segunda-feira, 9 de março de 2009

Pianista Amaral Vieira preside júri de Concurso Internacional na França


Chegando à sua 22ª edição em 2009, o Concurso de Épinal é considerado um dos mais importantes concursos de piano promovidos na França.

O pianista e compositor Amaral Vieira foi convidado a assumir a presidência do júri do Concurso Internacional de Piano realizado a cada dois anos na cidade francesa de Épinal (capital do departamento de Vosges, na região Lorena). O evento será realizado entre os dias 21 e 29 de março.

Já tendo participado desta importante competição nos anos de 2003 e 2007 como jurado, o pianista Amaral Vieira apresentou dentro da programação oficial da última edição do concurso seus “Movimentos Concertantes” opus 322 para piano solista e coro (obra encomendada pelo Ensemble Chorale Poly-Sons de Épinal), em estréia absoluta.

Realizado pela prestigiosa Fédération Mondiale des Concours Internationaux de Musique, com sede em Genebra, o concurso teve suas inscrições fechadas três meses antes do início, pois já havia atingido o número máximo de 100 candidatos previstos pelos estatutos. Os pianistas inscritos representam 20 países diferentes.

O júri de 2009 está assim constituído: Amaral Vieira (Brasil), presidente; Carmen Martinez (Espanha); Tami Nodaira (Japão); Chantal Riou, Thierry Huillet e Hugues Leclère (França); Rena Shereshevskaya (Rússia) e Per Tengstrand (Suécia), jurados.

O repertório selecionado para 2009 dá especial ênfase aos compositores Josef Haydn (em homenagem aos 200 anos de morte do grande músico austríaco) e Felix Mendelssohn-Bartholdy (celebrando os 200 anos de nascimento do gênio alemão).

As provas finais com orquestra serão realizadas no Teatro La Louvière, com a participação da Orchestre National de Lorraine sob a regência do maestro Jacques Mercier.

Os interessados podem acompanhar o concurso pela internet através do site www.concours-international-piano-epinal.org/ onde, de 21 a 29 de março, as informações detalhadas sobre as provas, repertório apresentado, fotos e resultados do concurso serão atualizadas diariamente.

Um comentário:

  1. Tirei este sábado para navegar pela Internet e achei esta matéria especialmente interessante. Um pianista brasileiro presidindo um importante concurso realizado na França é um acontecimento muito raro. Não me lembreo de ter visto alguma notícia a respeito nos principais jornais paulistanos. E o que terá aoontecido com os grandes concursos de piano no Brasil? Acabaram assim como os Festivais de Música Popular?

    ResponderExcluir