domingo, 19 de agosto de 2012

Má nutrição pode causar problemas na visão dos animais de estimação

 É quase uma unanimidade. Ninguém resiste à famosa “cara de cachorro pidão”. Se o cãozinho ainda convive mais próximo da família, a ponto de compartilhar do mesmo ambiente onde são servidas as refeições, é quase certo que este animal vai ganhar um pedacinho de alguma comida. E é aí que mora o perigo. O médico veterinário, especialista em oftalmologia veterinária, Emílio Fernandes Rodrigues, da clínica Oftalmovet, faz um alerta sobre dietas com excesso de cálcio, gordura e açúcar, a que muitas vezes os animais de estimação são submetidos.

 “Apesar de os pets ganharem cada vez mais espaço dentro dos lares e de o mercado oferecer hoje uma diversidade muito grande de rações, existem alguns erros que os donos acabam cometendo. Frequentemente atendemos casos de cachorros que, devido aos maus hábitos alimentares, sofrem de degeneração corneana ou mesmo de catarata, em decorrência do diabetes ocasionada pelo consumo de doces”, alerta Emílio. 

 Na lista das comidas mais prejudiciais à saúde dos cães, o chocolate já é conhecido como o grande vilão. Além de conter uma alta taxa de glicose, podendo levar o “bichinho” ao diabetes adquirido, o chocolate contém uma substância chamada teobromina, que tem uma eliminação muito lenta no sangue do cachorro, causando diarréia, vômito e outras complicações.

 Atenção à visão

 Os cuidados com a saúde oftálmica dos animais devem ser indispensáveis. Uma vez que o cachorro tem, por exemplo, uma lesão na córnea, mantendo as pálpebras fechadas, ele deve ser encaminhado a uma clínica especializada o quanto antes. Nesse caso, o médico veterinário oftálmico faz um diagnóstico, avalia a gravidade da lesão e direciona o tratamento do animal. Em relação à catarata, o tratamento clínico, através de medicamentos e colírios, não existe. A doença é somente tratada com procedimento cirúrgico. “É preciso que o dono perceba os sintomas o quanto antes. Se ele começa a esbarrar nos móveis e demorar a reconhecer pessoas e ambientes é a hora de levá-lo a um especialista, que dará o diagnóstico”, explica o oftalmologista veterinário.

 Para prevenir tais doenças, o médico veterinário oftálmico pode prescrever uma nutrição adequada à saúde da visão do animal de estimação. A orientação nutricional pode passar pelas rações específicas aos cães diabéticos e até dietas que excluem certos grupos de alimentos.

 Confira a lista dos alimentos mais prejudiciais à saúde dos cachorros:

Comidas com muita gordura ou cálcio: o excesso de gordura, além de causar mal-estar estomacal, será responsável também pelas altas taxas de colesterol, levando a animal a sofrer lesões na córnea. Esta mesma degeneração pode ser causada por uma dieta com cálcio em excesso.

Uvas e uvas passas: Podem causar problemas renais se ingeridas em qualquer quantidade.

Massa crua: Pela alta concentração de fermento, a massa crua pode expandir no estomago de seu animalzinho.

Alho e Cebola: Ingeridas em qualquer quantidade podem causar irritação gastrointestinal e danos ás hemácias.

Ossos: Neste caso o grande perigo é pela forma e tamanho do osso, podendo causar engasgamento e até perfurações internas.

Doces dietéticos: Tais doces são os grandes causadores de danos hepáticos, levando até à morte de cães mais sensíveis.

Álcool, chocolate e café: São os grandes vilões. Pela presença das substâncias metilxantinas e especialmente da teobromina, uma vez que o animal as ingere, ele corre sérios riscos de sofrer com vômitos, diarréia, falta de ar, sede, urina excessiva, além de hiperatividade, aumento da frequência cardíaca, tremores e convulsões. O açúcar do chocolate e de outros doces também elevam a glicose no sangue do cachorro, podendo causar diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário