terça-feira, 13 de outubro de 2009

Jaraguá do Sul: a mais desenvolvida de SC


O potencial econômico de Jaraguá do Sul é bem conhecido entre os empresários. Um estudo do Rio de Janeiro divulgado no final de agosto desse ano confirmou esse posicionamento e elevou a cidade ao posto de maior índice de desenvolvimento de Santa Catarina.

Por: Renato César Ribeiro
Foto: Daniel Luís Bachmann

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) acompanha a evolução de todas as cidades do Brasil através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). No último dia 24 de agosto, foram divulgados os números referentes a 2006 e que configuram como os mais recentes de todas as pesquisas nacionais. Nesta perspectiva, Jaraguá do Sul apareceu com o melhor resultado de Santa Catarina com 0,8774 numa escala que vai de 0 a 1.

Esta pontuação deixou a cidade do Vale do Itapocu na 28ª posição nacional. O estado de Santa Catarina teve um IFDM médio de 0,7915 ante 0,7847 de 2005. No total são 17 municípios com alto desempenho (acima de 0,8001). Blumenau aparece em 4º com 0,8535; Florianópolis é o 8º com 0,8303; e Joinville figura em 9º estadual com 0,8288.

O IFDM trabalha com dados oficiais em três áreas: “emprego e renda”, “educação” e “saúde”. Os piores índices de Santa Catarina ficaram em Bocaina do Sul, com 0,5092; Calmo, com 0,4936; e Capão Alto, com 0,4218. São avaliadas 5.565 cidades em todo o Brasil.

A vantagem desse índice é que, além de ser o mais atual, ele possibilita um acompanhamento municipal, estadual e nacional do desenvolvimento brasileiro. Na média nacional, os dados vêm melhorando ano após ano, em 2000 estava em 0,5954 e agora chegou a 07376. A revista Nossa procurou alguns dos principais nomes da cidade de Jaraguá do Sul para saber como eles avaliam esse resultado.


Ivo Konell (foto), secretário de administração da Prefeitura de Jaraguá do Sul

“Este índice publicado agora é baseado em 2006. Acredito que a situação em 2007 e 2008 tenha mudado, que não ocupamos mais essa posição em virtude da crise e desse último governo. Pois, quando entramos no governo, nós encontramos um grande déficit na educação. Só para você ter uma idéia, eram mais de mil crianças fora das creches. A situação na saúde era pior ainda. Encontramos inúmeros termos de ajustamento de conduta (TAC) do Ministério Público (MP), que tem nos ajudado muito.

Já conseguimos solucionar o problema das creches e tomamos as providências para a saúde, e evitar o represamento de consultas especializadas. Contratamos médicos e fizemos convênios com entidades de classe. Precisamos solucionar os problemas de educação e saúde para mantermos esse privilégio na avaliação das cidades. A perda deles na eleição diz que a comunidade resolveu mudar. Se os impostos forem investidos segundo os termos constitucionais, os resultados serão melhores. As nossas ações vão ter reflexos nos dados de 2009”.


Guido Jackson Bretzke, presidente da Acijs (Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul)

“Jaraguá do Sul demonstra bons índices e esse é um reconhecimento, mas não é motivo de orgulho tão grande assim. Apesar de ser o melhor de Santa Catarina, considerando o PIB per capita e a estrutura existente, deveríamos ter uma cidade melhor. É um prêmio bom, mas temos de trabalhar para melhorar, principalmente no que tange a administração pública e a qualidade de vida, assim como infra-estrutura e saúde.

O que temos que ver é comparativamente com outros municípios. É uma questão de onde podemos estar. A Acijs tem o papel de estar constantemente cobrando, ser justa e estar constantemente insatisfeita no bom sentido. A Acijs tem um trabalho junto do ProJaraguá para pensar qual é a Jaraguá do Sul que queremos. Nossa intenção é não deixar cair na zona de conforto”.



Wanderlei Passold, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul

“Isso é resultado de muito trabalho e comprometimento da classe empresária da cidade e de toda a sociedade. Jaraguá do Sul é diferente de todos em relação a várias ações. Isso é um prêmio do trabalho brilhante que vem sendo realizado. Pois, em Jaraguá do Sul todos se empenham, se dedicam e fazem os sonhos se tornarem realidades. Esse resultado é a retribuição para um povo comprometido e guerreiro.

O comércio de Jaraguá do Sul é um setor de grande destaque de muita representatividade e com grandes empresários que têm uma participação efetiva. Para se ter uma noção, os associados da CDL empregam mais de oito mil pessoas. Podemos pegar como exemplo a campanha de conscientização do trânsito, que é um trabalho bastante importante. Da mesma forma, podemos citar a decoração natalina. Ela não beneficia só o comércio, mas toda a comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário