irá para aprovação na Câmara de Vereadores. Depois dessa aprovação, o PPA vai ser discutido em cada uma das 14 Secretarias Regionais. Só que esta nova discussão será de assuntos mais específicos.

O secretario de Planejamento, Orçamento e Gestão, Eduardo Dalbosco, apresentou o PPA como um instrumento de gestão e controle do governo e uma forma de organizar o trabalho. "No primeiro passo analisamos os projetos em andamento e fizemos um estudo da situação das obras e compromisso em concluí-las", disse Dalbosco.

No segundo passo, ele explicou que houve um alinhamento com o plano de governo e depois discussões em todas os órgãos da Prefeitura. "Foram quase 60 reuniões dentro da Prefeitura", disse.

Dalbosco continuou explicando que o quarto passo, então, era ouvir os programas mais urgentes da população. "A capacidade de investimento da Prefeitura é baixa, é de 10% do que arrecada, por isso precisamos dessa discussão. Planejando as obras e os investimentos, teremos uma visão de futuro da cidade", disse o secretário.

Catorze pessoas de diferentes comunidades foram à frente e falaram no microfone por cerca de três minutos apresentando sugestões como construção de pontes, escolas, recuperação de praças, ampliação de postos de saúde, sinalização de ruas, mais médicos especialistas. Falaram representantes de associações de moradores do Jardim Iririú, Dom Gregório, Comasa, Espinheiros, Boa Vista, entre outros.

Dona Mercedes Dias, da Vila Nova Horizontina, foi muito aplaudida, assim como outros participantes. "Trouxe uma proposta escrita que foi conversada com a minha comunidade que tenho muito orgulho de representar", disse a aposentada.

Carlito disse que tudo o que foi dito e escrito na reunião será encaminhado. "Parte do que foi colocado aqui, nós já conhecíamos. Muitas reivindicações são de 10, 15 anos atrás. Não podemos continuar fazendo de conta, se a gente conseguir se organizar, vamos parar de mentir para nós mesmos. Estou muito emocionado com a participação de vocês", disse o prefeito encerrando o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário