quarta-feira, 11 de março de 2009

Telecentro Comunitário aguarda mais público em Joinville

O primeiro Telecentro Comunitário de Joinville, implantado na Fundamas/Cesita, no bairro Itaum, completou 10 dias de funcionamento nesta semana. Na parte da manhã, o local funciona como uma lan house comunitária, mas, ao invés de oferecer ociosidade por meio de jogos, oferece conhecimento com a prática de pesquisas e elaboração de trabalhos, além da impressão de currículos e guias de pagamento.

No período da tarde e da noite,acontecem os cursos de informática básica e auxiliar-administrativo informatizado. "No período da tarde os cursos estão completos, mas, na parte da manhã a comunidade ainda não criou o hábito de usar o espaço que é dela", explica o professor Rogélio Paulino Luetke. A mesma opinião tem o coordenador de informática da Fundamas, Vilson Cargnin. "Mais da metade dos computadores ainda permanece disponível para os usuários na parte da manhã", exemplifica.

Não há nenhum tipo de cobrança pelo uso dos equipamentos. O principal objetivo do Telecentro Comunitário é buscar a inclusão digital das comunidades carentes. O local está equipado com 10 estações de computadores, com internet banda larga por meio do sistema wireless, impressora laser, projetores multimídia e um servidor operando em sistema Linux. Todo o trabalho dentro da sala do Telecentro Comunitário é realizado com o auxílio de um monitor. O projeto é do Governo Federal e funciona por intermédio do Ministério das Comunicações.

Confira o horário de funcionamento do Telecentro:

* Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas - livre para a comunidade
- 14 às 17 e das 19 às 22 horas - cursos de Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário