Principal Instituição de Ensino Superior do Vale do Itapocu, a UNERJ (Centro Universitário de Jaraguá do Sul) comemora nesta quarta-feira, 5 de março, 33 anos de existência reafirmando o compromisso com a comunidade. A Instituição festeja o aniversário com os 3.300 estudantes, entre acadêmicos da graduação e da pós-graduação, professores e funcionários.
Para a reitora Pedra Santana Alves, a data comemorativa acontece em momento positivo para a Instituição, que inicia o ano letivo com 620 novos acadêmicos, novos projetos e investimentos em laboratórios. “A UNERJ renova em 2009 o seu compromisso com a qualidade do ensino superior, a exemplo do que mantém ao longo da sua existência. Nossa prioridade continua sendo com a sala de aula, com as condições de aprendizagem, buscando conciliar a parte teórica com as oportunidades aos estudantes vivenciarem a atividade prática”, explica.
Neste sentido, a UNERJ promoveu a substituição de 60 computadores do total de equipamentos colocados à disposição nas 79 salas de aula e montou dois novos laboratórios, para os cursos de Direito e Design. “Temos hoje tecnologia de ponta, acesso a Internet via wireless e recursos multimídia colocados à disposição dos estudantes e professores, além de contarmos com a maior biblioteca de uma instituição de ensino e um dos mais completo acervo bibliográfico da região”.
No campo da atividade prática, ao lado dos laboratórios que já atendem os cursos das áreas de engenharia, pedagogia, design e moda, a UNERJ mantém o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) que dá apoio ao Poder Judiciário por meio dos atendimentos sociais. Os estudantes de Direito fazem estágio no NPJ, adquirindo a prática jurídica e oferecem justiça gratuita aos mais carentes. A Instituição colocou à disposição dos Juizados Especiais 12 estagiários e 2 funcionários, remunerados pela UNERJ, além da infra-estrutura do setor, que funciona em prédio anexo ao campus, na Vila Rau. O NPJ realiza cerca de 180 atendimentos por semana, e mantém 500 processos no Juizado Especial.
Na área da graduação, a UNERJ precisou abrir duas novas turmas do curso de engenharia de produção, e ampliou a oferta nos cursos de recursos humanos e administração. Para permitir a especialização profissional na região, a Instituição está oferecendo novas opções de pós-graduação em áreas identificadas com o perfil econômico do Vale do Itapocu e do Norte/Nordeste catarinense.
“Vamos dar seqüência ao nosso planejamento estratégico, que estabelece o fortalecimento dos cursos que vêm ao encontro do que a região precisa, atendendo às necessidades dos segmentos produtivos, pois este é o compromisso da UNERJ”, completa a reitora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário