terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Programação do Carnaval de Rua de Joinville abre nesta quinta-feira

Arrume a sua fantasia, a festa vai começar! As escolas de samba e os blocos de Carnaval de Joinville abrem o Carnaval da cidade já na próxima quinta-feira (12/02)na Praça do Mercado Municipal. Na sexta-feira (13/02) o programa continua com a abertura da exposição fotográfica “Vai Passar”, uma mostra iconográfica interativa na Estação da Memória.

Na sexta-feira (20/02), a Praça do Mercado recebe Paulão e Banda para a eleição da Rainha e Rei Momo e o show nacional com Marcelinho Moreira (ex-percussionista de Beth Carvalho e Zeca Pagodinho). No sábado, a festa começa a partir das 17 horas na Praça do Mercado Municipal com o Carnaval Infantil, Desfile de Fantasias, Bera Samba e o Desfile de Blocos e Escolas, seguidos pelo show nacional de Marquinhos Diniz (Portela – Rio de Janeiro) e Reinaldo, o Príncipe do Pagode (São Paulo - SP)

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) destaca que a festa tem como objetivo mobilizar a comunidade e a família em torno de um evento popular marcado pela alegria.

Rei Momo e Concurso de Fantasias

Até o dia 12 de fevereiro (quinta-feira), estão abertas as inscrições aos candidatos a Rei Momo de Joinville. Os candidatos devem ter idade acima de 18 anos, gostar de Carnaval e ter muita simpatia. A FCJ disponibiliza coreógrafo e figurino aos concorrentes. O Rei Momo de 2009 também receberá um cachê. Os candidatos com perfil a Rei devem entrar em contato com a Fundação das 8 às 14 horas, ou buscar informações pelo (47) 3433-2190.

Na programação de 2009 as crianças mantêm seu espaço no Carnaval de Rua. As inscrições para o Concurso de Fantasias podem ser realizadas na FCJ (anexa ao Centreventos Cau Hansen, 3° andar) até o dia 18, das 8 às 14 horas. Participam do concurso crianças com até 12 anos. O concurso distribui prêmios aos participantes. Informações sobre os concursos podem ser obtidas com Caroline Liza Schultz, coordenadora de eventos da FCJ.


Confira a programação do Carnaval 2009

12/02 - quinta-feira – 19 horas - Praça do Mercado Municipal
Encontro/ensaio aberto da Escola de Samba de Joinville – Serrinha, e dos blocos União Tricolar e Fusão do Samba

13/02 – sexta-feira – 20 horas - Estação da Memória
Abertura da Exposição VAI PASSAR – Exposição iconográfica interativa

20/02 - sexta-feira - 18h - Praça do Mercado Municipal
Paulão e Banda
Eleição da Rainha e Rei Momo
Show nacional com Marcelinho Moreira (Ex-percussionista de Beth Carvalho e Zeca Pagodinho)

21/02 – sábado – 16h - Praça do Mercado Municipal
Carnaval Infantil
17h - Desfile de Fantasias Infantis
19h - Bera Samba
20h - Desfile de Blocos e Escolas de Samba
23h – Show nacional com Marquinhos Diniz (Portela – Rio de Janeiro)
1h – Show nacional com Reinaldo, Príncipe do Pagode (São Paulo/SP)
3h – Encerramento


Saiba mais sobre as atrações convidadas:

Marcelinho Moreira

Vindo de uma boa safra de músicos surgidos no Cacique de Ramos, tem o CD "Marcelinho Pão e Vinho", pelo selo MZA. Em duas das 14 músicas de seu CD, mostra seu lado compositor: “Batuqueiro”, em parceria com os especialíssimos Arlindo Cruz e Fred Camacho; e “Me Joga na Brincadeira”, parceria com o também especial Sombrinha.

O CD, produzido por Martinho da Vila, conta com a participação de Lecy Brandão. Ainda completam o CD músicas de Mauro Diniz, Claudio Jorge, Cartola, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Paulo Vanzolini, Luiz Carlos da Vila, Hermínio Bello de Carvalho, Zeca Pagodinho, Beto Sem Braço, Adoniran Barbosa, Aderbal Moreira, Carlinhos Vergueiro, Paulinho Mocidade, Gracia do Salgueiro, e Neguinho da Beija-Flor.

Marcelinho Moreira nasceu no Rio de Janeiro. É filho de Aderbal Moreira, sambista e um dos compositores do samba "Círio de Nazaré", defendido em 1975 pela escola de Samba Estácio de Sá. Na época, esta escola ainda chamava-se Unidos do São Carlos. O sucesso deste samba até hoje ecoa nas rodas de samba pela voz de Marcelinho.O entusiasmo, o sucesso do samba e vontade de homenagear seu pai incentivaram o cantor a regravar a música.

Aos 16 anos, foi levado pelas mãos do Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, para a banda de Beth Carvalho. De lá, muitas portas se abriram e foi trabalhar com artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Martnália, Dona Ivone, Ivan Lins, Zé Renato, entre outros.


Paulo Ricardo Vitório “Paulão”

Cantor e compositor conhecido no estado de Santa Catarina e sul do País pela sua bela voz e maneira peculiar de interpretar os diversos gêneros da música popular brasileira. Participou de vários festivais em Joinville como o Festival Belco Music promovido pela RBS TV onde conquistou o 1º lugar na categoria samba como melhor interprete e melhor música. Ganhando um video clipe exibido na própria emissora; do 1º Festival de Chorinho de Joinville com o Grupo Entre Amigos; do Festival Jazz Festival, da abertura do Show do violinista Iamandú Costa e do cantor e compositor João Bosco.

Recentemente gravou um CD no Rio de Janeiro produzido pelo maestro Mauro Diniz. Teve como participação no CD o mestre Monarco da Portela, o poeta já falecido Luis Carlos da Vila e Mauro Diniz. O CD teve reconhecimento nacional e foi muito elogiado pela critica carioca. Participou em apresentações na Portela juntamente com Monarco e Beth Carvalho.


Bera Samba

O Grupo Bera Samba foi fundado em 1997. Com o falecimento do Bera em setembro 1997, Marcelo Renato Vieira mais conhecido como Marcelo do Pandeiro casou com a filha do mestre Bera e herdou o nome Bera Samba. O Grupo Bera Samba já acompanhou vários artistas do samba como Monarco da Portela, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Mauro Diniz, Grupo Raça, Marquinhos Diniz, Juliana Diniz, Reinaldo - o Príncipe do Pagode, Marcelinho Moreira, Sombrinha, Luizinho SP, Marquinhos Sathan, e Martinho da Vila em Itajaí.

O Bera Samba é formado por Marcelo do Pandeiro (vocal e responsável pelo grupo), Gilmar (surdo), Sandro (rebolo e vocal), Zique (violão, cavaco, bandolin e é o maestro musical do grupo), Alexandro (cavaco e vocal). O grupo tem como padrinho do samba Marquinhos Diniz, da Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário