segunda-feira, 18 de junho de 2012

Última semana para se inscrever no Festival Internacional de Música Erudita


Com 28 professores renomados do Brasil e do exterior, o Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimepi) recebe até 22 de junho as inscrições dos interessados em participar de suas aulas. Esta é a terceira edição do evento, que acontece entre os dias 20 e 29 de julho. A ficha de inscrição está disponível no site oficial, o www.feimepi.com.br.

Criado com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, o Feimepi presta homenagem, na sua terceira edição, ao regente brasileiro Eleazar de Carvalho, que completaria 100 anos no mês de julho.

A participação é aberta a estudantes de diversas faixas etárias de universidades e conservatórios do Brasil e outros países, assim como de escolas e projetos de música de Piracicaba.

As 340 vagas estão distribuídas em 100 vagas para coro, 20 vagas para as aulas violão clássico e 10 vagas para os cursos de violoncelo, clarinete, composição, contrabaixo, coro, fagote, flauta, oboé, percussão, piano, trombone, trompa, trompete, tuba, viola e violino.

Conforme destaca André Micheletti, coordenador pedagógico do Festival, o resultado para os cursos será divulgado no dia 2 de julho, mas os candidatos não selecionados podem participar como ouvintes. “A nossa proposta é proporcionar uma completa imersão dos participantes no meio musical”, diz André, responsável também pela direção artística do Feimepi.

CORPO DOCENTE

Integram o corpo docente internacional do 3º Feimepi os instrumentistas Nicolas Koeckert (Alemanha/Áustria), Veronique Mathieu (Canadá), Anna Puig (Espanha), Helga Winold (Alemanha/EUA), Dmitry Kouzov (Rússia/EUA), Lilit Kurdiyan (Armênia/EUA), Erik Higgins (EUA/Alemanha), Jasmin Arakawa (Japão/EUA), Benjamin Coelho (Brasil/EUA), Michel de Paula (Brasil/Suíça) e Morris Palter (Canadá/EUA).

São 16 professores brasileiros envolvidos nas aulas. De São Paulo participam Sergei Eleazar de Carvalho, Antônio Lauro Del Claro, Sérgio de Oliveira, Peter Apps, Natalia Larangeira, Eduardo Bello e Gabriella Affonso (Belém/São Paulo).

Confirmaram presença ainda Fernando José Silveira (Rio de Janeiro), Luiz Mantovani (Florianópolis) e Adalto Soares (Tatuí). Representando Piracicaba no Festival estão Claudio Micheletti, Alexandre Razera, Emerson Teixeira, Marcelo Costa Franco, Sérgio Teixeira e Ernst Mahle.

Um dos mais conceituados luthiers da região de Chicago, Mitsugu Gomikawa estará no Festival oferecendo oficinas, consultas, encrinamentos e trabalho de sonorização de instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).

PROGRAMAÇÃO 2012

Ensaios das orquestras e coros do Festival também integram a programação 2012, além de apresentações dos grupos de música de câmera participantes na Estação da Paulista, Escola de Música Maestro Ernst Mahle, Escola Estadual Sud Mennucci e Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Concertos gratuitos de orquestras nacionais e internacionais estão programados no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Teatro Erotides de Campos e na Catedral de Santo Antônio.

São realizadores do Feimepi a Associação de Cultura Artística de Piracicaba (Acap), Art Invest, Jornal de Piracicaba e Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), por meio da Prefeitura de Piracicaba. O patrocínio é da Elring Klinger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário