sábado, 6 de outubro de 2012

Crônicas bem humoradas integram livro a ser lançado em paralela do Salão de Humor

Escritora piracicabana retrata situações cotidianas com dose extra de humor. foto: Rodrigo Alves

A escritora piracicabana Maria Helena Coelho Lastória participa da programação paralela do 39° Salão Internacional de Humor de Piracicaba com o lançamento do livro de crônicas “Nóis é Alegre”, no sábado (6), às 16h, no Espaço Catavento. A entrada é gratuita e a renda da venda dos exemplares será em benefício do Instituto Rumo.

Situações e pessoas do cotidiano de Maria Helena integram as narrativas das 33 crônicas, construídas a partir de percepções que a autora registra com descontração e sensibilidade. “Escrevo sobre fatos reais que marcaram momentos felizes de minha vida”, conta a escritora.

O filantropo Edgar, as comadres Ana e Célia, o bebum Vicentão e a graciosa Yasmin são alguns dos personagens que aparecem em “Nóis é Alegre”, título sobre o qual Maria Helena comenta: “A ideia surgiu no convívio com pessoas simples com as quais me relacionei durante boa parte de minha vida pessoal e profissional”, diz.

Graduada em odontologia pela FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), Maria Helena atuou como dentista e radiologista por 32 anos no Sesi. Depois de aposentada, teve uma crônica de sua autoria publicada no Jornal dos Participantes do HSBC Fundo de Pensão. Em 2011 lançou o primeiro livro, Polenta com Leite (2011), também com crônicas do cotidiano. As filhas Andrea e Daniela tiveram papel primordial em sua trajetória de escritora.

Para Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), o lançamento reafirma a pluralidade do Salão. “Além das 26 mostras paralelas, oferecemos oficinas e espetáculos infantis de humor aos domingos. Nesta edição conseguimos inovar também com a realização da 1a Caminhada com Bom Humor, que teve a adesão de mais de 500 pessoas. A ideia é atrair sempre novos públicos”.

Com 99 páginas, o livro de Maria Helena foi editado pela Compacta Gráfica e Editora. O prefácio é assinado pelo músico, professor, violonista e compositor Hermes Petrini. São apoiadores o Espaço Catavento, Empório do Vovô e Pira Brasil. “Para mim, é uma grande honra ter minha obra inserida no Salão de Humor, uma vez que o evento costuma repercutir de maneira muito positiva no Brasil e no exterior”, comenta a escritora.

Após o lançamento, os exemplares podem ser adquiridos na sede do Instituto Rumo (rua Moraes Barros, 230, Centro) por R$ 25.

O SALÃO – A 39a edição do Salão de Humor entra na reta final. As 436 obras da mostra principal permanecem em cartaz até 14 de outubro no Engenho Central, onde podem ser visitadas também nove exposições paralelas de terça a quinta-feira, das 14h às 18h, e sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h. Outras mostras continuam em destaque na cidade no mesmo período: Restaurante Sal & Grill, Rodoviária Intermunicipal, Hospital Independência, Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, Sociedade Beneficente Sírio Libanesa, Poupatempo, Casarão do Turismo e Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU Piracicaba.

SERVIÇO – Lançamento do livro Nóis É Alegre, sábado (6), às 16h, no Espaço Catavento (rua Campo Grande, 200, Glebas Califórnia). A entrada é gratuita. Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Contatos com a autora pelo e-mail helenalast@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário