segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Top Cultural: Dentinho, Intermitente e as melhores capas de discos

No Top Cultural desse mês, a Revista Nossa apresenta a estréia videográfica do fotógrafo Fabrício Porto, de Joinville; o registro de um dos mais importantes expoentes musicais joinvilenses, o vocalista da banda Arueira, Dentinho; e um livro com as maiores capas de discos de todos os tempos. Aproveite.


Música: “Dentinho nos Festivais”, de Dentinho

O cantor joinvilense Dentinho reúne 11 canções com as quais ele concorreu em diversos festivais de música em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O vocalista da banda Arueira apresenta um som calcado nos ritmos do Brasil e uma MPB naturalista. As melhores faixas de “Dentinho nos Festivais” são as duas primeiras: “Nos Trilhos da Estação”, concorrente no Festival Sesc 2001, Femucic – Paraná 2004 e Festival MPB Pereira Barreto SP 2006; e “A Folia de Guedes”, em Canta Limeira – São Paulo 2007 e Femic – SC 2008. O CD contou com o patrocínio de Ultradisc e do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Fundação Cultural da Prefeitura de Joinville.


Vídeo: “Intermitente”, de Fabrício Porto

O fotógrafo e diretor Fabrício Porto se considera um “videoasta”, ou seja, faz vídeos. Sua produção “Intermitente” não é realizada em filme, por isso, a diferença na definição técnica. Estrelado por Alex Maciel e Samuel Kühn, o curta-metragem, de 12 minutos de duração, tem edição de Fábio Porto, irmão de Fabrício; e trilha sonora original de Albanir Germano. Destaque também para a animação na abertura de Fabrício em parceria com Paulo Gerloff. A captação das imagens foi realizada em Joinville no ano de 2007. “Intermitente” obteve o patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Fundação Cultural de Joinville e contou com o apoio da Contra Regra Produções.


Livro: “The Greatest Album Covers of All Time”, de Barry Miles, Grant Scott e Johnny Morgan

“The Greatest Album Covers of All Time” é uma compilação de algumas das melhores capas de discos de todos os tempos. O livro, em inglês, traz um pouco da história e da concepção da arte de 250 álbuns. Com foco nas imagens e não no componente musical, a publicação mostra a cronologia de expressões e tendências artísticas desde 1956, quando o vinil de 12 polegadas foi lançado, até 2005, ano de publicação da obra. É possível conferir destaques como “Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles; “Dark Side Of The Moon”, do Pink Floyd; “Sticky Fingers”, dos Rolling Stones; e “Nevermind”, do Nirvana. Destaque também para a bela capa da única brasileira na coletânea: Astrud Gilberto com “I Haven’t Got Anything Better To Do”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário