A presença da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil é uma das atrações da programação que encerra o Festival de Música de Santa Catarina, no dia 7, sábado, em Jaraguá do Sul. A companhia participa pela manhã, do Concerto para Famílias, às 10h30min, no Centro Cultural da SCAR, com o balé “O quebra nozes”, e do Concerto de Encerramento, às 21 horas, na Arena Jaraguá, com um pas de deux. A programação pela manhã é gratuita, e a noite de gala, que reunirá grande orquestra e coral, tem ingresso único de R$ 2,00. Os ingressos devem ser retirados com antecedência na bilheteria do Centro Cultural. Informações pelos telefones (47) 3275-2477 e (47) 3275-0381, pelo e-mail atendimento@femusc.com.br e no site www.femusc.com.br.
Na programação pela manhã, o FEMUSC volta a realizar o Zoológico Musical, que tem com o objetivo apresentar principalmente ao público infantil as várias classes de instrumentos e assim aproximar ccrianças e adolescentes do mundo da música. Na seqüência, o maestro argentino Norberto Garcia conduz a Sinfonietta do FEMUSC, apresentando trechos do balé “O quebra nozes”, de Peter Tchaikovsky.
O Balé “O Quebra-nozes” é um dos mais remontados no mundo. A suíte da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil tem como base a versão de Vasily Vainonen, de 1934, que por sua vez adaptou o balé coreografado por Marius Petipa e Lev Ivanov sobre a música original de Tchaikovsky. É o 2º ato de um dos maiores clássicos do balé. Acontece quando Masha e o príncipe Quebra-nozes são recebidos no reino encantado com uma festa. Então, uma brilhante valsa das flores é executada e diversas etnias comemoram: os espanhóis, os árabes, os chineses, os russos e os franceses.
Vladimir Vasiliev assina a nova versão coreográfica que teve a sua estréia em março de 2006 quando a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil completou seis anos de atividades. Entre suas criações para a suíte do “Quebra-nozes” destaca-se a grande valsa com a personagem A Dama do Baile. A dança árabe foi toda redesenhada pelo maître e traz de volta a atmosfera da primeira montagem de Vainonen, bela e pura.
A programação do sábado ainda vai contar com outras atrações durante o dia, em locais alternativos e no Centro Cultural da SCAR, além da abertura dos encontros de harpistas, e de oboístas e fagostistas, às 16 horas. O ponto alto da programação acontece a partir das 21 horas, na Arena Jaraguá, com o Concerto de Encerramento apresentando Grande Orquestra e Coral adulto e infantil. O programa da noite de gala vai apresentar a Marcha de Radetsky, Guilherme Tell (Zorro), Valsa do Imperador, Pas de Deux (Momento com Bolshoi), Abertura 1812, e obras com corais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário