terça-feira, 24 de março de 2009

Procon orienta consumidores para a Páscoa

O feriado da Páscoa está chegando e com ele, consumidores de todo o país vão às compras. Para isso o Procon de Balneário Camboriú passa algumas dicas aos consumidores. Nena Amorim, diretora do Procon, explica o que se deve fazer.

Uma vez definido o tipo de ovo a ser comprado, a principal dica é a tradicional pesquisa de preços. Outra dica é evitar fazer as compras com crianças, que são facilmente impactadas pela influência do marketing de vendas e acabam querendo produtos que, nem sempre, caracterizariam um bom custo x benefício.

Nos ovos de chocolate observe se o rótulo contém informações como data de validade, peso líquido e composição. Também, deve estar informado no rótulo a lista de ingredientes que compõe o produto, pois determinadas doenças impedem aos seus portadores, por exemplo, a ingestão de açúcar ou glúten. É importante ficar atento ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as marcas.

Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve observar se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para o brinquedo.

É importante que o consumidor tenha consciência de que se optar por ovos dispostos em bancas de promoção, com a informação de que estão "quebrados", normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto.

A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.

Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.

PEIXES

Os peixes frescos têm que estar conservados em gelo. Verifique sua aparência observando se os olhos estão brilhantes e as escamas bem presas ao corpo. A higiene e o armazenamento também são itens importantes a serem verificados: no supermercado deve estar em balcão frigorífico e na feira é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e insetos, além de ser obrigatório que o feirante use luvas descartáveis.

No caso do peixe congelado e aqueles que são vendidos em embalagens, o balcão onde ele estiver armazenado não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete sua qualidade. O produto congelado deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18 graus e o resfriado, abaixo de zero grau.

Verifique no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade. Depois de descongelado é recomendável que seu preparo e consumo sejam feitos rapidamente.

Alguns estabelecimentos estão comercializando os produtos em pagamentos parcelados. O consumidor deve ficar atento e certificar-se quanto as vantagens e desvantagens desta opção, verificando condições de pagamento e a existência ou não de juros.

A forma de pagamento deve ser apresentada ao consumidor de forma clara, precisa e ostensiva. Quando em parcelas, deve ser informado o preço à vista, número e valor de cada parcela, identificação dos juros cobrados e valor total financiado.

Dúvidas ou reclamações referentes podem ser sanadas diretamente pelo atendimento pessoal do PROCON, das 13:00 às 18:00 horas, ou pelos telefones 151, 3367-0619 e 3366-6144.

Escolinha de surf apresenta cronograma de atividades

Nesta terça- feira, 24, no período matutino (9h às 11h) e vespertino (14h às 16h) a Escola Municipal de Surf de Balneário Camboriú estará no Colégio Ariribá apresentando o cronograma de aulas para o primeiro semestre escolar.

As aulas ocorrerão de terça à sexta-feira e já estão com as turmas lotadas, contabilizando 288 vagas preenchidas, mais a lista de espera com outras 74 inscrições. Neste mesmo dia teremos além da apresentação do cronograma esportivo da Escola Municipal de Surf, o Professor Osni Guaiano que abordará os temas principais de prevenção de afogamento para as crianças, fortalecendo assim a temática principal desta equipe de surfe, a segurança.

O Departamento de Educação Física informa também que encerraram as inscrições para a Escolinha de Surf nas escolas, mas os interessados podem se inscrever na Praia Central, altura da rua 1101, pois neste local não tem data para encerramento.

Felej é arrombada

Na manhã desta segunda-feira (23/3) os funcionários da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville - Felej - tomaram um susto ao chegar para trabalhar. A porta da sala da Gerência Administrativa e Financeira foi arrombada e a escrivaninha violada sem que nada fosse furtado.

O gerente administrativo, Jorge Dihel garante que os arrombadores não tiveram acesso a nenhum documento importante da Felej. Já na sala da Contabilidade, que fica ao lado do Administrativo, foi furtado um aparelho de notebook.

O registro do furto foi feito no inicio da manhã, na Central de Polícia, no Boa Vista. No decorrer do dia será realizada uma perícia no local.

CEI Alfredo Domingos comemora 15 anos de história

Por: Leisa Kappel

Em 05 de março de 1992, através do decreto nº 1.138/92 foi criada a Unidade Escolar denominada “Escola Municipal Alfredo Domingos da Silva”, no Bairro São Judas Tadeu em Balneário Camboriú. Fundada em 24 de março de 1994 para atender a comunidade local.

O senhor Alfredo Domingos da Silva, um antigo morador do bairro já falecido, foi homenageado, pois durante anos demonstrou interesse em construir uma escola no bairro para que as crianças não precisassem atravessar a BR 101.

O Centro Educacional Alfredo Domingos da Silva e é composto por 9 salas de aula, 9 sanitários, biblioteca,sala dos professores, laboratório de informática refeitório, secretaria, sala da direção, 4 saletas para depósito e 1 quadra poliesportiva e atende 450 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e possui 54 funcionários.

Nesta terça-feira às 15h, a escola estará comemorando com seus alunos, funcionários convidados especiais esta data tão importante para a comunidade do bairro São Judas.

IPPUJ realiza Seminário "Avaliando o Presente e Pensando o Futuro"

O IPPUJ - Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville -, realiza nesta quarta-feira (25/3), às 8 horas, na sala do Colegiado da Prefeitura de Joinville, o 1º Seminário Interno com o tema: "Avaliando o Presente e Pensando o Futuro".

O evento busca oportunizar o debate sobre os projetos em andamento, instigando o enriquecimento da produção técnica, através da interdisciplinaridade das áreas de conhecimento envolvidas nos trabalhos e valorizando a diversidade de idéias.

O conteúdo adquirido a partir desta discussão interna servirá de subsídios para o desenvolvimento dos Seminários Externos que a Fundação pretende realizar junto à comunidade de Joinville, objetivando planejar a cidade para os desafios do Século 21.

No Seminário serão abordados temas como: Projetos Linha Verde - Programa Fonplata, Projeto Orla, Plano Diretor e Leis Complementares, Reuniões do PPA com a comunidade, entre outros. As palestras serão ministradas por técnicos e especialistas da Fundação IPPUJ.

Curta-metragem Cinemaiêutica seleciona elenco

Interessados devem enviar material para a seleção até dia 30

A produção do curta-metragem Cinemaiêutica, de Joinville, está selecionando atores para fazer parte do elenco de apoio do filme. Para participar da seleção é só mandar uma foto natural (não pode ser foto de book), currículo e vídeo book (se tiver) para studioescolajoinville@gmail.com ou levar o material no Studio Escola de Atores, rua Abdon Batista, 121, 7º andar, até segunda-feira, dia 30 de março. Mais informações no telefone (47) 3422-0360, com a produtora de elenco Fernanda Moreira. Cinemaiêutica conta com o apoio cultural do Studio Escola de Atores, da Intervalo Filmes, da Criacom Comunicação Full Service e da Acinej – Associação de Cinema de Joinville e Região.

Serviço

O que: Seleção de elenco
Quando: Até dia 30 de março
Onde: Studio Escola de Atores

Cinemaiêutica: a primeira produção em RED de Joinville

Aprovado pelo Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura de 2008, o curta-metragem "Cinemaiêutica" contará com a participação de técnicos de nível internacional e ator global. Além disso, o filme vai ser inteiramente rodado com uma RED, a mais moderna câmera digital de alta definição do momento, o que possibilita a exibição em qualquer sala de cinema do Brasil e do mundo.

“Cinemaiêutica” conta a história de André, um garoto um pouco neurótico, que imagina estar dentro de um filme. Durante o desenrolar da trama, ele tenta convencer seu amigo, Roberto, de sua teoria conspiratória. O curta brinca com a metalinguagem e terá uma trilha sonora original executada pelos trilheiros de “Sob o Céu de Joinville” e músicos da cidade.

Além de produzir uma obra cinematográfica de alto nível técnico e artístico, a intenção dos produtores, os mesmos de “Sob o Céu de Joinville”, é formar uma equipe mista com profissionais de Joinville e São Paulo para alargar os horizontes dos cineastas da região. Participam da produção João Maurício Leonel, que trabalhou no longa-metragem “Blindness”, de Fernando Meirelles e “Jean Charles”, de Henrique Goldman, além de Bethito Tavares, ator de “Mulheres do Brasil”, “Sob o signo da cidade”, e de novelas e séries, como “Coração de estudante”, “Água na Boca” e “A Grande Família.

O projeto já conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, alcançado com o apoio da Acinej – Associação de Cinema de Joinville e Região e da Fundação Cultural de Joinville.

Pedágio ambiental movimenta centro de Balneário

Foto: Haydée Assanti/Semam

O Programa Terra Limpa de educação ambiental, com a parceria da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), desenvolve desde o último dia 16 uma ação ecológica que visa reduzir o uso de sacolas plásticas pela comunidade. Às 15h desta segunda-feira, 23, as educadoras Carla Cravo e Mara Becker Lins falam aos alunos do Projeto Oficinas sobre recursos hídricos. Na sexta-feira, 20, coordenadores do programa, o secretário do meio Ambiente, André Ritzmann e funcionários da secretaria promoveram um pedágio de conscientização ambiental na avenida Brasil, em frente ao Atlântico Shopping. Foram distribuídos cerca de 600 adesivos da campanha e sorteadas sacolas retornáveis.

Com a ajuda de faixas e banners, a secretaria do Meio Ambiente buscou sensibilizar a comunidade local e turistas sobre a importância de se reduzir o uso de sacolas plásticas no cotidiano. Esta Eco Ação foi lançada em 16 de março e segue até 16 de maio com palestras, distribuição de adesivos, informativos e, principalmente, com a mobilização de alunos e educadores das escolas de Balneário Camboriú.

O porquê da Eco Ação

Ambientalistas calculam que em todo o mundo sejam usados mais de 500 bilhões de sacolas plásticas por ano. Cada sacola leva em média 200 anos para se decompor na natureza e enquanto não desaparece, este material descartável vai poluindo rios e mares, entupindo bocas de lobo e provocando as temidas enchentes. Para buscar mudar este hábito, para o bem de todos, as técnicas do Programa Terra Limpa de educação ambiental prepararam a campanha educativa Eco-Ação: Utilize sacolas retornáveis. O Terra Limpa é um programa das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação de Balneário Camboriú.

Galerias pluviais são desobstruídas em toda cidade


Por: Alexandre Velame
A Secretaria de Obras iniciou trabalhos de recuperação de galeria na Rótula da Integração entre os municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, como medida para qualificar a capacidade de drenagem no bairro dos Estados e minimizar os transtornos com alagamentos para os moradores. Já os serviços de limpeza com hidrojato ocorreram em galerias pluviais em toda a cidade.

A recuperação da galeria na Rótula da Integração, na divisa entre o distrito do Monte Alegre, em Camboriú; com o bairro dos Estados, em Balneário Camboriú; foi fiscalizado pelo Secretário de Obras, Valmir Pereira. Os projetos relativos à macrodrenagem das diferentes localidades são viabilizados pelo prefeito Edson Piriquito com busca de recursos junto ao governo federal.

Nessa sexta-feira (20) a equipe de Obras trabalhou ainda com a limpeza de galerias e instalação de bocas de lobo na rua Israel, no bairro das Nações; estabilização das infiltrações na rua Blumenau, no bairro dos Municípios; confecção de caixas de inspeção na rua Dom Luiz, no bairro Vila Real e serviços gerais de manutenção no centro da cidade.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Feira Brasil de Artesanato e Decoração 2009


Estão abertas as vendas de Stands para a Feira Brasil de Artesanato e Decoração. De 13 a 17 de maio na Arena Jaraguá, oportunidade para que artesãos de vários locais possam expor e comercializar produtos artesanais, de decoração, utilidade doméstica, objetos pessoais, entre outros. Stands por R$ 400,00 (de meio) e R$ 480,00 (de esquina). Não perca tempo, escolha já o seu espaço e mostre suas habilidades.

A Feira é uma realização e organização da Episteme Eventos e do Instituto Ação Brasil.

Maiores informações pelo telefone 3371-6757 / 3376-5012 / 8844-4772 ou pelo e-mail eventos@epistemeeventos.com.br

Prefeitura fará entrega de obras no Hospital Santa Inês

Por: Rafael Weiss

Hoje, às 17h30, o prefeito Edson Renato Dias estará no Hospital Santa Inês fazendo a entrega das obras realizadas no hospital, depois que ele foi interditado por medida de segurança pela Defesa Civil em decorrência das fortes chuvas do início do mês, que causaram desmoronamento da encosta atrás do hospital, danificando diversos setores do HSI e prejudicando o atendimento aos usuários. O hospital voltará a funcionar a pleno vapor nesta terça-feira, 24.

De acordo com o interventor do hospital, Dr. Eroni Foresti, nos últimos dias, foi realizado um trabalho intenso de recuperação do piso do hospital, pronto-socorro e da entrada da unidade. A pintura externa do hospital também foi recuperada, apenas faltando a parte aonde estão trabalhando as máquinas que retiram a terra que desbarrancou da encosta atrás do hospital. A obra mais importante foi a recuperação da UTI do Hospital Santa Inês. Num esforço único, a unidade hospitalar que sempre teve dois leitos de UTI adulta, a partir desta terça-feira estará funcionando com 10 leitos de UTI.

IPPUJ acompanha comitiva em visita a PUC/PR

A Fundação IPPUJ participou na sexta-feira (20/03), da comitiva com representantes do poder executivo, legislativo e empresarial na visita à PUC - Pontifícia Universidade Católica em Curitiba/PR. A iniciativa partiu da Câmara de Vereadores de Joinville, por intermédio do Vereador Osmari Fritz (PMDB), que está articulando em parceria com a Mitra Diocesana, a vinda de uma unidade da PUC para Joinville.

Depois de visitar o Campus, a comitiva joinvilense se deslocou até o HUC - Hospital Universitário Cajurú - que compõe o grupo por intermédio da Aliança Saúde. O HUC dispõe de 18 mil metros quadrados de área construída, em terreno de 27 mil metros quadrados. Atualmente, realiza cerca de 297 mil atendimentos de emergência e ambulatoriais, 16,5 mil internamentos e 13 mil cirurgia por ano. É o hospital de referência em trauma e emergência da região metropolitana de Curitiba e atende 100% dos casos pelo SUS.

A qualidade das instalações, a qualificação dos profissionais e, principalmente, o modelo de gestão do HUC chamaram a atenção dos visitantes. O estabelecimento tem parceria entre o poder público e privado que deu certo. A PUC utiliza as instalações do hospital como laboratório e residência aos alunos de medicina e enfermagem, além de administrar a instituição com base nos princípios éticos e cristãos dos maristas.

Entre as autoridades políticas e empresárias que participaram da visita, destaque para o Bispo de Joinville, Dom Irineu Scherer; o presidente da ACIJ, Udo Dohler, presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Silva; e do Secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Francesc Boehm, representando o Prefeito de Joinville Carlito Merss.

PUC/PR

Em 2009, a PUC/PR completará 50 anos de existência. É uma instituição de educação consolidada e reconhecida como uma das melhores do país e a maior universidade particular do Paraná. Possui um corpo docente qualificado, formado por mais de 70% de mestres e doutores. A PUC/PR oferece aos universitários 14 programas de mestrado e 8 de doutorado e mais de 150 curso de especialização. É a universidade privada que mais investe em pesquisa no Paraná, com mais de 2 mil projetos desenvolvidos por 464 pesquisadores, 269 Doutores e 632 estudantes.

Além do Campus de Curitiba, a PUC possui unidades em outras 4 cidades paranaenses:São José dos Pinhais, Toledo, Maringá e Londrina, que são mantidas pela APC - Associação Paranaense de Cultura, proporcionando a geração de emprego a mais de 6 mil colaboradores.Uma associação sem fins lucrativos e filantrópica, ligada à Província Marista do Brasil Centro Sul e matem outras unidades, além da PUC/PR, como a Aliança Saúde, o Grupo Lúmen de Comunicação e diversos negócios suplementares.

Prefeitura inicia construção da ponte da rua Kesser Zattar

A Prefeitura de Joinville iniciou, na semana passada, a construção de uma ponte de concreto sobre um afluente do rio Itaum mirim, na rua Kesser Zattar, no bairro João Costa. A obra está sendo executada pela Construtora Helpcom e deve estar concluída num prazo médio de 30 dias.

Localizada cerca de 500 metros do cemitério Nossa Senhora de Fátima, a ponte é uma antiga reivindicação da comunidade, pois o local também é usado por várias linhas de ônibus que acessam os bairros Itaum, Fátima, João Costa e Jarivatuba.

Oito homens estão trabalhando no local nos períodos da manhã e da tarde. Uma estreita ponte de madeira foi construída provisoriamente ao lado da futura ponte, com o propósito de possibilitar o acesso de moradores que usam diariamente o local. Placas e sinalizações foram colocadas para alertar os motoristas para a interdição da ponte.

Apenas moradores usando motos, bicicletas ou a pé conseguem passar. A nova ponte terá 12 metros de largura por 8 metros de comprimento e ficará cerca de meio metro acima do atual nível da rua.

Recursos do Fundeb serão usados para pagamento de professores

Os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) não aplicados no ano passado serão utilizados nesse mês pela Secretaria de Educação de Joinville. Os R$3.015.932,10 (milhões de reais) vão pagar parte da folha dos professores em sala de aula, referente a março. O dinheiro precisa ser empenhado e executado até o dia 31 de março, caso contrário, os valores terão que ser devolvidos à União.

A decisão partiu nesta manhã (23) em reunião realizada com o conselho do Fundeb que é formado por representantes de Associações de Pais e Professores (APPs), diretores de escolas, técnicos das Secretarias de Educação e da Fazenda.

O conselho dá o parecer final da prestação de contas de 2008 - especificamente do Fundeb - e encaminha ao Tribunal de Contas do Estado. A lei direciona o dinheiro do Fundeb para pagamento de folha, manutenção e conservação das escolas.

Teste da Orelhinha é obrigatório em Joinville

Por: Felipe Silveira

Como o conhecido Teste do Pezinho, que pode detectar doenças nos recém-nascidos e proporcionar tratamento adequado com antecedência, a Triagem Auditiva Neonatal, mais conhecida como Teste da Orelhinha, também é obrigatória e essencial para a saúde do bebê. Ainda na barriga da mãe (a partir do quinto mês de gestação), o bebê já começa a ouvir, e, dessa forma, desenvolver a linguagem. Qualquer problema auditivo pode comprometer essa capacidade. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

O Teste da Orelhinha deve ser realizado até 48 horas após o nascimento. É um exame rápido e indolor, feito pelo fonoaudiólogo, na presença dos pais, no momento em que o bebê está dormindo. Insere-se um fone no ouvido com o objetivo de analisar a na anatomia e a integração auditiva do bebê. Se o resultado for negativo, outro teste é realizado, pois pode haver alguma secreção oriunda do parto que prejudique o diagnóstico. Se o resultado for novamente negativo, o bebê é encaminhado ao especialista (otorrinolaringologista).

A surdez pode ser temporária (causada pelas secreções do parto) ou permanente. Além da hereditariedade, pode decorrer de doenças como rubéola e toxoplasmose. Hoje, a cada mil nascidos, dois são surdos. De acordo com a fonoaudióloga Fabiane Zimmermann, que atua no Hospital Dona Helena, o índice de surdez aumentou nas últimas décadas. “Antes, os bebês prematuros, que são um grupo de risco, no qual a surdez é mais comum, não sobreviviam. Atualmente, eles têm todas as condições de sobrevivência”, explica. Ela ressalta a importância do diagnóstico nos primeiros meses de vida: “Se a criança for protetizada (usar o aparelho para surdez) até os seis meses de idade, a linguagem dela vai ser comparável à de crianças que não tiveram problemas auditivos”.

A lei que determina a obrigatoriedade do exame é municipal. O Hospital Dona Helena foi pioneiro na realização do Teste da Orelhinha em Santa Catarina. O procedimento foi implantado desde 1998 em todos os bebês prematuros e, desde 2002, é realizado em todos os recém-nascidos.

Buddha Spa oferece promoções especiais para a Páscoa

A rede Buddha Spa oferece na semana da Páscoa 20% de desconto nos pacotes Day Spa Casal ou Individual. Com duração de três ou cinco horas, os programas incluem terapias, alimentação balanceada, almoço especial Mesa III Gastronomia, sucos, chás e banhos de ofurô. Todos os pacotes e programações podem ser moldados ao gosto do cliente. Para tanto, o Buddha Spa disponibiliza um leque de mais de 25 terapias de bem-estar e relaxamento à escolha.

Há oito anos no mercado, o grupo Buddha Spa tem unidades nos bairros de Higienópolis e Ibirapuera e oferece à seus clientes as mais modernas técnicas, aulas e programas, além de contar com uma equipe de excelentes profissionais fisioterapeutas. Para conhecer acesse: www.buddhaspa.com.br

O pacote Day Spa Páscoa Individual de três horas tem preço de R$300 e o de cinco R$500. Para os casais, o preço é de R$560 para três horas e R$920 para cinco.

Serviço:

Buddha Spa Ibirapuera

Rua Manoel da Nóbrega, 1944 -Ibirapuera - SP
Horário de funcionamento: das 09h às 20h
Telefone: 11.3052-1756

Buddha Spa Higienópolis

Rua Engenheiro Edgar Egídio de Souza, 510-Higienópolis-SP
Horário de funcionamento: das 09h às 20h
Telefone: 3668-7221

O Buddha Spa

O grupo Buddha Spa foi fundado em 2001 em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo. A unidade com mais de mil metros quadrados abriga salas de terapias, ofurô e oferece aulas de Pilates e Hatha Yoga. Durante o Day Spa, as refeições são preparadas pelo Mesa III Gastronomia e os complementos alimentares são desenvolvidos pela Anew do Japão. O Buddha Spa também oferece terapias de beleza com produtos Kenzoki Paris, linha de cosméticos da grife Kenzo.

Curso de Redação e Estilo aprimora estilo e texto jornalístico

A Escola de Comunicação do Comunique-se realiza, nos dias 25 e 26/04, a oficina de Redação e Estilo para Jornais e Revistas, em Florianópolis.

As aulas, ministradas pela produtora editorial Kandy Saraiva, são práticas e abordam temas como coesão, tipos de discurso, figuratividade e variação lingüística, entre outros.

Os alunos aprendem com exercícios e exemplos da mídia impressa e digital e aprimoram o texto com técnicas de estrutura redacional, gramática e estilo.

Colégio Albert Sabin realiza outsourcing de TI com PL Tecnologia

Instituição de ensino paulista inaugura nova unidade com infraestrutura e serviços de TI implantados pela integradora

São Paulo, 23 de Março de 2009 – O Colégio Albert Sabin – instituição de ensino paulista com quinze anos de existência, somando 2.450 alunos e mais 300 funcionários – acaba de inaugurar uma nova unidade voltada à Educação Infantil. Para contar com uma infraestrutura de TI com alta disponibilidade e serviços de suporte especializados, a empresa realizou o outsourcing da área com ajuda da PL Tecnologia, integradora de soluções de Convergência Digital.

A parceria entre as empresas é antiga, estabelecida há mais de oito anos: o Sabin escolheu a integradora para consultoria, suporte e manutenção da sua rede de TI. Desde lá, a PL tem realizado um trabalho cuidadoso e focado no fornecimento de soluções de TI sempre atualizadas. Foi por este motivo que a nova unidade de Educação Infantil foi equipada em projeto da integradora, conforme explica Fernando Mello, gerente administrativo e financeiro do Colégio. “É importante ter como parceira uma empresa com todo conhecimento necessário na área de TI, enquanto o Colégio pode se concentrar nas suas atividades-fim. Dessa forma, não perdemos tempo tentando instalar a rede, computadores e outros equipamentos. A terceirização do serviço nos garante uma probabilidade de êxito muito maior em projetos de TI”.

A nova unidade, o Colégio AB Sabin, terá capacidade para atender 300 alunos. A rede está integrada à infra-estrutura de servidores da Unidade 1 do Colégio e utiliza a mesma base de dados, acessada remotamente através de um link de 512 kbps. Isso permitiu, segundo Mello, um menor custo para o Colégio, pois os softwares rodam no servidor central e assim foi possível contratar um link de menor banda para atender a rede da nova unidade, sem perda da qualidade de comunicação entre unidades.

Recentemente, a infra-estrutura de rede do Colégio Albert Sabin foi atualizada pela própria PL, com servidores que contam com recursos de virtualização e infra-estrutura de rede Gigabit. A integradora mantém profissionais de suporte alocados para atender as duas unidades.

Sobre o Colégio Albert Sabin

O Colégio Albert Sabin, Instituição de Ensino com quinze anos de existência, é uma referência quando o assunto é educação e serviços, pois tem, em sua Proposta Institucional, o compromisso de formar um indivíduo capaz de aprender a aprender e apto a contribuir para o progresso da sociedade.

Desde outubro de 1993, o Colégio Albert Sabin trabalha na realização de sua missão, que está alicerçada nos valores do respeito, da solidariedade, da estimulação da criatividade, da formação do espírito crítico e da autonomia de todos os seus participantes. Através de uma prática dinâmica e permanentemente atualizada, o projeto objetiva o enriquecimento dos saberes do educando, possibilitando-lhe o exercício de uma cidadania adaptada às exigências contemporâneas. Informações: www.albertsabin.com.br.

Sobre a PL Tecnologia

Fundada em 1997, a PL Tecnologia é uma integradora de redes de comunicação que oferece serviços de conectividade, convergência e integração de diversas tecnologias e topologias de rede. Além da consultoria, a empresa implementa projetos, instalação física, configuração, infra-estrutura e treinamento de redes de diferentes plataformas e conta com grande experiência em segurança de dados e soluções de Voz sobre IP, obtendo o domínio dos sites www.vozsobreip.com.br e www.pl.com.br.

Unhas artísticas de graça na Fundamas

Uma das modas do momento para o público feminino é a decoração das unhas com pinturas artísticas. A Fundamas em duas de suas unidades, nos bairros Itaum e Aventureiro, oferece este curso para a comunidade. A decoração de unhas artísticas é parte integrante do curso de Manicure e Pedicure. As interessadas em fazer o curso precisam conferir nas respectivas secretarias quais as datas de inscrição das novas turmas.

O curso de manicure, pedicure e unhas artísticas é ministrado em 300 horas e proporciona conhecimentos teóricos e práticos em relações humanas no trabalho, procedimentos gerais em técnicas de anatomia das unhas, como: lixar, modelar, retirar cutículas e esmaltar com técnicas convencionais e artísticas além de eliminar calosidade e massagear os pés.

Decoração de unhas "grátis"

As moradoras das proximidades dos dois bairros podem aproveitar - gratuitamente - o serviço de manicure, pedicure e unhas artísticas nas unidades da Fundamas do Itaum e Aventureiro. Para isso, basta comparecer nos horários de cursos e conferir com a professora se alguma aluna está disponível para fazer o serviço.

Confira os locais com os horários das aulas:

* Fundamas/Cesita -Centro Educacional e Social do Itaum
- Aulas de segunda à sexta-eira, das 14 às 17 e das 19 às 22 horas.
Rua Monsenhor Gercino, 1040 -Itaum - one: (47) 3436.033

* Fundamas/Cesavi - Centro Educacional e Social do Aventureiro/Iririú
- Aulas de segunda à sexta-feira, das 14 às 17 e das 19 às 22 horas.
Rua Iririú, s/n - Iririú (ao lado da loja Milium) - Fone: (47) 3427.1828

Humorista Renato Pereira faz palestra-show em Jaraguá do Sul

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul promove nesta terça-feira, dia 24 de março, a palestra-show “Vendendo com bom humor”, com Renato Pereira. O evento tem a organização da APEVI – Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu, e acontecerá no Centro Empresarial, às 20 horas.

Especialista na utilização do bom humor empregado em ações de endomarketing, marketing de vendas e relação interpessoal, Renato Pereira mobiliza a platéia, mostrando que a arte de provocar o sorriso na negociação é uma poderosa ferramenta para a persuasão e para o sucesso comercial e pessoal.

O investimento é de R$ 40,00 para associados da CDL, ACIJS e APEVI, e de R$ 60,00 para os demais interessados. Informações pelo telefone (47) 3275-7024 ou pelo e-mail eventos@apevi.com.br.

O evento tem o apoio do CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Hotel Kayrós e Cosmos Turismo.

Carlito participa da homenagem a Paulo Wright

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, participou na sexta-feira da homenagem ao ex-deputado catarinense Paulo Stuart Wright, que desapareceu em São Paulo, em 1973, durante a ditadura militar. No evento, com a presença do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência, Paulo Vannuchi, e dos governadores Luiz Henrique da Silveira (SC) e José Serra (SP), Carlito foi lembrado por Derlei de Luca, coordenadora do Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos.

"Você lembra Carlito? Quando inauguramos a homenagem ao Paulo no Plenarinho da Assembléia conseguimos reunir no máximo dez pessoas. Hoje o auditório está lotado. A luta que era de poucos agora é de todos", disse Derlei.

Foi Carlito, quando presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, quem sugeriu o nome de Paulo Stuart Wrigth ao Plenarinho. "A Anistia não deve servir apenas para apagar os crimes. É preciso dar às famílias o direito de enterrar seus mortos", destacou Carlito.

O prefeito conversou com o João Paulo Wrigth, filho do ex-deputado. João Paulo também pediu mais transparência. "Temos uma democracia que, ao que parece, é consolidada. Não dá para aceitar que um país que cassou um presidente não possa abrir os arquivos da ditadura. Nós precisamos enterrar os nosso mortos", afirmou emocionado.

Além da cerimônia no Plenarinho, as autoridades participaram da inauguração do monumento na Praça Tancredo Neves É uma placa de vidro sustentada por estrutura de ferro, com uma foto e dados biográficos de Paulo.

Quem foi Paulo Stuart Wright

Nascido em Joaçaba, em 1933, Paulo Stuart Wright era sociólogo. Trabalhou na construção civil, ajudou a criar os primeiros sindicatos de Joaçaba, foi o primeiro candidato protestante à prefeitura do município e líder do movimento Ação Popular, originário dos egressos dos movimentos estudantis Juventude Universitária Católica (JUC) e Associação Cristã de Acadêmicos (ACA).

Em setembro de 1973, foi seqüestrado pelo Exército e levado ao Doi-Codi de São Paulo, onde foi morto por torturas. Ainda não se sabe o que fizeram com seus restos mortais.

CNPq e Banco do Brasil implantam o Cartão Pesquisa

Presidente do CNPq, Marco Antonio Zago (D), e gerente geral da agência Governo Brasília, Antonio Sávio Lins Mendes (E), do Banco do Brasil, assinam contrato com a presença dos diretores do CNPq e representantes do BB.

Foi firmada nesta semana entre o CNPq e o Banco do Brasil (BB) uma parceria que vai facilitar o dia-a-dia da Agência com os seus pesquisadores e bolsistas nos pagamentos de bens, serviços e outras despesas autorizadas: a assinatura do contrato para a implantação do Cartão BB Pesquisa, um cartão com chip, de validade nacional e internacional, emitido em nome da Unidade Gestora - no caso o CNPq - com identificação do portador.

O cartão funciona como outro qualquer e pode ser utilizado nos caixas e terminais de auto-atendimento do BB, mas apenas na função crédito, ou seja, não é um cartão de múltiplas funções. Seus portadores - pesquisadores e bolsistas - podem realizar saques e compras nos estabelecimentos credenciados pela empresa operadora, e as transações serão debitadas diariamente na conta de relacionamento da Unidade Gestora do Governo. Não é cobrada anuidade ou qualquer outro tipo de taxa, a não ser nas transações no exterior quando a bandeira da operadora for utilizada.

A grande vantagem proporcionada por esta iniciativa quando comparada com outras formas de repasse de recursos financeiros governamentais é o controle da movimentação dos recursos, que são limitados, individualmente, ao valor do projeto de pesquisa. Segundo o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, com o chip incorporado no cartão, há a possibilidade de fornecimento de informações detalhadas, o que permitirá o monitoramento das despesas, bem como o cumprimento, por parte dos pesquisadores, das políticas fixadas pelo CNPq. Dessa forma, o CNPq terá acesso a informações como CNPJ do fornecedor, ramo do comércio no qual foi utilizado o cartão e data e valor da utilização.

Entre os benefícios mais visíveis para o portador, o uso do cartão permitirá um melhor controle das despesas, já que ele poderá, a qualquer momento, solicitar a emissão do extrato nos terminais de auto-atendimento do BB. Terá também maior segurança, pois não precisará viajar com recursos em espécie. Além disso, dispõe dos serviços de uma Central de Atendimento 24 horas, no Brasil e no exterior.

O CNPq conta hoje com cerca de 73 mil bolsistas e pesquisadores. A expectativa é de que ainda este ano todos os pesquisadores que têm financiamento de projetos de pesquisa - cerca de 13 mil - estejam de posse desses cartões. Em um segundo momento, a nova sistemática poderá ser adotada pelos demais bolsistas. O cartão, além de permitir total acompanhamento das despesas realizadas e conferir maior segurança às operações, vem também atender a uma antiga aspiração dos pesquisadores: facilitar a prestação de contas dos recursos ao CNPq.

Antecedentes

Aproximadamente desde 1996, a movimentação dos recursos pelos pesquisadores na execução dos projetos é feita em Conta Tipo B - própria para suprimentos de fundos -, aberta no CNPJ do CNPq. Ocorre que por normas do BACEN, a inadvertida emissão de cheque sem fundo por um pesquisador leva o CNPJ do CNPq para o Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos do Banco Central - CCF. Tal procedimento bloqueia automaticamente novos fornecimentos de talonário de cheques para todos aqueles vinculados ao CNPJ negativado, gerando grandes transtornos aos demais pesquisadores que necessitassem de novos cheques.

Em face dos constatados transtornos e da inadequação da efetivação de pagamentos a pesquisador em conta Corrente Tipo B, o CNPq demandou junto ao Banco do Brasil a criação de um novo produto que substituísse eficazmente as Contas Tipo B, otimizasse a gestão dos recursos e agregasse facilidades gerenciais aos pesquisadores.

Em decorrência dessa demanda, após várias reuniões com técnicos do CNPq, da Secretaria do Tesouro Nacional e do Banco do Brasil, nasceu a ideia do cartão de pagamentos BB PESQUISA, em alinhamento à Instrução Normativa STN N. 4, de 30 de Agosto de 2004 , que substituirá as antigas contas com as seguintes vantagens:

1) - O Cartão BB Pesquisa é eficiente instrumento de pagamento destinado à gestão dos recursos vinculados à pesquisa, na Administração Pública, e dispõe de poderosas ferramentas de controle para o CNPq, limitar, gerenciar e controlar com eficiência e agilidade os gastos dos recursos destinados aos Pesquisadores;

2) - Com a adoção da nova sistemática, além de os pesquisadores que disporão de relatórios gerenciais eficazes de controle de gastos, de informações detalhadas das aquisições realizadas, também, a sociedade será contemplada com a transparência e a visibilidade na aplicação dos recursos públicos, haja vista a previsibilidade de mecanismo de aderência à Página da Transparência Pública;

3) - Com essa medida, o CNPq passa a dispor de todas as condições para consolidar definitivamente o processo de automação e desburocratização dos procedimentos de concessão de financiamentos dos projetos de pesquisa, com grande economia de recursos com papel, toner, impressão de processos, projetos e outros

Arthur Moreira Lima volta ao palco do Centro Cultural

O consagrado pianista Arthur Moreira Lima estará de volta a Jaraguá do Sul para um concerto no dia 25 de abril, às 20h30min. Um dos principais nomes da música no País, o pianista vai fazer a estréia oficial de um novo piano de cauda de fabricação alemã da marca Steinway, que a SCAR recebeu no final do ano. A doação permite à SCAR contar com um dos mais modernos instrumentos do gênero, utilizado nas maiores orquestras e pelos mais talentosos artistas.

Em 2008, a SCAR já havia recebido a doação de um piano de meia-cauda marca Yamaha, de fabricação japonesa. Os dois instrumentos foram utilizados durante o FEMUSC, oferecendo ao público excelente qualidade nas apresentações. Reserve a agenda e confira em abril o grande concerto com Arthur Moreira Lima.

Informações pelo telefone (47) 3275-2477 ou pelo e-mail scar@scar.art.br.

Filmes sobre Rembrandt no aniversário do Masc


Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro promovem, em homenagem ao aniversário de 60 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), a exibição de quatro filmes sobre o pintor holandês Rembrandt (1606-1669).

Na quarta-feira, dia 25, às 20h, com entrada gratuita, será exibido o documentário “Rembrandt – 400 anos”, filme inglês com duas horas de duração lançado em 2006 como parte dos eventos comemorativos aos 400 anos de nascimento do artista. O documentário mostra, em capítulos, detalhes sobre a época em que Rembrandt viveu, sua vida e sua obra, sua técnica de pintura, mostra a cidade natal do pintor nos dias atuais e ainda passeia pelos quatro principais museus que abrigam sua obra.

Já dias 31 de março, 7 de abril e 14 de abril, sempre às terças-feiras, às 20h, com um ingresso de R$ 5, serão exibidos, respectivamente, “Rembrant”, de Alexander Korda, “A Ronda da Noite”, de Peter Greenaway, e “Rembrandt fecit 1669”, de Jos Stelling. “Mostrar a vida e a obra de um dos mais importantes pintores mundiais é uma maneira enriquecedora de comemorar o aniversário do nosso Museu de Arte”, afirma a presidente da FCC, Anita Pires.

Produzido na Inglaterra e lançado em 1936, “Rembrandt” é um clássico que tem no elenco Charles Laughton, Elsa Lanchester, Edward Chapman, George Merritt, Gertrude Lawrence, Henry Hewitt, John Bryning, John Clements, John Turnbull, Meinhart Maur, Richard Gofe, Roger Livesey, Walter Hudd. No ano de 1642, em Amsterdã, o grande pintor Rembrandt Van Rijin (Charles Laughton) desfruta de uma vida cheia de fama e fortuna, mas com a morte de sua esposa/musa, seu trabalho encontra a escuridão. Falido e desolado, ele busca consolo nos braços de uma bela jovem, Hendrickje (Elsa Lanchester), uma empregada de sua casa.

Para comemorar os 400 anos de Rembrandt, o diretor Peter Greenaway realizou o drama inglês “A Ronda da Noite”, lançado em 2007, obra que tenta mostrar a vida profissional do artista Rembrandt (Martin Freeman), bem como seu romantismo. O ano 1642 marca uma virada na vida do famoso pintor holandês, que perde o seu status de respeitada celebridade e se transforma num pobre desacreditado. Perante a insistência da sua mulher grávida, Saskia, Rembrandt aceita pintar a Milícia dos Mosqueteiros de Amesterdão, num retrato de grupo que mais tarde ficará conhecido como "A Ronda da Noite".

Drama holandês lançado em 1977, “Rembrandt fecit 1669” tem direção de Jos Stelling. No último ano se sua vida, Rembrandt pintou uma série de auto-retratos que o mostram de forma sombria e solitário em seu estado de espírito. O título do filme remete ao último auto-retrato. O roteiro, porém, não enfoca apenas o artista: mostra também seu modo de ver o mundo. Cada fato da vida de Rembrandt corresponde a uma de suas obras, desde seu casamento com uma mulher rica até o seu abandono, incompreensão e completa solidão. Em seu último auto-retrato, ele encontrou forças para pintar a si mesmo com uma perfeita objetividade e resignação. O diretor Stelling recria de forma detalhada esse momento de Rembrandt, cuja autenticidade permite concluir a real relação do mestre da pintura entre vida e arte.

Balneário recebe etapa do mundial de Body Board


O evento será realizado de 21 a 26 de abril, na praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC, homologado pela IBA e Cbrasb (Confederação Brasileira de Body Board), distribuirá US$ 40.000,00 de premiação e contará com a participação dos campeões mundiais Uri Valadão (BA) e Neymara Carvalho (ES) (tetra campeã mundial).

Será o segundo evento organizado por toda a comunidade brasileira de body board e também uma homenagem a atleta brasileira Khaterine Melo, que representou nosso país por mais de dez anos e ocupou a quinta colocação no ranking mundial de 2005. Em setembro de 2006 veio a falecer vitima de câncer, aos trinta anos de idade, evento este idealizado e projetado pelo seu irmão, Renato Melo.

No ano de 2008 participaram 170 atletas de 22 países, foi considerado segundo a mídia especializada, o melhor evento da modalidade.

O início das atividades será no dia 20 de abril com o coquetel de abertura oficial, além da competição, contará com kart para as estrelas do Bodyboard, visitação ao parque Unipraias, palestras, curso para juízes, noite de autógrafos, festa de homenagem e oficial do evento. A estrutura do campeonato contará com área para atletas, área vip, centro técnico e sala de imprensa, respeitando as normas ambientais do local.

O evento conta com a parceria da TV RIC RECORD e RADIO JOVEN PAN, receberá a grande mídia de televisão, jornais, revistas e terá uma assessoria de imprensa especializada que no ano de 2008 registrou um retorno de mídia de R$ 1,5 milhões.

Será transmitido ao vivo para todo mundo pelo site www.kmbodyboardpro.com.br.

Após o sucesso da primeira edição, o Katherine Melo Bodyboard Pro volta a ser o foco das atenções no circuito mundial de bodyboard, os melhores atletas do mundo para a disputa dos U$40.000 oferecidos em prêmios. (U$25.000 para os homens e U$ 15.000 para as mulheres).

O evento ganha ainda mais brilho por se tratar de uma etapa com status Grand Slam na categoria feminino. Com certeza, os melhores atletas do mundo estarão no Brasil em busca de pontos preciosos no ranking mundial. A etapa distribuirá 1500 pontos a campeã da categoria profissional feminino e 1050 para o grande vencedor da profissional masculino.

Seguindo os moldes da etapa de 2008, considerada como um marco na história do esporte, para o ano de 2009 a F.O.G. Marketing & Eventos promete ainda mais novidades e inovações, com uma excelente estrutura, além de muita festa e promoções durante a etapa.

Os brasileiros são os atuais campeões do evento e prometem honrar as cores do país com bastante afinco. Uri Valadão, atual campeão mundial, terá uma missão dura pela frente para defender seu caneco. Vários atletas de renome nacional e internacional prometem dificultar a vida do baiano voador, que deu sua arrancada para o primeiro título do tour mundial após a vitória no KMBB08.

Além de Uri, os brasileiros que brilharam no circuito mundial em 2008 são as grandes esperanças de título para o nosso país durante o evento. O hexacampeão mundial Guilherme Tâmega, que obteve um terceiro lugar em Pipeline (Hawaii) nesta temporada, além do campeão Paulo Barcellos e do local Luiz Villar prometem encabeçar a lista dos favoritos.

Já entre as mulheres a grande vencedora foi Joselaine Amorim, que já não disputa mais o circuito mundial. Nomes como Neymara Carvalho, campeã mundial em 2008 e terceira colocada no KMBB08, além de Naara Carolyne, vice campeã do evento passado, prometem comandar o show na praia do Estaleirinho.

Além dos brasileiros, espera-se que os tops do circuito mundial compareçam a Santa Catarina, assim como ocorreu no evento de 2008. O fato de contar com uma das maiores premiações do circuito e oferecer uma estrutura dificilmente vista no tour mundial fará com que diversos “gringos” disputem a etapa.

Resultados - Katherine Melo Bodyboard Pro 2008

Final masculina:
Campeão - Uri Valadão (Bra) 12,15 x Vice – campeão Luiz Villar (Bra) 9,90

Final feminina:
Campeã - Joselaine Amorim (Bra) x Vice - campeã - Naara Carolyne (Bra)


O Katherine de Melo Body Board Pro conta com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, FUNDESPORTE, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Fundação Municipal de Esporte, apoio do Hotel Plaza Camboriú, Sindisol, Sky Beach, Marauto Rentacar, Parque Unipraias, Convention & Visitors Bureau, cobertura e divulgação RIC RECORD e RADIO JOVEN PAN, Fibratur, GOL – Transportadora Oficial do Evento, organização e realização IBA, FECAB, ACAMBODY, Instituto Anjos do Mar e FOG Marketing & Eventos.

Em Joinville, escolinha de basquete abre inscrições

Agora é a vez do basquete. Na próxima segunda-feira (23), o Programa de Iniciação Desportiva (PID) inicia as aulas e inscrições para a escolinha de basquete masculino e feminino sob a orientação do professor Marco Alexandre Cunha, o Mocô, como é conhecido.

Mocô é ex-atleta da seleção de Joinville, sendo oito vezes campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina e nove vezes campeão estadual. Em 1997, foi campeão da Copa Brasil e do Sul Brasileiro. Pela seleção brasileira, ficou em terceiro lugar no mundial universitário disputado na Itália (em 1997). Em 1998, encerrou a carreira de atleta consagrando-se campeão estadual e dos Jogos Abertos, em Chapecó.

As inscrições serão realizadas de segunda (23/03) a sexta-feira (27/03) na secretaria da Associação Atlética Tupy, em horário comercial ou com o próprio professor no horário das aulas. Para se inscrever, os interessados devem ter de 8 a 16 anos e estarem acompanhados de um responsável maior de 18 anos. A inscrição e as aulas são gratuitas.

As aulas acontecem na Associação Atlética Tupy nos seguintes horários: segundas e quartas-feiras, no período matutino, das 8h30 às 10h, para alunos de 8 a 12 anos e das 10h às 11h30, para alunos de 13 a 16 anos. No período vespertino, das 14h às 15h30, as aulas são para alunos de 8 a 12 anos e das 15h30 às 17h para os de 13 a 16 anos.

Mais informações junto à Felej, na Arena Joinville, ou pelo telefone 3433.1160.

Serviço:

* O que: Inscrição Escolinha de Basquete (para crianças de 8 a 16 anos)
* Quando: 23 a 27 de março
* Horário: comercial
* Onde: A.A. Tupy, rua: Albano Schmidt, 3605, Boa Vista.
* Valor: gratuito

Obs.: O aluno deve estar acompanhado de responsável maior de 18 anos.

Conselho Tutelar é tema de Audiência Pública

Por: Eliane Romiu

Foi marcada para a segunda-feira (23), às 17h, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, a audiência pública para tratar de questões referentes ao atendimento à criança e ao adolescente na cidade. A principal delas é a alteração da lei 1033/91, em seu artigo 12, que prevê a candidatura aos Conselheiros Tutelares, através de chapas. Toda a comunidade está convidada a participar. É um importante espaço para discussão e decisões sobre o atendimento social infantil. A discussão envolve o Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão para Assuntos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores e Conselho Tutelar.

Para os conselheiros municipais a expectativa é de que este seja o início de um trabalho de apoio e envolvimento visando melhorar, atualizar e intensificar ações a toda a rede de atendimento a criança e ao adolescente. “A urgência é para a realização do processo de escolha do novo Conselho Tutelar, mas a lei 1033 deve ser discutida com mais abrangência, pois está ultrapassada e deverá ser revista e adequada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e às novas resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)”, explica Juliana Zimmermann Buerger, presidente do CMDCA.

Na audiência pública o CMDCA apresentará uma proposta de emenda com sugestões a respeito da lei 1033/91, para acrescentar ao projeto de lei 065/2008 que já tramita na Câmara de Vereadores desde o ano passado e que precisa ser revisto. “Esta proposta será apresentada na segunda-feira na audiência pública para apreciação e aberta à população para mais algumas sugestões. Esperamos que os vereadores se comprometam, analisem e votem o mais rápido possível, para assim realizarmos as novas eleições com a nova lei em vigor, caso contrário o CMDCA deverá realizar a escolha através da inscrição por chapas”, diz Zimmernann.

Situação do Conselho Tutelar - Em 25 de maio de 2008 foi realizado o processo de escolha dos conselheiros tutelares para trabalharem, a partir da posse, prevista para agosto do ano passado, durante três anos. A posse não ocorreu devido a anulação da eleição pelo Judiciário. Mediante a decisão e determinação da Vara da Infância e Juventude, o CMDCA indicou quatro membros (mais um indicado pelo Juízo) para assumirem provisoriamente os trabalhos no Conselho Tutelar. Vinculado administrativamente a Prefeitura, o Conselho Tutelar é, em síntese, responsável pelo zelo e garantia do cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Atende à Marginal Oeste, 437 (esquina com a rua Dom Jaime).

Outras informações sobre o assunto com a presidente do CMDCA, Juliana Zimmernann Buerger (9977-3336). Outras fontes: Câmara de Vereadores (3367-0259), Promotoria da Infância e Juventude (3261-4252), promotor Rogério Ponzi Seligman e Conselho Tutelar (9967-4050).

A íntegra da Lei 1033/1991 está disponível no site www.camboriu.sc.gov.br em Legislação e subitem Leis Ordinárias.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Filha de barítono legendário se apresenta em Joinville

A primeira edição do Domingo Musical com Arte e Cultura, organizado pela Sociedade Cultural Alemã de Joinville, vai trazer a Joinville, Barbara Hillebrand Cordes, filha do legendário barítono operístico Marcel Cordes. Ela se apresenta junto com Dietrich Hillebrand, no dia 5 de abril, às 10h30, na Casa da Memória, na Rua XV de Novembro, 1000.

Os músicos chegam em Joinville no dia 4 de abril. Na segunda-feira (6/04), eles darão uma palestra sobre a história de música a partir das 18h, na Lírica. Bárbara começou estudando piano, mas preferiu seguir os passos do pai. Soprano, cantou em muitas óperas e em inúmeros concertos e recitais na Alemanha e em outros países.

Dietrich, desde muito cedo, mostrou talento musical e foi admitido na Escola de Musical de Regensburg e no mundialmente famoso Coro "Regensburger Domspatzen". Foi contratado como solista de voz branca para o famoso Festival de Salzburg e também grava programas radiofônicos. Estudou na "Musikhochschule de Munich nas especialidades de violino,composição, direção de orquestra e dramatugia operística.

Joinville ganha apoio para desenvolver pesca na região

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, quer organizar e aproveitar melhor a pesca como atividade econômica no município. Este trabalho ganhou o apoio da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal, que repassou ao município um caminhão frigorífico de seis toneladas, um Centro de Formação Digital (com cinco computadores) e uma fábrica de gelo com capacidade de 1,2 tonelada.

A cerimônia de oficialização de entrega dos equipamentos foi realizada na manhã desta sexta-feira (20) no auditório da Assembléia Legislativa, em Florianópolis. Foram beneficiados 62 municípios do Estado, num valor de R$ 11 milhões e 178 mil reais. A cerimônia teve a presença do ministro da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolim, da senadora Ideli Salvatti, do senador Neuto de Conto e deputados federais e estaduais.

Carlito foi escolhido para falar em nome dos 62 prefeitos. Disse estar sentido orgulho muito grande pelo fato de representar os prefeitos e por ter participado do Fórum Parlamentar de Santa Catarina, que reúne os senadores e deputados federais catarinenses e que foi responsável pela emenda que está beneficiando os municípios. "A pesca nunca havia sido tratada como uma atividade econômica relevante. Em Joinville temos rios e mar ainda subutilizados. Vamos trabalhar para organizar e aproveitar melhor este setor", destacou o prefeito.

Os equipamentos recebidos nesta sexta-feira (20) serão administrados pela Fundação 25 de Julho. O presidente da entidade, Rivelino Simas, recebeu a chave do caminhão frigorífico do ministro da Pesca, Altemir Gregolim.

O caminhão, com capacidade de carga de seis toneladas, será utilizado no transporte de pescado para facilitar a comercialização dos produtos in natura. O Centro de Formação Digital será utilizado na organização da produção, inclusão digital e o acesso a informações de mercado.

Os municípios da Região beneficiados com equipamentos são:

* Joinville - Caminhão frigorífico de 6 toneladas, fábrica de gelo e Centro de Formação Digital
* Araquari - Centro de Formação digital
* Balneário de Barra do Sul - Caminhão frigorífico e draga
* Barra Velha - Centro de Formação Digital
* Garuva - Centro de Formação Digital
* Itapoá - Centro de Formação Digital e Fábrica de Gelo de 3 toneladas
* Penha - Retroescavadeira, Centro de Formação Digital e Máquina de Gelo
* Piçarras - Fábrica de gelo de 3 toneladas e Centro de Formação Digital
* São Francisco do Sul - Centro de Formação Digital

Balneário sedia campeonato de basquete em cadeira de rodas


O município de Balneário Camboriú irá sediar neste sábado (21), torneio início do campeonato catarinense de basquetebol em cadeira de rodas. O evento irá reunir 07 equipes do Estado: Florianópolis, São José, Brusque, Concórdia, Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú.

Todos os jogos da competição serão disputados durante o sábado a tarde no ginásio Multieventos Hamilton Linhares Cruz, no bairro da Barra.

O Campeonato vai seguir o sistema de pontos corridos todos contra todos. A abertura oficial do evento acontece as 14h. Na próxima etapa do campeonato estadual, 04 de abril, a equipe representante de Balneário Camboriú AFADEFI/FME, vai a São José disputar as partidas.

A etapa do campeonato em Balneário Camboriú está sendo é organizado pela Federação Catarinense de Basquetebol de Cadeiras de Rodas, Afadefi e Fundação Municipal de Esportes.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Sandro Bernardoni- Superintendente da Fundação municipal de Esportes
047-99730965

Barra Velha participa do Projeto Orla


A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, representada pelo Eng.º Edson Adilson Ferreira e a Prefeitura Municipal de Barra Velha, representada pela Bióloga Maria Luisa Duarte de Oliveira e o Fiscal Ambiental Vilmar Michereff participaram da Oficina de Capacitação da Comissão Estadual do Projeto Orla, nos dias 18 e 19 de março de 2009, em Florianópolis. Na ocasião foi preenchido o Termo de Adesão do município de Barra Velha ao Projeto Orla.

Desde 2001 o Projeto de Gestão Integrada para a Orla Marítima (Projeto Orla) constitui uma estratégia do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro – PNGC, que oferece aos estados e municípios um aporte para o planejamento integrado da zona costeira, considerando os diversos instrumentos de planejamento territorial e gestão ambiental aplicáveis nos três níveis de governo.

O Projeto Orla é uma ação conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Planejamento. Em Santa Catarina tem atendido os municípios de: Itajaí, Navegantes, Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú e Florianópolis. Outros municípios que também preencheram o Termo de Adesão foram: Laguna, Governador Celso Ramos e Itapoá.

Sua efetiva implementação pode representar ganhos para as diferentes esferas administrativas, seja pelo compartilhamento de responsabilidades na definição de cenários de uso desejados para esse espaço nobre da zona costeira, seja pela elaboração de diretrizes claras para a gestão dos bens da União no âmbito dos municípios litorâneos. As bases conceituais e metodológicas do Projeto representam uma inovação no planejamento local, tanto do ponto de vista do ordenamento de usos a partir da caracterização da paisagem, quanto do modelo institucional de envolvimento das três esferas de atuação: municipal, estadual e federal.

Emasa vai produzir água com recuperação ambiental


Por: Alexandre Velame / foto: Alexandre Velame

O mundo sofre com catástrofes motivadas pela degradação do meio ambiente e estuda medidas para evitar no futuro a escassez de água. A EMASA – Empresa Municipal de Água e Saneamento apresentou uma alternativa às preocupações mundiais na última quinta-feira (19), na sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. O projeto “Produtor de Água” visa a recuperação das áreas de preservação permanente às margens do Rio Camboriú com benefício a agricultores e conseqüente ampliação dos níveis de produção de água para dois municípios.

Em até quatro anos, a equipe responsável pelo “Produtor de Água” pretende a recuperação de 180 hectares de mata ciliar em torno do Rio Camboriú, sendo o hectare equivalente a 10 mil/m². As margens do rio são habitadas atualmente por agricultores que, em sua maioria, trabalham com a produção de arroz. A EMASA pretende repassar dinheiro aos rizicultores para que eles sejam os próprios fiscalizadores da recuperação ambiental.

Em cada propriedade será instalada cerca e uma placa de reconhecimento ao trabalho de fiscalização de cada agricultor. Cada trabalhador será visto como agente ambiental e receberá cerca de 2 mil anuais – valor equivalente ao que este teria de benefício em sua produção anual. Também seria evitado o uso de 6 milhões/m³ de água retirados do rio para irrigação das lavouras de arroz, nos meses de agosto e setembro.

O “Produtor de Água” foi desenvolvido para proteção dos mananciais do Rio Camboriú e adequação das propriedades rurais ao Código Florestal, previsto na Lei Federal nº 4771/65 e que delimita as áreas de preservação permanente. Um estudo do manancial da bacia hidrográfica aponta que hoje a área total cultivada com arroz irrigado nas margens do Rio Camboriú chega a 1200 hectares.

Projeto semelhante de recuperação da mata ciliar foi desenvolvido na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e ficou conhecido no Brasil através de reportagem exibida pelo programa Globo Rural, da TV Globo. Como modelo brasileiro desta envergadura é pioneiro o projeto a ser aplicado em Camboriú e Balneário Camboriú. A Agência Nacional de Água (ANA) prevê investimentos para propostas denominadas “Produtor de Água” com medidas para recuperação de vegetação ao longo de bacias hidrográficas.

Apresentação na Câmara

Na véspera do Dia Mundial da Água, o prefeito Edson Renato Dias determinou à equipe da EMASA a apresentação do “Produtor de Água” e viajou à Brasília para garantir recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a serem investidos em projetos de drenagem pluvial.

Coube ao Diretor Geral da EMASA, engenheiro Ney Emílio Clivati, uma explicação aos vereadores sobre uma primeira etapa da proposta, que prevê a recuperação de 180 hectares de mata ciliar em até quatro anos.

Os parlamentares receberam com entusiasmo a iniciativa da autarquia em financiar a revitalização das áreas degradadas, sobretudo pelo aumento da capacidade hídrica do Rio Camboriú com o armazenamento de água pela vegetação conservada, no período da estiagem. “Isso vai garantir o aumento da produção de água”, disse Ney Clivati.

A prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, confirmou a parceria do município para elaboração do projeto “Produtor de Água” quando recebeu a equipe da EMASA nessa segunda-feira (16).

Além dos dois municípios e da ANA, outros parceiros do projeto são a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e as ONGs The Nature Conservancy – TNG e IDEA.

Regata na Lagoa da Conceição alerta sobre consumo de água

A Lagoa da Conceição, em Florianópolis, deverá receber mais de 50 barcos com mensagens sobre economia de água, no Dia Mundial da Água. Evento também tem como gancho a Copa 2014, considerada a "Copa do Meio Ambiente"

Uma regata na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, reunirá mais de 50 barcos que trarão dicas de como economizar água num evento que acontecerá nos dias 21 e 22 de março. Neste domingo (22/3), comemora-se o Dia Mundial da Água e a intenção dos organizadores é aproveitar esta data para uma ação que motive a população de Florianópolis e do sul do país a economizar água, tendo como gancho também o campeonato mundial da Fifa de 2014, que será realizada no Brasil e terá como tema o meio ambiente.

"Esta é uma excelente oportunidade para os catarinenses lembrarem que os esportes, tanto os náuticos como esta regata, e o futebol com a Copa 2014, são ótimos painéis para melhorar o nível de consciência ambiental de todos, especialmente numa questão tão importante como a da água", diz Adão dos Santos, vice-presidente do Sinaenco SC (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia).

O evento está sendo organizado pelo Sinaenco, H2C e Associação Catarinense de Windsurf. "O Brasil tem uma grande oportunidade de, com a realização da Copa 2014, melhorar seus índices de consumo de água, que estão muito acima dos preconizados pela ONU, adotando práticas sustentáveis em relação ao consumo", afirma Paulo Costa, diretor da consultoria especializada H2C. O índice de consumo médio de água do brasileiro é de 240 litros por dia, enquanto a ONU recomenda 150 litros/dia como ideal de consumo sustentável.

Já o arquiteto Vicente de Castro Mello aproveita o evento para lançar uma campanha intitulada "Copa verde", que também remete à preocupação ambiental em relação aos recursos naturais - entre eles a água - e à produção de resíduos, itens que podem ser sensivelmente melhorados com campanhas educativas, que motivem a população a utilizar os recursos naturais de forma racional e a adotar posturas ambientalmente corretas, como a reciclagem do lixo doméstico, por exemplo. "Este evento é um palco excelente para lançar a campanha, pois aliar um esporte praticado na água é a melhor maneira de lembrar às pessoas que este é um recurso finito, e que precisa ser poupado", diz Castro Mello.

Serviço

Evento: Velejando pela Copa Verde
Local de de Encontro: Clube Ventuus - Lagoa da Conceição
Av. das Rendeiras, nº 1672
Data: 21 e 22 de março
Horário: a partir das 11 horas

Caso queira receber um mapa de como chegar, solicite pelo e-mail rodrigo@mandarim.com.br, ou através do fone 11 3337-5633

Haverá embarcações exclusivas para equipes de reportagem, ou se preferirem poderão acompanhar a regata nas escunas, junto com as crianças.

Jornalista lança documentário sobre empregadas domésticas


O jornalista Paulo Henrique de Moura lança na próxima quarta-feira (25), o documentário “Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro”, no Café e Cultura que fica no Centro de Cultura Popular (Mercado Velho). O documentário mostra o dia-a-dia de três empregadas domésticas de Itajaí, suas dificuldades, sonhos e realizações. Serão duas exibições: às 20 horas e as 20h30. A entrada é gratuita.

Em 2007 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontou a existência de mais de 06 milhões de empregadas domésticas em todo o país. Este índice representa 20% de toda a força de trabalho ativa do setor feminino no Brasil. As pesquisas revelaram ainda que as empregadas domésticas formam no país, um exército de quase cinco milhões de mulheres – apenas 6,84% são homens. Segundo a pesquisa, 61% delas não têm o ensino fundamental completo, estudam pouco, são de famílias pobres e costumam migrar para as grandes cidades em busca de uma vida melhor.

“Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro” é sobre três mulheres que moram a menos de 20 minutos de distância uma da outra. Apesar de trajetórias diferentes, elas têm em comum a profissão: são empregadas domésticas. Um trabalho que não é visto como uma carreira a ser seguida, mas uma sina, algo que o destino reserva para algumas pessoas. “Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro” não retrata as empregadas como vítimas, e sim como pessoas que exercem essa atividade porque precisam e outras porque gostam dela. Mostra ainda, que merecem reconhecimento pelo trabalho que desempenham.

No documentário (trabalho de conclusão de curso do jornalista) as empregadas domésticas são as protagonistas da história. É para elas que as câmeras e a nossa atenção se voltam. Por meio das personagens Solange, Rose e Lourdes, o espectador entra no universo do trabalho doméstico para conhecer a luta, os preconceitos e as dificuldades que enfrentam no dia a dia para terem seus direitos reconhecidos.

Para Cláudia Mesquita, doutora em comunicação e estética do audiovisual pela USP e autora do livro “Filmar o Real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo”, “Domésticas para vida: quando o trabalho é na casa do outro”, “trata-se de um filme que parte de um critério temático para a partir dele, selecionar as pessoas que serão filmadas e se transformarão em personagens. Isso permite uma certa concentração espaço-temporal (a chamada “cena”, a unidade de espaço e tempo) o que nos faz aprender não apenas a fala de cada personagem, mas o seu ambiente, o seu modo de se vestir, seus gestos, a atuação em casa e no trabalho. Cada uma é uma; cada uma corresponde a um bloco dentro do filme e cabe a nós, se pudermos e quisermos, estabelecer comparações entre elas”.

Ficha técnica:

Produção, Roteiro e Direção: Paulo Henrique de Moura
Direção de Fotografia: Paulo Henrique de Moura
Assistente de Direção: Ilana Coelho
Assistente de Produção: Herivelto Dias Correa Jr.
Imagens: José Fernando dos Santos e Pedro dos Santos
Som: Herivelto Dias Correa Jr. e Ilana Coelho
Edição e Finalização: Marlon Gamba
Projeto Gráfico: Júlio Castelain
Trilha: Paulo Henrique de Moura

Reunião no Vila Nova encerra o PPA Participativo

Cerca de 450 moradores, lideranças comunitárias e representantes de órgãos não governamentais participaram do último encontro do PPA Participativo, que abrange a região Oeste. A reunião do PPA (Plano Plurianual) já foi realizada no Aventureiro, no dia 16/3, abrangendo a região Norte, depois no dia 17/3, no Paranaguamirim, para a região Sul e no Comasa, no dia 18/3 para a região Leste.

O último dos quatro encontros foi realizado na quadra de esportes coberta da Escola Municipal João Valentim da Rocha, na rua 15 de novembro, no bairro Vila Nova. Jovens, adultos e crianças acompanharam a reunião, que começou animada por um grupo de violeiros, indicados pela Fundação Cultural de Joinville. O bom tempo e a temperatura agradável auxiliou os trabalhos dos servidores municipais que preparam o local para a comunidade. Os moradores começaram a chegar por volta das 19 horas, apesar da reunião estar marcada para iniciar às 19h30.

O prefeito Carlito Merss abriu as discussões com a comunidade, abordando a importância do encontro, "que muda a maneira de administrar a cidade e democratiza as ações do poder executivo, ouvindo as opiniões e os anseios da comunidade, de maneira muito simples e direta". 13 representantes dos bairros: Morro do Meio, Nova Brasília, São Marcos, Vila Nova e até do Costa e Silva expuseram suas opiniões. "Nunca vi nada igual. Acho muito bom que a prefeitura ouça a voz do povo. Antes, os governantes só vinham aqui para pedir voto, mas nunca para nos ouvir", disse o ferramenteiro e morador do bairro Vila Nova, Antônio Amorim.

Após a comunidade apresentar suas 42 sugestões, o prefeito encerrou a apresentação explicando a viabilidade ou não das principais reivindicações. Sobre o binário do Vila Nova, o prefeito foi sincero. "Enrolaram vocês. Não tem dinheiro da Prefeitura para esta obra. E ela ainda tem problemas. O projeto original só vai até a metade e não resolve. Estamos estudando uma saída mais inteligente. Nossa proposta é uma ligação mais ampla, até a BR 101, duplicando o trecho e oferecendo mais
segurança".

Com relação a Estrada Blumenau, Carlito disse que a Prefeitura vai precisar contar com a parceria do Estado e de R$ 360 mil para executar a obra. Como boa notícia, Carlito anunciou a inauguração da primeira praça de lazer para a terceira idade de sua gestão, a ser inaugurada no dia 3 de abril, anexo ao prédio da Secretaria Regional do Vila Nova.

Carlito disse ainda que, neste ano, está iniciando o processo de reestruturação da Fundação 25 de julho, onde somente pessoas técnicas estarão trabalhando para todos. "Não será mais um espaço onde as pessoas faziam tudo, menos ajudar e conversar com os agricultores. É óbvio que nós não vamos conseguir realizar tudo. Mas quando nós estivermos discutindo o orçamento, estas sugestões serão todas avaliadas".

Sobre o drama das enchentes, o prefeito disse: "temos de entender que toda esta região do Vila Nova e Morro do Meio era há muito tempo atrás alagadiça, cheia de
plantação de arroz. As áreas mais altas ficaram na mão de quem tem dinheiro. O povo
ocupou as áreas piores. Tanto é que hoje nós temos 10 mil famílias morando nos mangues em Joinville. Ainda bem que havia a cota 40, que impossibilitou a ocupação maior dos morros e evitou tragédias maiores nas enchentes do final do ano".

No final, Carlito adiantou que todas as obras viárias, por determinação federal, deverão contemplar ciclovias. "A região Oeste mudou seu perfil de área agrícola nos últimos 30 anos. Por isso ela merece mais atenção e investimentos, principalmente na infra-estrutura", disse o prefeito. A partir do dia 30 de março, este debate será iniciado na Câmara de Vereadores de Joinville. A comunidade ouviu ainda que "de nada adianta incluir uma obra no orçamento, se ela não estiver incluída no PPA. Por isso a participação popular é tão importante".

Obras do contorno ferroviário começam em até um mês

As obras do contorno ferroviário em Joinville devem começar em 30 dias. A informação foi divulgada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), João José dos Santos, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional do Norte Catarinense, na tarde desta quinta-feira (19), em Joinville. A obra, com 17,9 quilômetros, vai custar R$ 52,7 milhões.

Santos também falou sobre a duplicação da BR-280, no trecho de 71,5 quilômetros entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. "Nossa intenção é licitar as obras neste ano para começá-las no início do ano que vem", disse. A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, foi o anfitrião do encontro, que teve como objetivo debater as prioridades da região dos oito municípios de abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) - Joinville. Estiveram presentes prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e lideranças de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú. O encontro foi presidido pelo secretário da SDR Joinville, Manoel Mendonça.

Carlito colocou o município à disposição da região para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos. Elogiou a objetividade da reunião e ressaltou a importância de fóruns de discussões como esse. Antes de encerrar o encontro, Carlito fez a entrega, a pedido do secretário da SDR, da ordem de serviço para a reforma geral da Escola de Educação Básica Dr. Paulo Medeiros, no bairro Adhemar Garcia. A obra será executada pela empresa MZ Construção e vai custar R$ 1,6 milhão.

Alunos com necessidades especiais expõem trabalhos

Por: Ana Paula Keller

Estão expostas na Secretaria de Educação as obras de arte de alunos da rede municipal que têm necessidades especiais e participam do "Inclusão pela Arte". O programa é voltado para desenvolver habilidades nas áreas de artesanato, desenho e pintura, além de potencialidades como percepção, reflexão, sensibilidade e criatividade.

São sete esculturas em concreto celular e 12 telas que estão dispostas no primeiro e segundo andar da Secretaria de Educação. O material é produzido em oficinas realizadas na Escola Municipal João Bernardino, no CAIC Francisco de Oliveira e na Mesa Educadora, espaço que funciona na Cidadela Cultural Antarctica.

São aproximadamente 150 estudantes participantes do projeto. O trabalho ficará exposto por duas semanas e pode ser prestigiado das 8 horas às 14 horas.

Conurb vai contratar mais agentes

Por: Hildy Vieira

A reunião do diretor-presidente da Conurb, Tufi Michreff Neto com o prefeito Carlito Merss e o secretário da fazenda, Márcio da Silva Florêncio, realizada na quarta-feira (18), deve surtir resultados positivos para ampliar o contingente de Agentes de Trânsito que hoje atuam em Joinville. Tufi assinou a prorrogação do concurso, realizado em 2007, por mais dois anos. A intenção é contratar pelo menos os aprovados para as quinze vagas imediatas definidas no edital. "Estamos na dependência de recursos municipais. Hoje, os 28 agentes que estão atuando em Joinville são remunerados pela própria Conurb, mas não temos condições de contratar novos profissionais com verba própria", ressalta Tufi.

O Edital de 2007 permite estender até 10 vezes as 15 vagas iniciais. Carlito já antecipou que pretende chegar a um total de 100 agentes durante seu mandato. A companhia adquiriu duas motocicletas para uso dos Agentes de Trânsito, entregues pelo prefeito em uma cerimônia rápida, também na quarta-feira, na Cidadela Cultural Antarctica. A Conurb está negociando a doação de novos veículos com a Secretaria da Receita Federal.

Marco Luque traz humor irreverente do Terça Insana e CQC a Jaraguá do Sul

O comediante Marco Luque, uma das estrelas do programa CQC e do espetáculo Terça Insana, é atração no palco do Centro Cultural da SCAR - Sociedade Cultura Artística neste domingo, dia 22, em Jaraguá do Sul. Marco Luque se apresenta pela primeira vez em Jaraguá, trazendo um espetáculo no gênero stand-up comedy, às 19 horas. Os ingressos custam R$ 50,00 e R$ 25,00 e podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com.br ou na bilheteria do Centro Cultural (rua Jorge Cznierwicz, 160, ao lado do Centro Empresarial). Informações pelo telefone (47) 3275-2477.

O paulista Marco Lugue já é apontado como um dos principais nomes da comédia contemporânea brasileira, apresentando ao público um espetáculo solo de stand-up comedy, modalidade de humor na qual o comediante não utiliza recursos audiovisuais, figurino ou maquiagem para arrancar gargalhadas da platéia. Também é conhecida como “humor de cara limpa”. No show, Marco Luque fala de situações que enfrentou em sua vida de forma inusitada e irreverente.

Sobre Marco Luque

Ex-jogador de futebol e envolvido com o teatro desde criança, Marco Luque entrou para a elite do humor nacional com suas participações no espetáculo Terça Insana. Durante dois anos foi uma das principais atrações da peça, com personagens carismáticos como o motoboy Jackson Faive e o taxista Silas Simplismente. No entanto, antes de fazer sucesso com a comédia, Marco Luque foi garçom, monitor de acampamento, animador de festas infantis, caricaturista e palhaço. Como ator, encenou comédias e dramas no teatro, fez participações em filmes, seriados de tevê e estrelou campanhas publicitárias.

Atualmente, compõe a bancada do programa de jornalismo e humor CQC – Custe o Que Custar, que vai ao ar semanalmente, sempre às segundas-feiras, em rede nacional pela Band. Marco Luque apresenta o programa ao lado do jornalista Marcelo Tas e do humorista Rafinha Bastos.

Produção local

O show de Marco Luque em Jaraguá do Sul é uma realização da Nume Produções, com promoção da rádio Studio FM e apoio do hotel Saint Sebastian, Pavanello Restaurante Grill e da Macchina Áudio. O espetáculo conta também com o apoio de produção local de Amira Hijaz.

SERVIÇO

O que: Espetáculo solo de stand-up comedy, com o ator e humorista Marco Luque
Onde: Grande Teatro do Centro Cultural da SCAR (Rua Jorge Czerniewicz, 160 – Jaraguá do Sul)
Quando: Dia 22 de março, domingo
Horário: 19 horas
Quanto: R$ 50,00 e R$ 25, 00 - Ingressos à venda na bilheteria do Centro Cultural e pelo site www.ingressorapido.com.br
Informações: Telefones (47) 3275-2477 / (47) 9973-0805

Costureiras vinculadas a projeto da Assistência Social recebem doações

Por: Ariadna Straliotto

A secretaria de Assistência Social conquistou apoio junto à Fundação 12 de outubro, de Joinville, através de um projeto vinculado à Gerência de Unidade de Gestão e Fomento à Geração de Renda, que visa a formação de um grupo de mulheres em torno do ofício da costura. A Fundação entregou na quarta-feira (18) quatro caixas com felpas que serão usadas como matéria-prima pelas mulheres no projeto, além de também contribuir com a doação de duas máquinas de costura industriais.

Segundo Viviane Schumacker Bail, gerente da unidade responsável pelo projeto, "cerca de 40 mulheres terão a oportunidade de produzir peças de roupas e vendê-las". A doação das felpas será sistematizada mensalmente pela fundação. Além desse material,três toneladas de uniformes dos carteiros já haviam sido doadas pelos Correios. A primeira etapa do projeto foi realizada em parceria com o curso de Design da Univille. Os acadêmicos desenharam os moldes que serão usados para a costura das roupas.

Dos três grupos de costureiras, dois se organizam no bairro Boa Vista e um do Paranaguamirim. Durante a produção, elas serão assistidas por duas educadoras da Secretaria de Assistência Social que vão orientar e auxiliar as integrantes, visando oportunizar a independência de trabalho delas. A ideia é envolver as mulheres em todo processo e, ao final dele, promover um desfile para lançamento dos produtos têxteis. De acordo com Viviane, "a precificação e a comercialização são muito importantes, já que é nessas fases que elas aprendem a valorizar o próprio trabalho", ressalta.

I Encontro de Responsabilidade com a Mulher: bons resultados, grandes impactos sociais.

Evento, gratuito, aconteceu dia 7 (sábado) na Concha Acústica de Santos

A Setor3 Consultoria, empresa pioneira nos serviços de consultoria especializada no Terceiro Setor e em desenvolvimento de projetos de Responsabilidade Socioambiental em parceria com a Vila de Idéias- Marketing e Produções Culturais, realizaram no sábado 7 de março, o “I Encontro de Responsabilidade Social com a Mulher”. O evento aconteceu na Concha Acústica de Santos e teve como objetivo celebrar o dia internacional da Mulher.

De acordo com a Presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Maria Costa Francisco passaram pela tenda do Instituto, uma das organizações sem fins lucrativos parceiras do encontro, mais de 300 pessoas. “O evento foi muito produtivo. Foram feitas 180 orientações sobre a prevenção do câncer de mama e distribuídos mais de 250 folhetos explicativos. O que foi fortalecido com todas as ações reunidas em um só evento, trazer mais informações e alertar sobre as doenças que podem ser prevenidas, com a criação de mais canais de conhecimento a população, principalmente as mulheres”, alega.

Segundo a Associação de Diabetes Doces Amigos da Baixada Santista, entidade não governamental, fundada por um grupo de pais de crianças e adolescentes, também consorte no evento, somente no período da manhã, realizou 200 testes de glicemia no qual foram encontradas 21 pessoas diabéticas, sendo que 10 não sabiam que tinham a doença.

Os fisioterapeutas Luiz Felipe Perez da Guarda e Jefferson Santos, fizeram terapia manual em 80 mulheres e em 44 auriculopuntura, além de medirem a pressão de 250 pessoas.

Ariani Galeano, diretora de projetos da Vila de Idéias comenta que o posicionamento foi simpático. “A sustentabilidade das empresas envolvidas no evento, foi evidente quando demonstraram através de ações concretas um real comprometimento com o meio ambiente, a cultura e a sociedade”, declara.

Janaina Muller e Josi Lopes, diretoras da Setor3 explicam que a idéia foi difundir entre empresas, sociedade e governo alguns conceitos relacionados à Responsabilidade Social e a importância do compromisso com as Metas do Milênio. “Conseguimos na mesma ação a união de empresas, sociedade civil organizada e governo, ou seja, os três setores, provando a sinergia estabelecida com objetivos sociais convergentes. Acreditamos que acendemos lampejos de esperança para um futuro menos sombrio para a sociedade. Esta é a tendência do novo milênio, os resultados poderão vir a longo prazo, desde que cada agente da sociedade cumpra razoavelmente o seu papel”, afirmam.

Todas as atividades estavam baseadas na terceira das oitos metas do milênio que é “A igualdade entre os sexos e a valorização da mulher”, que foi firmado pelo expresso declaratório na ONU, do comprometimento das 147 chefes de Estado presentes na ocasião, e posteriormente, referendo por 191 países, em consenso, incluindo o Brasil, estabelecendo o compromisso de enfrentar os graves e atuais problemas mundiais a serem alcançados até o ano de 2015.

Além das atividades, quem conferiu de perto as atrações, pode ver também uma tenda solidária onde era dada orientação sobre os direitos da mulher e violência doméstica, distribuição de rosas, brindes, degustação de bolos Nita e apresentação de dança flamenca da Athos Núcleo Artístico.

Presidente Lula inaugura trecho do metrô no Recife

Com a programação direcionada para as obras do PAC, em Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregará à população, nesta segunda-feira, 23/03, a última etapa da expansão da Linha Sul da CBTU METROREC. O evento está marcado para as 13 horas, na Estação Cajueiro Seco. Além do presidente Lula, também participarão da solenidade o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, o Governador do Estado, Eduardo Campos, juntamente com o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, Elionaldo Magalhães e o superintendente da CBTU/Metrorec, Elias Silva.

A operação comercial da Linha Sul trará, inicialmente, um incremento na demanda do Metrô de aproximadamente 20 mil usuários/dia, podendo chegar a 35 mil. Com a conclusão das obras dos terminais de integração e a aquisição de novos trens para o trecho que será inaugurado, o metrô passará a transportar 190 mil passageiros, totalizando 380 mil usuários. O tempo de viagem entre as estações Recife e Cajueiro Seco será de 25 minutos.

Os usuários da CBTU METROREC poderão utilizar as novas estações logo após a inauguração. O horário de funcionamento será das 6 às 22 horas, de segunda-feira a sábado, nas seguintes estações: Aeroporto, Porta Larga, Montes dos Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco. O intervalo entre os trens será de 17 minutos, operando, inicialmente com uma frota composta por 3 trens.

Extensão:

- Aeroporto / Cajueiro Seco: 6,2 km
- Recife / Cajueiro Seco: 14,3 km

Investimento: R$ 356 milhões
Previsão de demanda: 35 mil usuários/dia (sem terminais de integração).
Intervalo entre trens: 17 minutos

Horário de funcionamento: das 6:00 às 22:00, de segunda a sábado.

Dados técnicos do trecho:

O sistema possui 10 estações, 2 sub-estações elétricas, 2 cabines seccionadoras elétricas, 7 passarelas e 14,3 km de extensão

SERVIÇO:

O quê? Inauguração da última etapa da expansão da Linha Sul do metrô do Recife.
Onde? Estação Cajueiro Seco - Rua Dr. Gonzaga Maranhão, nº 1148 - Cajueiro Seco - Jaboatão dos Guararapes - Próximo ao Girador da BR 101 e Estrada da Batalha.
Quando? Segunda-feira, 23/03/2009
Hora: 13 horas

ROTEIRO DA VISITA

13h - ESTAÇÃO CAJUEIRO SECO

Exposição de banners com informações sobre as obras de expansão

Discurso das autoridades

Descerramento da placa

13h - Coletiva de Imprensa

13h45min - Descerramento da placa inaugural Estação Cajueiro Seco

14h30min - Encerramento da visita

Informação falsa

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, ficou irritado com uma informação passada por uma moradora do bairro Jarivatuba, em telefonema durante sua participação no programa Manhã da Globo, do radialista J. Martins.

Segundo a moradora, o marido dela, que é vigilante, foi demitido pela empresa Khronos Segurança com a justificativa de que a decisão era do prefeito. "Isto é um absurdo, uma falta de respeito e de honestidade da empresa", reagiu Carlito.

O telefonema da moradora, identificada com nome, endereço e telefone, confirmou outra denúncia que já havia chegado ao conhecimento do prefeito. "A decisão é da empresa. A Prefeitura não tem nenhuma interferência no processo de contratação ou de demissão", reforçou.

Microsoft Brasil abre inscrições para 4ª onda do Students to Business

O programa que treina gratuitamente o jovem para o mercado de trabalho já capacitou 20 mil jovens; Algumas praças começam a formar também especialistas em bancos de dados (DBAs)

A Microsoft Brasil abriu nesta quarta-feira (18) as inscrições para a quarta onda do seu programa gratuito de capacitação de jovens para o mercado de trabalho, denominado Students to Business. O projeto tem o objetivo de oferecer gratuitamente capacitação a estudantes dos ensinos médio, técnico e universitário interessados em tecnologia da informação, facilitando o acesso deles às vagas ofertadas pelas empresas nesse segmento. As inscrições vão até o dia 31 deste mês.

Desde que o programa foi criado, há um ano e meio, mais de 100 mil estudantes de 18 estados brasileiros – além do Distrito Federal – se inscreveram para participar. Cerca de 6 mil estudantes completaram todas as etapas e mais de 2.700 conseguiram empregos já durante o Programa, que faz parte das iniciativas de cidadania corporativa da empresa no Brasil.

Desta vez, o programa vai abranger 20 localidades em 11 estados do Brasil – Aracaju, Araraquara, Bauru, Belém, Belo Horizonte, Campo Limpo Paulista, Curitiba, João Pessoa, Joinville, Manaus, Maringá, Olinda, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Vitória, e tem como meta capacitar os alunos participantes no uso da tecnologia Microsoft nas áreas de desenvolvimento, infra-estrutura e, em algumas localidades, também em banco de dados (DBAs). As inscrições são feitas pelo site: www.programaS2B.com.br.

“A principal novidade desta edição é essa terceira via de capacitação, em Banco de Dados, que notamos ser uma demanda do mercado” , afirma o Gerente Acadêmico da Microsoft Brasil, Amintas Lopes Neto. “Porém, como a demanda surgiu quando o programa já estava estruturado, não foi possível disponibilizar esse treinamento em todas as praças já para esta edição”. Para saber em quais praças a especialização em banco de dados estará disponível, o aluno deverá consultar os orientadores durante a apresentação sobre o mercado de TI que ocorre na primeira etapa.

Para se inscrever para o programa, todos os interessados devem responder a um questionário com dados pessoais e profissionais, que selecionará os classificados para a primeira fase. O treinamento é dividido em três etapas, com uma carga horária total de 84 horas para quem cumpri-lo até o fim. Um conteúdo relacionado ao programa estará disponível no portal para que no momento da inscrição o aluno possa se preparar.

Na primeira etapa, uma apresentação tratará do mercado de TI e apresenta as características das áreas de infra-estrutura, desenvolvimento de sistemas e banco de dados, permitindo ao jovem escolher em qual deles pretende se aperfeiçoar. Já a partir da segunda etapa, haverá turmas de conteúdo técnico-tecnológico distinto para os interessados em cada área. Ao final de cada etapa, um teste é realizado para avaliar se o estudante participará ou não da fase seguinte.

As aulas acontecem nas unidades dos Centros de Inovação mantidos pela Microsoft em várias cidades do país e em instituições parceiras. Os cursos acontecem de manhã, à tarde e à noite, de acordo com a demanda dos estudantes e da disponibilidade de recurso de cada localidade.

Além de capacitar os jovens, o programa faz uma ponte com o mercado de trabalho, facilitando o contato entre as empresas que trabalham com tecnologia Microsoft e buscam mão-de-obra especializada e os jovens. Isso ocorre usualmente por meio de uma “Feira de Empregos”, realizada ao final do programa em cada localidade.

Todos os alunos participantes do programa também podem divulgar seus currículos em um portal de currículos exclusivo. Isso aumenta as chances de concorrer a vagas de emprego nas empresas que necessitam de profissionais qualificados nas plataformas da Microsoft para completar seus quadros de funcionários.

Serviço

Inscrições para a 4ª onda do Students to Business
Especializações:Infra-estrutura / Desenvolvimento de Sistemas / Banco de dados
Período:18 a 31 de março
Inscrições:pelo site www.programaS2B.com.br

Morre ex-secretária de educação

Morreu nesta quinta-feira (19), a ex-secretária de Educação de Joinville, Solede Maria Frühstück. Ela esteve à frente do ensino na cidade no governo de Wittich Freitag, de 1987 a 1989. O corpo está sendo velado na capela do cemitério municipal e o sepultamento será nesta sexta-feira (19), às 15 horas.

Solede Maria faleceu em sua residência às 8h55, de uma doença neurológica crônica, diagnosticada há pouco mais de um mês. Aos 69 anos, ela deixa três filhos: Édelos Frühstück, Ronira Frühstück e Arilede Frühstück Miano.

Pedagoga, por mais de trinta anos lecionou na rede e foi diretora das escolas Anita Garibaldi e Max Colin.

Definidos os finalistas do Campeonato de Futebol de Areia de BC

Depois de 90 jogos realizados, 24 times divididos em três categorias e mais de 5 semanas de muita disputa, o campeonato municipal de futebol de areia de Balneário Camboriú, realiza as finais da competição no próximo sábado (21), a partir das 19h, em Arena montada na barra Norte.

As vagas para a grande final do Campeonato oficial (44ª edição), sênior ( 21ª edição) e máster (11ª edição), foram conquistadas em disputa das semifinais que aconteceram na terça e quarta feira (17 e 18). (Tabela com resultados anexo).

Na categoria Sênior Moby Dick e Goiá fazem o primeiro jogo da grande final. Na categoria Máster a final vai ser disputada entre Focas e Baleia. Já na categoria Oficial a disputa vai ser entre Goiá e Moby Dick. As equipes do Goiá e Moby Dick se enfrentam em duas finais do campeonato na categoria Sênior e Oficial. Os jogos terão início às 19h.

O Campeonato Municipal de Futebol de areia de Balneário Camboriú está sendo organizado pela Fundação Municipal de esportes e Liga Balnear de futebol.