sábado, 28 de julho de 2012

Orquestra Experimental de Repertório é a atração de hoje no Feimepi

foto: Sylvia Masini

A convite do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimepi), a Orquestra Experimental de Repertório se apresenta pela segunda vez na cidade, hoje (28), às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Sob regência do renomado maestro piracicabano Jamil Maluf, o concerto terá Cláudio Micheletti como solista ao violino. A apresentação será precedida pela entrega do Troféu de Mérito Cultural Fabiano Rodrigues Lozano, às 19h, à Maluf e outros artistas locais.

 Fundada em 1990 a partir de um projeto de seu regente-titular, a orquestra já formou mais de 600 profissionais de alta qualidade que, hoje, fazem parte de diversos conjuntos sinfônicos no Brasil e no exterior. O concerto desta noite se inicia com a abertura da ópera Fosca, de Antonio Carlos Gomes, considerada pelo próprio compositor como sua obra prima. A ópera conta com as famosas fanfarras de caráter intensamente teatral, que colocam o espectador dentro da atmosfera cênica.

 Na sequência, Concerto para Violino e Orquestra, de Tchaikovsky, promete encantar o público. Para a execução dessa bela e exigente obra, foi convidado o violinista piracicabano Cláudio Micheletti, que desde 2006 integra a Orquestra Experimental de Repertório como spalla.

 O concerto segue com outra obra referente ao mundo da ópera: as Danças Polovetsianas, da ópera Príncipe Igor, de A. Borodin. Localizadas no final do segundo ato, quando o príncipe, feito prisioneiro, presencia uma dança protagonizada por belas escravas. Por seu brilhantismo, essas Danças sobreviveram à própria ópera, hoje raramente executada.

 Para finalizar a apresentação, a orquestra executa o célebre Batuque, de O. Lorenzo Fernandez. A obra de 1930 faz parte da suíte Reisado do Pastoreio e se tornou o maior sucesso da carreira de Fernandez. Arturo Toscanini, encantado com a obra, chegou a regê-la, o que contribuiu decisivamente para seu sucesso internacional.



TROFÉU – Em solenidade realizada às 19h, o criador e diretor artístico da Orquestra Experimental de Repertório, Jamil Maluf, receberá das mãos da secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, o Troféu de Mérito Cultural Fabiano Rodrigues Lozano 2012. A honraria foi instituída pela lei municipal n° 5.736/2006, e se destina a personalidades que se destacaram na produção e promoção da cultura em Piracicaba.

Outros artistas locais também serão agraciados com medalhas de mérito cultural. André Micheletti, piracicabano que assina a direção artística e coordenação pedagógica do Feimepi pelo segundo ano, receberá a medalha em música. As demais serão entregues a Hélio Bejani (dança), Eduardo Borges de Araújo (artes plásticas), Celso Duarte (arquitetura), Ivana Negri (literatura), Laura Kiehl Lucci (artes cênicas, em memória), Willian Hussar (artes visuais) e Odete Martins Teixeira (folclore e tradições populares).

ENCERRAMENTO - No domingo (29), o 3° Feimepi encerra sua programação com duas apresentações no Teatro Dr. Losso Netto. Às 11h, haverá concerto da Orquestra e Coro do Festival. Às 20h, é a vez da Orquestra Jovem Sttutgart, com regência de Alexandre G. Adiarte subir ao palco com repertório de Bernstein, Ernst Mahle e Beethoven.

O 3º Feimepi é realizado pela Art Invest, Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Acap (Associação Cultura Artística de Piracicaba) e pelo Jornal de Piracicaba. O patrocínio é da Elring Klinger, Notip Ferramentaria, Baska, Construtora Conserv Engenharia, Banco do Brasil, Interini Móveis, Omega, Sindicato dos Metalúrgicos, Mefsa e Brasfer Sucatas. E os apoiadores do evento são a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Colégio Atlântico, Caixa Econômica Federal, governo federal, rádio Jovem Pan, programa Opinião Geral e TV USP.

SERVIÇO – Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimepi), até 29 de julho. Sábado (28): Concerto da Orquestra Experimental de Repertório, às 20h, no Teatro Dr. Losso Netto.  Domingo (29): Concertos da Orquestra e Coro do Festival, às 11, e da Orquestra Jovem Sttutgart, às 20h, no Teatro Dr. Losso Netto. Endereços: Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados duas horas do início das apresentações. Informações: (19) 3433-4952 e www.feimepi.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário