segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Primeiro passo para o seu negócio

O Programa de Auto-Atendimento Negócio Certo do Sebrae de Santa Catarina é um projeto gratuito de auxílio a quem tem vontade de abrir o seu negócio. Histórias de sucesso receberam esse importante ajuda e alguns repensaram suas diretrizes com esse apoio.

Por: Renato César Ribeiro

Aquele profissional que entende bem de suas funções e tem vontade de montar a sua própria empresa tem uma ferramenta útil a seu dispor de forma gratuita. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) criou o Programa de Auto-Atendimento Negócio Certo para os empresários potenciais que têm dificuldades com as questões administrativas de um negócio. Desta forma, todas as circunstâncias são analisadas para um melhor aproveitamento desse potencial.

De acordo com Marco Aurélio Murara, analista técnico do Sebrae em Jaraguá do Sul, “o Negócio Certo é a nossa principal ferramenta para atendimento de candidatos a empresário”. O programa pode ser utilizado de três formas (internet, CD-Rom e impresso) e serve para botar no papel de forma organizada as informações necessárias para abrir uma empresa. Para Murara, “esse é o primeiro passo para quem quer planejar o seu negócio”.

O Negócio Certo responde perguntas como “Quanto vou cobrar?”, “Será que estou tendo lucro pelo preço que vendo?” e “Quanto tempo demora a retornar o investimento?”. Segundo Murara, 50% do sucesso estão no conhecimento técnico e 50% no administrativo. Em 2008, mais de 77 mil pessoas utilizaram esse software e muitas delas não abriram o negócio porque perceberam que não era viável. Confira agora alguns exemplos de sucesso em Jaraguá do Sul.

foto: Renato César Ribeiro

Jaraguá Business Center

Douglas de Andrade utilizou o Negócio Certo antes de abrir o seu empreendimento, o Jaraguá Business Center. “No começo, eu tinha as idéias na cabeça, mas faltava aquele a mais. Peguei todo aquele conhecimento no site, de graça”, afirma. Ele seguiu todos os passos indicados pelo software e montou seu plano de negócios. Para complementar, Douglas foi a palestras do Sebrae e reuniões com os consultores disponibilizados.

“Eu sou novo nessa parte. O Negócio Certo facilitou muito a minha vida em relação ao que seria se fizesse tudo sozinho pagando profissionais”, avalia. O software apresenta uma previsão de quanto deve render por mês. No caso de Douglas, essa conta não fechou porque o negócio dele é novo, ainda não existia a base de dados. “Mesmo assim, ele não te dá 100%, mas fornece um gabarito bom para conhecer os procedimentos certos”, opina.

Jaraguá do Sul é a terceira cidade de Santa Catarina a ter um negócio como o Jaraguá Business Center. As outras são Florianópolis e Joinville. Esse modelo será implantado em Criciúma e Balneário Camboriu nos próximos meses. Douglas oferece quatro tipos de serviços: endereço fiscal, auditório, salas rotativas e salas integrais.

foto: Renato César Ribeiro

Bebê & Cia

A advogada Andréia Tarnowski, da Bebê & Cia, percebeu a necessidade que Jaraguá do Sul tinha em relação a produtos para bebê quando ficou grávida. Ela e seu marido, o jornalista Anderson, já pensavam em abrir um negócio próprio. Como não tinha formação em administração, Andréia procurou o Sebrae que apresentou o Negócio Certo para ela. “Comecei por ali, pois não sabia nada de administração. O software dá uma boa noção, um bom direcionamento, é bem simples e auto-explicativo”, analisa.

Após o Negócio Certo, que funciona como um mini-curso, Andréia se aprofundou no assunto fazendo o Empretec. “Eu achava que esse papo de ‘capital de giro’ era bobagem, mas daí, aprendi que não”, conta. Com quatro meses na loja, atualmente, ela cuida da Bebê & Cia durante o dia e coordena o curso de Direito da Fameg à noite.

Uma das lições aprendidas com o Sebrae é que, no início, o novo negócio não pode ser a única fonte de renda do empreendedor. O indicado é ficar, pelo menos, um ano com duas atividades até o retorno começar a aparecer. Por providência, Andréia pretende esperar dois anos até depender somente da Bebê & Cia.

foto: Daniel L. Bachmann

Adega Airoso Menezes

Tiago Airoso Menezes queria abrir a sua Adega e não tinha a mínima ideia de como poderia fazer. Ele já administrava o negócio de sua mãe e possuía amigos empresários. Isso o ajudou. Além disso, ele conversou com seu amigo de longa data Marco Murara, do Sebrae, que o indicou o software Negócio Certo. Depois, ele complementou seus conhecimentos com o Empretec.

“O Negócio Certo dá uma base legal, dá parâmetros. É legal, bem interessante e inteligente. É uma mão na roda, uma grande ajuda”, elogia Tiago, que além da Adega Airoso Menezes atua com a Enoteca Decanter. O empresário contou também com a experiência que seus amigos já tinham adquirido. “Eu fiz uma mistura grande”, revela.

Tiago analisa que o Negócio Certo é ideal para quem não tem nenhum tipo de contato com administração. “Para quem não tem base nenhuma, o software vai ajudar pra caramba”, aponta. Ele utilizou o software há três anos e a Adega Airoso Menezes está em funcionamento há dois. Um ano antes de abrir, o empresário fez cursos de vinho e do Sebrae.

Bless Cosmetics

Fernando Cavalcanti, da Bless Cosmetics, de Jaraguá do Sul, já havia feito o curso on-line “Iniciando um pequeno grande negócio”, do próprio Sebrae a alguns anos. O Negócio Certo se mostrou um programa mais atualizado e completo. “O que mais aproveitei deste programa foram as análises financeiras que indicavam a viabilidade do negócio e as dicas para a gestão do negócio e para relacionamento com o mercado”, afirma.

Mas, ele não deu muita atenção às dicas do programa em relação ao ponto de venda e resolveu apostar em um local próximo à uma fábrica onde trabalham 3 mil mulheres. “A idéia parecia perfeita e tivemos a mesma percepção compartilhada por diversas pessoas que nos falavam a mesma coisa. Porém, a realidade acabou sendo diferente das previsões. Se tivéssemos seguido à risca as sugestões do programa em relação à escolha do ponto, provavelmente teríamos atingido um resultado muito melhor no mesmo período de tempo”, analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário