quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PiraDança reúne as principais companhias do país


Com entrada gratuita, Festival acontece de 10 a 14 de outubro em Piracicaba

Começa nesta quarta-feira (10), o 3º PiraDança (Festival de Dança de Piracicaba). Até o dia 14, o Teatro Municipal Dr. Losso Netto recebe as principais companhias do Estado, entre elas a Cisne Negro, Quasar, solistas do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Flamenco Brasil Raies e Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini. As atrações são gratuitas e acontecem sempre às 20h, com ingressos disponíveis na bilheteria duas horas antes de cada espetáculo.

A convidada para a abertura, dia 10, é a Cisne Negro Cia. de Dança, que apresenta coreografias que marcaram época nos seus 35 anos de trajetória: Cherché, Trouvé, Perdú (2002), Shogun (1990), e Bailantas (1988).

Na quinta-feira (11), é a vez dos bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a maior companhia de balé clássico da América Latina. Os convidados são a primeira bailarina Márcia Jaqueline e o solista Denis Vieira. Eles apresentam o grand pas de deux Diana e Acteon.

No feriado de 12 de outubro, sexta-feira, o PiraDança terá a participação solo do bailarino Luis Arrieta, que assina a coreografia, figurino, iluminação, interpretação de Ave Maria, a partir da obra do compositor polaco Henryk Górecki (1933-2010). Reconhecido com inúmeros prêmios e monções honrosas pelo seu trabalho na área, Arrieta possui mais de 150 criações.

Com quatro coreografias no repertório, a Flamenco Brasil Raies é a convidada do sábado (13). Criado em 1992, o grupo traz Sevillanas, Alegrias, Tangos e Bulerias, integrantes do espetáculo Escenas Flamencas. As músicas são tocadas ao vivo com participação de violões (as guitarras flamencas), percussão, palmas, e cantores que resgatam os emocionantes temas e ritmos flamencos através de arranjos especiais.

A Quasar Cia de Dança faz o encerramento do Festival no domingo (14). O espetáculo em cartaz é No Singular, 23º trabalho da companhia que propõe um diálogo sobre a comunicação contemporânea e as interações humanas em um mundo cada vez mais ágil e cada vez mais frágil.



UM NOVO OLHAR – A programação do PiraDança conta com a mostra Um Novo Olhar para a Dança, com apresentações de 11 a 13 de outubro antes dos grupos convidados. Ela é composta por coreografias de companhias de dança selecionadas em meio às 197 inscrições vindas de 65 cidades do Estado de São Paulo nas categorias dança clássica, ballet clássico de repertório, neoclássico, jazz, dança contemporânea, danças étnicas, sapateado e flamenco.

Na quinta-feira (11) o programa traz a Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, a única companhia profissional de dança para cegos do mundo, com mais de 100 prêmios em competições e festivais. A mais recente atuação foi no encerramento das paralimpíadas de Londres. Na mesma data se apresentam Ballet Art Sandra Godoy, Malosá Studio de Dança, Clube de Campo de Piracicaba, Corpus Ballet, Circuito de Dança Jolles Salles e Studio 415.

As companhias Empório da Dança, Luminare Artes do Corpo. Grupo Áquila, Ballet Sandra Godoy, Grupo X7 da Casa do Hip Hop, Cia. de Dança Rogeria Zago e Malosá Studio de Dança são as atrações do feriado de 12 de outubro.

Para o sábado (13) são cinco companhias na apresentação da mostra: Grupo Josiany Shimla Danças Orientais, Espaço Ventre e Vida, Projeto de Dança Apae de Sumaré, Grupo de Danças Folclóricas Kimie Buyoo e Associação Esportiva e Cultural Vila África.

O 3o PiraDança é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural (Semac), e do Jornal de Piracicaba. O evento tem como meta alcançar bailarinos profissionais, amadores e em formação, além das companhias e escolas de dança. Entre seus objetivos estão o fomento e difusão da dança no estado de São Paulo, a promoção e o intercâmbio entre os participantes e a circulação de variados segmentos.

Programação completa

10 de outubro | quarta-feira | 20h
Abertura oficial

Espetáculo: Cisne Negro: 35 anos de Dança
com a Cisne Negro Cia. de Dança

11 de outubro | quinta-feira | 20h
Início da Mostra Um Novo Olhar para a Dança
Dança clássica, Ballet clássico de repertório e Neoclássico

Ballet Fernanda Bianchini
Ballet Art Sandra Godoy
Malosá Studio de Dança
Clube de Campo de Piracicaba
Corpus Ballet
Circuito de Dança Jolles Salles
Studio 415

Bailarinos convidados
Márcia Jaqueline e Denis Vieira
solistas do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

12 de outubro | sexta-feira | 20h
Mostra Um Novo Olhar para a Dança
Jazz e Dança contemporânea

Empório da Dança
Luminare Artes do Corpo
Grupo Áquila
Ballet Sandra Godoy
Grupo X7 da Casa do Hip Hop
Cia. de Dança Rogéria Zago
Malosá Studio de Dança

Bailarino convidado
Luis Arrieta

13 de outubro | sábado | 20h
Mostra Um Novo Olhar para a Dança
Danças étnicas, Sapateado e Flamenco

Grupo Josiany Shimla Danças Orientais
Espaço Ventre e Vida
Projeto de Dança Apae de Sumaré
Grupo de Danças Folclóricas Kimie Buyoo
Associação Esportiva e Cultural Vila África

Espetáculo convidado:
Escenas Flamencas
com a Flamenco Brasil Raies

14 de outubro | domingo | 20h

Encerramento
Espetáculo: No Singular
com a Quasar Cia. de Dança

SERVIÇO – 3º PiraDança, de 10 a 14 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados com duas horas de antecedência. Mais informações: (19) 3433-4952 e no site www.piraprodanca.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário