quinta-feira, 19 de março de 2009

Fitoterápicos voltam a ser distribuídos à comunidade


O projeto Plantas que Curam, da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), reinicia nesta sexta-feira, 20, a distribuição de medicamentos fitoterápicos à comunidade. A produção foi interrompida após a enchente de 22 de novembro, que danificou equipamentos, estoques e os canteiros do horto de plantas medicinais Roberto Miguel Klein.

O uso de chás, tinturas e pomadas fabricados no Parque Natural Raimundo Malta, em Balneário Camboriú, já faz parte da cultura da população. Após quase quatro meses de trabalho intenso para recuperação do solo e dos canteiros atingidos pela enchente, o projeto Plantas que Curam volta a atender a comunidade às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 18h. A Banca Verde, que oferece chás in natura, atende às sextas das 13h às 17h.

O cultivo de mais de 100 espécies de plantas medicinais resulta na produção de chás, xarope para tosse, tônico capilar, pomadas, tinturas e sabonete para combater a pediculose (piolho). Os fitoterápicos, também aplicados na saúde pública, são distribuídos gratuitamente à comunidade além de atender escolas, creches, repartições públicas e eventos.

Plantas que Curam
Distribuição de produtos no laboratório do Departamento de Fitoterapia da Semam
Segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 18h

Banca Verde
Distribuição de chás in natura
Sextas-feiras, das 13h às 17h

O Parque Natural Raimundo Malta fica no final da rua Angelina, no bairro dos Municípios. O acesso se faz pela Quinta Avenida ou pela rua Biguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário