sexta-feira, 6 de março de 2009

Fevereiro supera expectativas e turistas lotam Balneário Camboriú

Apesar de o número de turistas em Balneário Camboriú ter sofrido queda de 27,64% no mês de janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, o mês de fevereiro apresentou reação e um ótimo resultado, segundo o relatório apresentado nesta semana, pelo departamento de Pesquisa e Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal. De acordo com o movimento de turistas estimado pelo volume de lixo coletado no município, fevereiro conseguiu manter e melhorar o número total de visitantes recebido em janeiro, o que é um fato inédito.

Através da estimativa, Balneário Camboriú teve, em janeiro deste ano, 518.742 turistas e em fevereiro, 518.906, um acréscimo de 0,03%. O número de fevereiro também foi melhor que em 2008, em positivos 2,42%. No ano passado, o período registrou 506.600 visitantes, que representava uma queda de 29,33% em relação ao mês anterior. Na contabilidade de janeiro de 2008, haviam estado na cidade 716.932 turistas.

A manutenção dos visitantes de janeiro para fevereiro rompeu um histórico de quedas. Em anos anteriores, o primeiro mês do ano era o melhor do calendário para o turismo local, mas fevereiro apresentava constantemente o decréscimo de, em média de cinco anos anteriores, 230 mil turistas. Em 2009, a situação foi inversa. Mesmo apresentando a queda em relação a 2008, o turismo do mês de janeiro foi mantido e melhorado em algumas unidades percentuais, provando que a crise econômica que abalou o turismo mundial, as enchentes de novembro no litoral catarinense que alarmaram os visitantes e os preços mais altos em vários setores, foram combatidos por várias ações positivas.

Entre estas ações, esteve o trabalho insistente dos órgãos ligados ao turismo, inclusive da Sectur, minimizando as conseqüências para o setor com as notícias de cheias, deslizamentos e doenças que eram fatos isolados. Foi um trabalho intenso de divulgação, que provavelmente apresente resultados ainda melhores a médio e longo prazo. “A crise e as enchentes fizeram com que todos os órgãos trabalhassem com grande intensidade, e de forma simultânea. Foi um momento único, em que a divulgação positiva de Balneário Camboriú, em conjunto, fizesse muita diferença. Temos que trabalhar sempre dessa forma”, analisa o diretor de Turismo, Ademar Schneider.

Outra atitude positiva foi a promoção do carnaval Carnamboriú 2009, que trouxe várias atrações, o show nacional da banda mineira Jota Quest e milhares de turistas à cidade. Também houve interesse do turista pela oferta de produtos e serviços com preços melhores. Mais um fator importante foi a própria retomada do turismo nacional, favorecido pela alta do dólar que encareceu as viagens ao exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário