segunda-feira, 16 de março de 2009

Campanha ambiental quer diminuir uso de sacolas plásticas

Por: Vânia de Campos

O Programa Terra Limpa de educação ambiental, com a parceria da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), lança na próxima segunda-feira (16), uma ação ecológica que visa reduzir o uso de sacolas retornáveis pela comunidade. As atividades serão desenvolvidas até 16 de maio.

Ambientalistas calculam que em todo o mundo sejam usados mais de 500 bilhões de sacolas plásticas por ano. Cada sacola leva em média 200 anos para se decompor na natureza e enquanto não desaparece, este material descartável vai poluindo rios e mares, entupindo bocas de lobo e provocando as temidas enchentes. Para buscar mudar este hábito, para o bem de todos, as técnicas do Programa Terra Limpa de educação ambiental prepararam a campanha educativa Eco-Ação: Utilize sacolas retornáveis. O Terra Limpa é um programa das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação de Balneário Camboriú.

Por meio de palestras, material impresso, exposições e distribuição de sacolas retornáveis, durante 60 dias a Eco-Ação vai buscar a sensibilização da comunidade e dos comerciantes para a mudança de hábitos e a consequente redução do uso das sacolas plásticas no dia a dia dos cidadãos e dos turistas que visitam a cidade.

Os professores das unidades escolares que desenvolverem em suas disciplinas atividades/ações que envolvam o uso da sacola retornável e o uso consciente do plástico, receberão uma sacola retornável da campanha após a entrega do relato de sua experiência aos coordenadores do programa Terra Limpa. Para tanto, os professores deverão promover as atividades durante o período da campanha, de 16 de março a 16 de maio de 2009.

Os veículos das secretarias do Meio Ambiente e da Educação serão plotados com adesivos da campanha nos vidros traseiros, servindo como cartazes móveis desta importante ação de conscientização ambiental em Balneário Camboriú. Os adesivos plásticos serão do tipo perfurate, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro e após a sua remoção, em 18 de maio, passarão por processo especial para acelerar sua decomposição e evitar a poluição do meio ambiente.

Programação

16/03, segunda
Ação: Divulgação da campanha nas unidades escolares
Local: Centros educacionais municipais e núcleos de educação infantil

17/03, terça
Ação: Palestra – ‘Os impactos do descarte de embalagens plásticas no meio ambiente’
Local: Centro Educacional Municipal Antonio Lúcio, das 14h às 17h

18/03, quarta
Ação: Exposição de banner informativo e sacola da campanha
Local: Prefeitura de Balneário Camboriú, das 14h às 17h

19/03, quinta
Ação: Exposição de banner informativo referente à campanha
Local: Câmara de Vereadores, das 15h às 17h

20/03, sexta
Ação: Mobilização comunitária com distribuição de adesivos da campanha
Local: Avenida Brasil, em frente ao Atlântico Shopping, das 15h às 17h

AGENDA AMBIENTAL

15 de março – Dia Mundial do Consumidor
22 de março – Dia Mundial da Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário