quarta-feira, 4 de março de 2009

Plástica de mama com cicatriz reduzida

Os seios constituem parte importante da imagem feminina, conferindo às mulheres beleza e feminilidade. A aparência das mamas pode influenciar a vida social, afetiva, sexual e, até mesmo profissional, de uma mulher.

“Mulheres com os chamados peitos “caídos” (ptose mamária) ou mamas excessivamente pequenas ou grandes costumam se sentir envergonhadas e isto acaba interferindo na auto-estima”, afirma a cirurgiã plástica, Dra. Zuleika Alvo. “Sem contar, que no caso de mamas muito grandes, há, além do desconforto estético, sintomas físicos, como dor nas costas, nos ombros e no pescoço”.

Mas, graças à mamoplastia, milhões de mulheres ao redor do mundo têm superado essa dificuldade e conseguido retomar a auto-estima. Hoje em dia, há diversas técnicas de mamoplastia, que garantem bons resultados. “A tendência atual é utilizar as técnicas com cicatrizes mais reduzidas como no caso de incisão de cinco a seis centímetros apenas no sulco submamário, sem cortar ao redor da aréola. Esta técnica propicia uma cicatriz menor, bem menos visível. Com isso, o risco de formação de quelóides (cicatrizes salientes e grossas) é bem menor, sem contar que, do ponto de vista estético, a mulher se sente mais confiante ao exibir seu corpo”, explica a especialista. Só um cirurgião plástico capacitado pode determinar se este tipo de técnica pode ser aplicada em determinada paciente. “Mas, em geral, é mais adequada para mulheres com pele de boa qualidade/ elasticidade e com necessidade de redução discreta a moderada das mamas”.

A cirurgiã plástica, Dra. Zuleika Alvo, realizou uma pesquisa sobre esta técnica de incisão reduzida, cujos resultados foram publicados no Aesthetic Plastic Journal, de 1° de setembro de 1997 (volume 21, número 5). A especialista tem apresentado os resultados deste trabalho em diversos congressos nacionais e internacionais.

Pré e pós-operatório da mamoplastia

A mamoplastia exige a realização de exames pré-operatórios, tais como de sangue, urina, eletrocardiograma, radiografia de tórax e mamografia. O estado geral de saúde da paciente também deve ser avaliado pelo médico.

Este tipo de procedimento pode ser feito com anestesia local, peridural ou geral. A decisão de qual utilizar cabe ao cirurgião plástico e ao anestesiologista e é de acordo com cada paciente. O tempo de cirurgia de mamoplastia vai de duas a quatro horas, em geral.

Após a mamoplastia, é recomendado repouso relativo de três a cinco dias, evitando-se levantar o braço acima do nível dos ombros. Também é indicada a utilização de um sutiã apropriado por um ou dois meses, para assegurar melhor resultado final. O retorno às atividades físicas só é recomendado após, pelo menos, um mês de cirurgia. Recentemente são utilizados fios absorvíveis que não precisam ser removidos. Qualquer modalidade esportiva que utilize os braços de forma intensa deve ser evitada por dois meses. Após a cirurgia, os médicos costumam prescrever analgésico, antiinflamatórios e antibióticos. Em alguns casos, pode ser necessário usar dreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário