O Hospital Municipal São José é citado como referência em doações e transplantes de órgãos em pesquisa de especialização realizada pelo médico coordenador da Central Estadual de Captação de Órgãos, Joel Andrade. Ele afirma que o hospital está entre os três com maior volume de doações de Santa Catarina. O São José recebe diversos órgãos e realiza transplantes de rins, córneas e, até julho, fará transplante de fígado. Só neste ano, foram cinco transplantes de rins.
A cidade conta ainda com a Comissão Intra-hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), responsável pela avaliação das doações e transplantes em Joinville. A equipe médica responsável pela captação de órgãos passa por treinamentos freqüentes, para dar maior suporte e agilidade no processo que se inicia com a entrevista da família dos doadores, pois ela é responsável por permitir a doação. Somente 60% dos casos são autorizados. Um dos argumentos para a não captação é a restrição religiosa.
Para ampliar o número de doadores são feitas campanhas em escolas e divulgação no Dia Internacional do Doador (27 de setembro). "A mídia é um dos recursos usados para conscientizar a população, e tem ajudado muito", diz a enfermeira-chefe do Hospital São José, Luciane Meurer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário