segunda-feira, 16 de março de 2009

Sarney diz em audiência pública que efeitos da crise financeira já chegaram ao Brasil

Ao participar, nesta quinta-feira (12), de audiência pública conjunta da Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira e da Empregabilidade e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) destinada a discutir as operações de crédito, o spread bancário (lucro auferido pelos bancos referente à diferença entre os juros cobrados pelo dinheiro que empresta e os juros pagos a quem investe) e a taxa Selic, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), citou dois casos que, em sua avaliação, atestariam a chegada da crise econômica mundial no Brasil.

- Duas coisas já me mostraram a crise, uma delas foi que moro em São Luiz, próximo ao porto onde os navios esperam para carregar minérios. Era um exercício de felicidade contá-los em média de trinta. No dia 3 de janeiro, abri a janela e contei apenas dois navios na bacia de espera do porto, pelo qual exportamos 110 milhões de toneladas de minério de ferro em 2008. E aí eu disse: acabo de olhar a crise pela janela - afirmou Sarney, que, fazendo uma brincadeira com a famosa pontualidade britânica, indicou como segundo "sintoma" da chegada da crise ao país o atraso de uma hora do príncipe Charles, da Inglaterra, na sua visita ao Congresso, na quarta-feira.

Sarney agradeceu a presença dos economistas que participaram da audiência pública, entre os quais o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, e destacou o importante trabalho a ser desenvolvido pela Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira e da Empregabilidade na proposição de soluções para o enfrentamento da crise no país.

- Acho que esta comissão é uma das grandes medidas tomadas pelo Senado num momento em que se agrava a crise internacional. É uma contribuição que estamos dando ao convocar as inteligências do país nesse setor para pensarmos sobre soluções, sobre decisões [para combater a crise]. É uma maneira de mostrar que o Senado está atento e pode colaborar com isso - disse.

A Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira e da Empregabilidade foi criada este ano por iniciativa do presidente Sarney e fez nesta quinta-feira sua primeira reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário