A Petrobras, por intermédio de sua subsidiária integral Petrobras International Finance Company (PifCo), concluiu ontem a oferta, no mercado internacional de capitais, de US$ 1,5 bilhão em títulos do tipo "Global Notes" com vencimento em 15 de março de 2019. A operação teve uma demanda 3,5 vezes superior ao seu volume final e foi destinada a mais de 230 investidores, a maioria dedicada ao mercado de renda fixa de empresas com grau de investimento (high grade). Os recursos captados se destinam a aplicações corporativas gerais, inclusive para o financiamento do Plano de Negócios da Companhia.
Esta foi a primeira emissão de uma empresa brasileira desde julho de 2008, quando se agravaram os efeitos da crise financeira mundial e foi a primeira operação conduzida pelos bancos que facultaram à Petrobras um empréstimo-ponte com prazo de 2 anos. Durante este período, a empresa poderá alongar o financiamento, emitindo títulos no mercado de capitais internacional, conforme anunciado durante a divulgação do Plano de Negócios 2009-2013.
Características da operação
- Cupom: 7,875% a.a.
- Rendimento ao investidor: 8,125%
- Spread para o Título do Tesouro Americano: 518 pontos base
- Data de Pagamento dos Juros: 15 de março e 15 de setembro de cada ano, iniciando em 15 de setembro de 2009.
- Ratings: Baa1 (Moody's); BBB (S&P); BBB (Fitch)
- Subscritores: HSBC Securities (USA) Inc., J.P. Morgan Securities Inc. & Santander Investment Securities Inc.
- Co-Managers: Citigroup Global Markets Inc. & BB Securities Limited
Os "Global Notes" constituem-se em obrigações não garantidas (unsecured) e não subordinadas da PifCo e contam com a garantia completa e incondicional da Petrobras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário