segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Educação infantil através do iPhone e do iPod Touch


Empresa catarinense Nexia desenvolve jogos infantis para a marca Zig Zig Zaa, da Malwee. Além das atividades educativas, o software disponibiliza informações importantes para os pais.

Por: Renato César Ribeiro

Com o advento das novas tecnologias, a marca infantil Zig Zig Zaa, da Malwee, de Jaraguá do Sul, resolveu aproveitar as possibilidades dessa interação. Através de uma parceria com a Nexia Mobile Solutions, que produziu os aplicativos para iPhone e iPod Touch, pais e filhos ganham mais um canal de interação com jogos educativos para as crianças e dicas para os adultos.

O aplicativo, que já está disponível para download na loja virtual da Apple, a App Store, é o primeiro game feito no Brasil para a plataforma. O download pode ser feito também através do site www.zigzigzaa.com.br. Os jogos são divididos por faixa etária, respeitam as diferentes fases de desenvolvimento dos pequenos e têm níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.

“Sombras” é a atividade para quem tem de 1 a 3 anos, apresenta bichinhos, estrela do mar, sol, lua e até um brócolis com rostinho feliz para encaixar nas respectivas sombras. O vegetal visa estimular a alimentação saudável nas crianças. Para quem tem de 4 a 6 anos, o jogo desenvolvido é o “Memória”. Conforme vai se passando de fase, o número de cartas aumenta.

“Para decidir os temas dos jogos fizemos visitas a lojas de brinquedos, sites de jogos infantis e tivemos uma série de conversas com a equipe responsável pela marca Zig Zig Zaa”, explica o sócio da Nexia, Paulo Rodacki, Doutor em Computação Gráfica. A avaliação para a faixa etária foi feita com auxílio da equipe pedagógica que coordena o trabalho de criação da Zig Zig Zaa. Foram ponderadas questões relativas aos elementos gráficos dos jogos, cores, áudio, interação com o usuário e outros.

A área destinada aos adultos apresenta informações, divididas em recém-nascidos, 1 a 3 anos e 4 a 6 anos. As ilustrações são criações exclusivas do paulista Maurício Pierro para o projeto, que levou cerca de quatro meses para ser desenvolvido.

De acordo com Jonas Henrique Jacobi, coordenador de marketing da Malwee, os jogos educativos auxiliam o aprendizado dos pequenos, desenvolvem o raciocínio lógico, a memória, a percepção visual, a coordenação motora e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades das crianças.

Para Rodacki, foi um grande desafio criar o software, pois eles queriam que as crianças realmente sentissem vontade de brincar com o jogo. “Teríamos que aproveitar bem os recursos do iPhone para atingir esse objetivo”, afirma.

“O fato de termos sido pioneiros significa que adquirimos experiência e conseguimos resolver os problemas do projeto baseados na nossa própria competência técnica e na documentação fornecida pela Apple. Porém o pioneirismo também nos traz a responsabilidade de buscar perfeição e excelência nos nossos produtos, o que nunca é uma tarefa fácil”, aponta o Doutor em Computação Gráfica.

Até o momento, a Nexia tem conseguido o objetivo: o aplicativo da Zig Zig Zaa já foi instalado em mais de 20.000 iPhones e até agora nenhum "bug" foi reportado. Segundo Jonas, a Zig Zig Zaa acredita que tecnologia também pode ser uma ferramenta para favorecer a infância. Por isso se transformou na primeira marca de roupas brasileira a levar um conteúdo especial para o iPhone.

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“A partir da tecnologia, as crianças são estimuladas a realizarem tarefas educativas de uma maneira divertida, o que reforça o conceito da marca através de uma ação diferenciada”, ressalta o publicitário e designer D.J. Castro, sócio da Nexia.

O que chamou a atenção da equipe de desenvolvedores da Nexia é que o iPhone possui algumas características tanto para o usuário quanto para o desenvolvedor, que ainda levarão muitos anos para estarem presentes em dispositivos móveis de outros fabricantes. Para instalar as aplicações nos iPhones ou iPods Touch, publicá-las e vendê-las, é necessário pagar uma licença anual ao fabricante, ensina Rodacki.

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